"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sábado, 26 de dezembro de 2009

O que são Didática e Pedagogia?

A Didática

A história da Didática está ligada  ao aparecimento do ensino no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências como atividade planejada e intencional dedicada à instrução.

Desde dos primeiros tempos existem indícios de formas elementares de instrução e aprendizagem. Sabemos, por exemplo, que nas comunidades primitivas os jovens passam por ritual de iniciação para ingressarem nas atividades do mundo adulto. Pode se considerar esta uma forma de ação pedagógica, embora aí não esteja presente o "didático" como forma estruturada.

Na chamada Antiguidade Clássica ( gregos e romanos) e no período medieval também se desenvolvem formas de ação pedagógicas, em escolas, mosteiros, igrejas, universidades, Entretanto até meados do séculos XVII não podemos falar de Didática como teoria do ensino, que sistematize pensamento didático e o estudo científico das formas de ensinar.

O termo "Didática" aparece quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada ou menos espontâneas de antes. Estabelecendo-se uma intenção propriamente pedagógica na atividade de ensino. A escola se torna uma instituição, o processo de ensino passa a ser sistematizado conforme níveis, tendo em vista adequação às possibilidades das crianças, as idades e ritmos de assimilação de estudos.  

A formação da teoria da Didática para investigar as lições entre o ensino e a aprendizagem  e suas leis ocorreram no XVII, quando João Amós Comênio (1592-1670), um pastor protestante, escreveu a 1ª obra clássica sobre a Didática, a Didática Magna.
Ele foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e regras de ensino

A didática de Comênio se assentava nos seguintes princípios:
1- A educação é um direito natural de todos.
2- A criança deve se educada de acordo com seu desenvolvimento natural, isto é, de acordo com a idade e capacidade para o conhecimento.
3- Os conhecimentos devem ser adquiridos a partir da observação das coisas e dos fenômenos, utilizando e desenvolvendo os órgãos dos sentidos.
4- O planejamento de ensino deve obedecer o curso da natureza infantil; por isso não se deve ensinar nada que acriança não possa compreender. Portanto, deve se partir do conhecido para o desconhecido.      

A palavra didática vem do grego: didatikós/didaktike- arte ou técnica de ensinar.
A Didática é uma disciplina técnica e que tem como objetivo específico à técnica de ensino  (direção técnica de aprendizagem). A Didática, portanto, estuda a técnica de ensino em todos seus aspectos práticos e operacionais, podendo ser definida como: "A técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem". ( AGUAYO)


Pedagogia
A palavra pedagogia vem do grego ( pais, paidós = a criança; agein = conduzir; logos = tratado ciência). Na Grécia antiga, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam à escola. Como escravos ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por este motivo desenvolveram grandes habilidades no trato com crianças.
Hoje, o Pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e pedagogia o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno educativo. A Pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social e a Didática é umas das disciplinas da Pedagogia.

Bibliografia:
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 1994.

2 comentários:

  1. Qual a pagina desta obra. Eu pesque mas não encontrei. grato. Eder Vasconcelos

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