"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A fixação da aprendizagem


A fixação da aprendizagem é o fenômeno que consiste na assimilção por parte do aluno do que foi aprendido em sala de aula.
Fixar a aprendizagem é assimilar, pois só haverá aprendizagem se o luno assimilar o que lhe é ensinado, isto é, quando ele incorpora os conhecimentos novos ao seu eu, a sua personalidade.
Aprender é adquirir novas atitudes novos hábitos, habilidades, reações, novas formas de vida. A fixação da aprendizagem está baseada em condições psicológicas que são apresentadas nas leis de aprendizagem, as quais resumimos a seguir:

1ª Lei da atividade - A participação do aluno se faz presente quando ele faz coisas, discute, dando sua opinião. Enfim, quando o aluno é ativo.

2ª Lei do interesse - O aluno só aprende fazendo, participando, isto é, quando ele tem interesse na atividade a ser executada.

Existem três fatores que condicionam a aprendizagem:
  • Proviniente do meio ambiente: o prédio escolar, a sala de aulao material didático, o mobíliário são fatores que interferem para uma boa aprendizagem.
  • Provinientes do professor: a personalidade, seu método, os recursos materiais que ele\utiliza em suas aulas, a sua voz, gestos e atitudes também influem na aprendizagem.
  • Provinientes dos alunos: o aluno precisa querer aprender, deve ter interesse. Ele deverá estar bem alimentado, agasalhado com saúde e bem equilibrado emocionalmente para que a fixação da aprendizagem de conhecimentos se processem.

Fonte: ZÓBOLI, Graziella

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