"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sábado, 29 de agosto de 2009

Palestra 6ª Jornada Internacional de Educação


2)A Complexa relação entre o professor e o aluno: existe solução? - Vasco Moretto(DF)
Excelente! Ele ressaltou que as interações podem gerar os mais variados tipos de relações, pois cada aluno recebe de um jeito o que falamos. Precisamos indagar: o que buscamos? Pois a relação professor-aluno é uma relação pedagógica que visa à aprendizagem do aluno em busca de uma formação pessoal, cognitiva e histórico-social do aprendente.
Você precisa se perguntar: como você trata seu aluno: Como individuo, pessoa, sujeito ou cidadão? Parece tudo a mesma coisa? Não!!! olhe o ele diz: individuo= unidade da espécie humana, ser anônimosujeito=individuo com uma história particular. Cada sujeito é único.cidadão=aquele que busca viver na comunidade, ajudá-la. Difere do sujeito, pois o sujeito vive na sociedade, “todos são sujeitos, muitos são pessoas, poucos são cidadãos “Pessoa= do grego persona, que era a máscara de cera do teatro grego, daí a palavra sincera=sem cera (sem máscara) A pessoa tem uma personalidade=máscara que seu grupo apresenta e um temperamento que é inato. Nós temos que trabalhar em cima do temperamento para formar a personalidade.

Traços de personalidade:
extrovertido=energizam-se na interação com pessoas
introvertidos=energizam-se na interação consigo
mesmosensorial=observa detalhes, gosta do fazer, do real, não do sonho
intuitivo=sonhador, usam a imaginação e criatividade
pensadores=decidem objetivamente, com lógica e rapidez
sentimentais=decidem em função do que sentem. Decidem com base na generosidade
julgadoras= decidem rapidamente, partem para a ação
perceptiva=vivem abertas às mudanças. São inseguras e indecisas, preferem ser mandadas, que mandar. A organização não é sua prioridade, pois confia na sua capacidade de improvisação

QUESTÃO CENTRAL: Minha escola (aula) é sociedade ou comunidade?Escola-comunidade=ambiente privilegiado para a formação da cidadania.

LEMBRE-SE : “ NOSSOS ALUNOS LEVAM O QUE SOMOS PARA ELES. Eu dava aula de física e um dia encontrei um ex aluno e perguntei a ele: e aí o que te ensinei de física tem te ajudado. E ele respondeu: Não professor, nem uso nada daquilo. Mas uma coisa o senhor falou que fez toda a diferença na minha vida. E eu fiquei intrigado e logo perguntei-lhe: - o que? Ele respondeu: - Um dia senhor falou que a gente vive aqui neste mundo e de repente “pluft”. E depois lá no outro mundo a gente chega e pluft...e de pluft em pluft a gente chega pertinho de Deus.
Contribuição do blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário