"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dicas de filme educacionais

O filme relata a história de uma professora iniciante que ousou ir contra  os padrões de ensino da escola primária da década de 1940. Com atitudes inovadoras as aulas da Professora Muito Maluquinha são de aventura, uma eterna brincadeira. A cada aula uma ideia diferente que levava seus alunos a um mundo de sonho e descoberta. No final do ano os alunos de sua turma teriam que fazer as provas finais, ela recusou a proposta e disse que seus alunos não precisavam fazer provas porque eles sabiam mais do que estavam nos livros. Acabou se tornando alvo dos colegas de trabalhos conservadores que organizaram um abaixo assinado para tira-la da escola. 
Como trabalhar o filme na sala de aula com seus alunos da formação de professores?

Compare as práticas educacionais dos professores da escola tradicional do filme e as práticas da Professora Maluquinha e responda as seguintes questões:

a) Por que as práticas de ensino da Professora Maluquinha incomodam os outros professores da escola?

b) Trace um paralelo entre a escola tradicional  do filme com a escola atual em relação as práticas de ensino e avaliação? O que mudou? O que ainda persiste na escola de hoje?   


Bom trabalho!





Nenhum comentário:

Postar um comentário