"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Processo de desenvolvimento integral da criança

Aspecto biológico: nutrição, saúde, higiene.
Aspecto psicológico: afetivo-emocional e cognitivo: perceptivo motor, linguagem, raciocínio lógico-matemático.
Aspecto sócio-cultural: socialização e conhecimento do meio físico.

Aspecto sócio-cultural

Dar á criança condições para:

• Adquirir padrões de comportamento para viver em sociedade.

• Adquirir comportamento para atuar em grupos.

• Utilizar a linguagem como meio de comunicação e interação social.

Identificar:

• A escola e a casa, suas dependências e diferentes funções

• Os membros da escola e da família e seus papeis.

• Os serviços da comunidade utilizados pela escola e a família.

• Estabelecer relações entre a escola e a família e serviços da comunidade.

• Explorar elementos (animais, vegetais e minerais e fenômenos naturais e físicos).

Dar á criança condições para:

• Explorar o meio ambiente, detendo-se em seus elementos.

• Agir sobre o meio, conhecendo-o através da própria ação.

• Estruturar progressivamente as experiências adquiridas tendendo a organização do conhecimento.

Aspecto afetivo-emocional

Dar à criança condições para:

• Sentir-se aceita compreendida como é.

• Sentir-se livre para realizar novas experiências.

• Tonar-se mais confiantes em si mesma, aprendendo a se conduzir.

Aspecto biológico

Dar a criança condições para:

• Formar hábitos sadios quanto:

• Manutenção da saúde.

• Higiene alimentar.

• Higiene corporal e do vestuário.

Desenvolver:

• A coordenação do movimento.

• Agilidade, destreza, resistência física, flexibilidade.

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