"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pedagogia de projetos

O que é projeto?
Trata-se de uma opção metodológica no processo de ensino/aprendizagem baseada na ideia de ação continuada. "Projeto se apoia no verbo "projetar" que entre outros, tem o significado de estender, prolongar, continuar, espichar. Projeto é, pois, ação continuada, sem final em si mesmo e, possivelmente, provocadora de novas ações" (Paulo Alfonso Ronca).
Os projetos são iniciativas diversificadas, desenvolvidas a partir do conhecimento e do questinamento da realidade, gerando o aprendizado de conceitos e valores.
A prática de projetos podem aumentar a eficiência escolar, eliminando a pedagogia do desânimo e da descrença,e dando lugar a pedagogia da busca, do desfio, do encontro, da esperança, da realização e da transformção.

A origem da pedagogia de projetos
Projeto passou ser palavra de ordem a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1996, como "uma opção metodológica que considera a atuação do educando na construção do seu próprio conhecimento, que valoriza suas experiências, seus conhecimentos prévios e a interação professor/aluno (...)", desenvolvendo no educando de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e coletivos, ter senso crítico, participar de ações sociais e eleger príncipios éticos para a construção de uma sociedade justa e solidária" (PCN).
A ideia de adotar projetos como opção metodológica surgiu das necessidades sociais, políticas e econômicas atuais. De um lado houve avanços tecnológicos e de outro avanço da miserabilidade, das doenças, da violênia etc. Neste século, estamos diante de um cenário de vida e de morte, num planeta cada vez mais povoado e desigual, com problemas cada vez mais globais. 

Fonte: Especial guia prático para professores projetos ( revista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário