sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

As modalidades de organização do trabalho pedagógico com foco na alfabetização

Atividade permanente, sequências didáticas, projetos e atividades de sistematização.

Atividade permanente
Trabalho regular, diário, semanal ou quinzenal que objetiva familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os alunos tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte etc. Podendo deste modo socializar com seus colegas e familiares.
Para realizar esta atividade, o professor pode utilizar vários recursos que possibilite ao aluno contato com textos de diferentes gêneros como: curiosidades, notícias de jornais, artes ( música, poesia, pintura e escultura), leitura compartilhada, leitura individual ou em dupla, leitura diária feita pelo professor, roda semanal de leitura. 

Sequência didática
Sem que haja um produto, como nos projetos, as sequências didáticas pressupõe um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, durante um período estruturado pelo (a) professor (a), criando assim, uma modalidade de aprendizagem mais organizada. Os planos de aula, em geral, seguem essa organização didática.
A sequência didática permite, por exemplo, que se leiam textos relacionados a um mesmo tema, de um mesmo autor, de um mesmo gênero, ou ainda que se escolha uma brincadeira e se aprenda sua origem e como se brinca; ou também se organizem atividades de arte para conhecer várias expressões artísticas como o teatro, a pintura, a música, etc.; o que estudem conteúdos das várias áreas do conhecimento do ensino fundamental, de forma interdisciplinar.
Ao trabalhar com sequência didática usando estratégia de leitura o (a) professor (a) irá proporcionar ao aluno a percepção de que o processo de ler prevê seleção, antecipação, inferência, e verificação de aspectos do texto que se lê.  Por exemplo, trabalhando com fábulas, o professor poderá apresentar aspectos desse tipo de gênero literário conversando  com os alunos a respeito das características encontradas nesse tipo de história.

Projeto
Essa modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionando o tempo, divisão de tarefas e por fim avaliação final, com função do que se pretendia.  O projeto é um trabalho em que as crianças usam de formas interativas as quatro atividades linguísticas básicas: falar/ouvir, escrever/ler.
Por exemplo, projeto arte em que os alunos possam conhecer, produzir, reproduzir e reler as muitas manifestações artísticas que envolve a sociedade. É importante dar oportunidade para os alunos manifestarem suas emoções, senso crítico e estético. Ao final os alunos poderão apresentar suas releituras e produções artísticas dos mais variados gêneros, música, literatura, pintura, escultura, etc.

Atividades sistematizadas
São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos dos alunos para  fixar os conteúdos que estão sendo trabalhados. Em relação à alfabetização, são conteúdos relativos à base alfabética da língua ou ainda as convenções da escrita, ou os conhecimentos textuais. 
Exemplos, oficina de produção de textos que envolva os projetos que serão trabalhados durante o ano letivo. O professor pode organizar momentos em que os alunos possam  compartilhar seus textos com os colegas de turma ou de outras turmas. É um momento em que o aluno se sentirá um escritor, um produtor de novos textos. Exemplos de produções textuais como cartas, cartaz, listas, músicas, poesias, histórias, etc. são bem interessantes para sistematizar e fixar os conteúdos aprendidos. Os jogos são pertinentes para a sistematização dos conteúdos seja relacionados à alfabetização ou a outras disciplinas trabalhadas no período.         

Referência:
Alfredina Nery. Ensino fundamental de 9 anos        

     

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