"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Jogos matemáticos

Jogos matemáticos

Forme 10

Esta atividade auxilia:
O desenvolvimento do raciocínio lógico;
A elaboração de estratégica de jogo.

Você vai precisar de:
Um tabuleiro de 4x 4;
Cartolina;
Tesoura.

Procedimento:
Com a cartolina, confeccionar com os alunos 66 fichas numeradas da seguinte forma:
22 fichas com o número 1
16 fichas com o número 2
12 fichas com o número 3
7 fichas com o número 4
4 fichas com o número 5
2 fichas com o número 6
2 fichas com o número 7
1 ficha curinga

Como jogar:
O objetivo do jogo é totalizar 10 pontos, usando quatro fichas numa mesma direção (horizontal, vertical).
Depois de embaralhar as fichas, um dos participantes distribui três para cada jogador. As fichas restantes devem ser colocadas sobre a mesa viradas para baixo.
O primeiro jogador, na sua vez, escolhe uma ficha das que recebeu e coloca-a em dos lugares do tabuleiro; em seguida, pega outra ficha no monte (deve ter sempre três fichas na mão).
Os outros jogadores procedem da mesma forma.
Quando um dos jogadores completar uma linha com quatro fichas que totalizarem 10, deverá pegar para si as fichas.
A ficha curinga pode ser usada para representar qualquer valor.
O vencedor será aquele que, no final do jogo, estiver com maior quantidade de ficha.

Jogo da multiplicação

Está atividade auxilia:
O desenvolvimento da habilidade de cálculo mental.

Você vai precisar de:
Papel 40 quilo;
Pilo colorido;
Um dado.

Procedimento:
Desenhar uma trilhar no papel 40 quilo, em cada casa uma divisão.

Como jogar:
Cada aluno joga o dado para saber quantas casas vai andar.
Conforme o número tirado no dado, ele anda na trilha.
Na casa onde cair resolve a operação indicada.
Se acertar, permanece lá até chegar a vez de jogar o dado novamente.
Se errar, volta para onde estava anteriormente.
As operações devem ser respondidas em voz alta para que todos possam conferir.
Vence o jogo quem chegar ao final da trilha primeiro.

História geométrica
Esta atividade auxilia:
A construção e utilização de formas geométricas.

Você vai precisar de:
Retalhos de papéis coloridos (papel dobradura, collor set, laminado, cartão);
Tesoura;
Cola.

Como fazer:
Pedir aos alunos que recortem várias figuras geométricas de retalhos de papéis coloridos (mais ou menos cinco peças de cada um).
A seguir, pedir-lhes que montem, num painel, um cenário e utilizem as figuras geométricas como personagens.
Depois, pedir-lhes que inventem uma história utilizando o painel.

Jogos dos balões

Objetivos:
Treinar a adição.
Reconhecer os números.
Trabalhar as cores.
Desenvolver a concentração e raciocínio.

Faixa etária: crianças de cinco a seis anos.

Materias:
Papel collor set de várias cores;
Papel cartão;
Canetas pretas de pontas fina e grossa;
Tesoura e cola;
Dois dados;
22 fichas.

As fichas:
Recorte em cartolina de duas cores 22 círculos do tamanho dos números (metade de cada cor).

Como fazer:
1-Recorte 22 balões coloridos em papel collor set.
2- Divida a folha de papel cartão em duas. Cole 11 balões em cada metade.
3- Com a caneta de ponta fina desenhe os fios dos balões.
4- Com a caneta de ponta grossa, escreva nos balões os números de 2 a 12 fora de ordem.

Como jogar:

Número de participantes; 2
Cada criança fica com um tabuleiro e 11 fichas da mesma cor. Cada uma, na sua vez, joga os dois dados e soma os pontos obtidos, contando as bolinhas. Em seguida, coloca uma ficha sobre o número correspondente ao resultado. Caso o jogador obtenha um resultado que já marcou, ele passa a vez. Ganha o jogo quem cobrir os números de todos os balões primeiro.

Referência desconhecida.





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2 comentários:

  1. ajudou muito pra mim e pros meus colegas num trabalho de matematica do 8 ano

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    1. Obrigado por visitar o nosso blog! É um prazer poder ajudar, abraços e bom trabalho!

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