"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MANUAL DO ESTAGIÁRIO DO CURSO NORMAL

“Ser professor é poder, através das conquistas diárias de seus alunos, vislumbrar um mundo de possibilidades, um mundo transformado pelo conhecimento”. Cláudia Corrêa, professora do curso de formação de professores.

“Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...”

“Ser professor é professar a fé e a certeza que tudo terá valido a pena se o aluno sentir feliz, pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...”

“Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção e cuidado...”

“Ser professor é ser” administrador da curiosidade “de seus alunos, ser parceiro, e ser igual na hora de ser igual, e ser líder na hora de ser líder...”

“Ser professor é encontrar pelo corredor com cada aluno, olhar para ele sorrindo, e se possível, chamando-o pelo nome para que ele se sinta especial...”
 
"Ser professor requer: dedicação, atenção constante aos pontos formativos de nossa conduta, domínio da vontade para dar o exemplo, maturidade emocional, respeito e domínio próprio:


“Mas como só temos, em verdade, aquilo que damos, também só podemos dar aquilo que temos”.Ninguém dá aquilo que não tem. Pense nisso!”   (Coleção educativa, 2009).


Conduta pessoal do estagiário:

Não sentar em cima da mesa;
Não jogar lixo no chão da escola ou da classe;
Seja educado com os professores, alunos e funcionários;
Seja dedicado e atencioso na oportunidade concedida;
Seja educado não use vocabulário inadequado (gírias e palavrões);
Cuide de sua apresentação pessoal sendo discreto na maneira de vestir, não use saia curta, short, mine blusa. Use a camisa da escola;
Mantenha o celular desligado durante o estágio;
Cumpra o horário da Instituição na medida do possível;
Saber ouvir e falar no momento oportuno;
Porta-se de maneira adequada, respeitando o professor colaborador e os alunos;
Disponibilidade e boa vontade para a realização das tarefas;
Manter sigilo sobre as questões de sala de aula;
Ater se ás atividades proposta pelo plano de estágio, não realizando atividades alheias (realização de trabalhos pessoais, uso do celular, conversas com parceiro (a) de estágio);
Não se ausentar durante a observação.

Portanto, decida ser o melhor que puder SER, para conquistar o que deseja TER, e o que tiver, COMPARTILHE. (Luciana Fiel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário