"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Método Científico


Método Científico


Conhecimento e Ciências

O conhecimento é a construção de significados que as pessoas e as sociedades fazem sobre o mundo a partir de experiências da vida cotidiana. Podemos dizer que a compreensão da realidade, ou seja, das idéias que construímos, é resultado da nossa relação com o mundo.
Conhecer é construir significados sobre algo que nos é apresentado. É um processo contínuo e dinâmico que ocorre em nosso dia a dia.
Tipos de conhecimento: sabedoria popular, vivências ou experiências científicas.
O conhecimento pode ser estudado sob dois ângulos: como ação  humana sobre algo a ser conhecido e como bem da humanidade, construído individual ou coletivamente.
Ciência é a atividade intelectual e prática que abarca a estrutura e o comportamento do mundo físico e do natural, por meio da observação e da experimentação.

A principal atividade da Ciência é a descoberta. A descoberta é um processo ativo, presente, não algo somente para se realizados por estudiosos isolados do mundo. Ela é tanto uma busca por informação quanto por esforços por explicar como essa informação se combina de maneira significativa. Quase sempre a Ciência procura respostas para as questões muito práticas: como a atividade humana afeta o aquecimento global? O que permite os pássaros migrar por distâncias tão longas?

A Ciência se baseia na observação. Os cientistas empregam todos seus sentidos para recolher informações sobre o mundo que o cerca. Os cientistas registram aquilo que vêem, ouvem e sentem. Essas observações registradas são conhecidas como dados.    
Os dados podem revelar a estrutura de algo. Isso se aplica aos dados quantitativos, que descrevem um objeto em termos numéricos. Os seguintes exemplos são dados  quantitativos:

·        A temperatura do corpo de um beija-flor é de 40,5º C.
·        A velocidade da luz é 299,792,458 metros km (h).
·        O diâmetro de Júpiter é de 142, 984 quilômetros.
·        O comprimento de uma baleia azul é 30,5 metros.         

 Os dados podem revelar comportamentos. Nesse caso eles representam dados qualitativos, ou descrições escritas de um objeto ou organismo.
Exemplo:
O sol irradia para o espaço uma quantidade enorme de energia. Essa energia se espalha pelo espaço em todas as direções. Como a terra está distante do sol, apenas uma porção muito pequena  dessa energia chega até nós.



 Método científico

O método científico é constituído de várias etapas, isto é, meios para se obter dados estruturais que respondam ou confirme o problema de pesquisa.

A palavra método vem do Grego (methodos: caminho para chegar a um fim). O método é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar  conhecimento pré-existente.

As etapas do método científico são:
1-    observação
2-    questionamento
3-    levantamento de hipótese
4-    experimentação
5-    conclusão
A observação: nesta fase o pesquisador mobiliza sua sensibilidade procurando ver, ouvir e sentir o objeto de pesquisa para posteriores registros. 

Questionamento: perguntas feitas pelo pesquisador a cerca do objetivo a ser pesquisado.

Levantamento de hipóteses: é uma suposição que se admite de modo provisório de um assunto a ser pesquisado.

Experimentação: nesta fase o pesquisador irá testar a validade das hipóteses. Verificação das hipóteses.

Conclusão: é o último passo, aonde se chega às respostas para as questões levantadas pelo pesquisador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário