"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ser professor ou educador...


Eis a questão!

"PROFESSOR- Aquele que professa ou ensina uma ciência, uma religião, uma arte, uma técnica, uma disciplina. De "professor": declara abertamente, reconhecer em público, injetar ideias. Professor é o indivíduo que repassa aos alunos, conhecimentos específicos de uma determinada área. Ele passa para a frente os mais diversos conteúdos, que cumpre todo o programa, tem postura de que tudo conhece, desdenha a curiosidade e impõem regras e técnicas moldadas pela tradição e maturidade adquirida pelo seu próprio aprendizado e formação."

"EDUCADOR- Aquele que promove a educação, que procura contribuir para a construção do caráter, para que o indivíduo saiba fazer suas próprias escolhas. De "educare": criar, alimentar, ter cuidado com. Educador é aquele que, além de repassar aos alunos, conhecimentos específicos de uma determinada área, se preocupa, também, com a formação do seu aluno, tanto no aspecto técnico quanto moral, ou seja, "informa e forma cidadãos". Suas ações implicam no rompimento do círculo fechado do egoísmo intelectual, do individualismo árido e frio, abrindo a pessoa em disponibilidade para o outro e evidenciando a participação do educando como sujeito da própria educação. Mas como só temos, em verdade, aquilo que damos, também somente podemos dar aquilo que temos. Em latim, a expressão: "nemo dat quot non hatel" mostrar a essência deste pensamento: "ninguém dá o que não tem". Pense nisso! "

"Ser educador é misturar tudo dentro de um só recipiente"

Ao ler essa matéria na Revista Educativa achei interessante compartilhar com todos que se ineressam pelo assunto. Cláudia

REVISTA EDUCATIVA

Um comentário:

  1. Ser educador é construir conhecimento junto com seu aluno.

    ResponderExcluir