"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Avaliação escolar

A avaliação da aprendizagem em educação é uma fase do processo  didático que tem por finalidade determinar em que medida os objetivos educacionais estão sendo alcançados pelos alunos.

A avaliação é extremamente importante para o sistema escolar, professor, pais e alunos. Ela tem por finalidade diagnosticar, prognóstico e de motivação quanto ao rendimento escolar.

A avaliação pode ser:

Diagnóstica localiza a presença ou ausência de habilidades prévias, determina o nível de domínio anterior do aluno.

Formativa informa o alcance e domínio dos objetivos e leva a revisão dos objetivos não dominados. Ocorre várias vezes durante o ensino.

Somativa avalia o produto da aprendizagem. É aplicada no final da unidade, semestre ou ano de trabalho.

como planejar uma avaliação

1- Determinar a finalidade da prova:
Medir rendimento ou aprendizagem?
Verificar deficiência da aprendizagem?

2- Determinar os tópicos a serem medidos
Que conteúdos abrangera a prova?
Que tópicos desses conteúdos são mais importantes?

3- Determinar os objetivos a serem medidos
Que tipos de conhecimentos os alunos devem evidenciar?

4- Determinar que tipos de questões serão usadas
Que tipos de questões usar?
De reconhecimento ou evocação?
Abertas ou fechadas?
Formular as questões da prova tendo em vista o tipo de questão, seu conteúdo, seu objetivo, seu valor.

Referência:
Maria Radespiel,  Diário do Professor passo a passo Ensino Fundamental 

    

Um comentário: