"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Objetivos de ensino: Matemática: Ensino Fundamental I

Os objetivos de ensino se referem às habilidades e competências  que deverão  ser desenvolvidas durante o estudo de determinado conteúdo pelo aluno. Portanto, devem ser formulados de maneira clara e precisa e deverá indicar o que o aluno  será capaz de fazer ao final de cada estudo.

Matemática: Ensino Fundamental I

Exemplos de objetivos para os conteúdos dados: 


Conteúdo
1- Conjunto:
Conjunto e elementos.
Conjunto unitário e conjunto vazio.
Pertence e não pertence.
Igual a e diferente de.
Maior que e menor que. 
2- Número e numeral:
Número 
Numeral
3- Sistema de numeração decimal:
Dezenas 
Centenas 
Milhar
Escrita de numerais.
Composição e decomposição de numerais.
Numerais romanos  
Numerais ordinais
Adição: conceito e terminologia. "Famílias" das dezenas e das centenas da unidade milhar.
Problemas envolvendo dezenas e centenas unidade de milhar. Passos da adição sem reservas e com reservas.Problemas de adição.
Subtração: Conceito e terminologia. Minuendo envolvendo dezenas, centenas e milhar. Problemas de minuendo envolvendo passos da subtração (sem e com recurso). Problemas de subtração.
Adição e subtração com operações inversas.
Prova  real da adição.
Prova real da subtração.
Problemas de adição e subtração.
Multiplicação: Conceito e terminologia. Produtos envolvendo dezenas centenas e unidade de milhar. Dobro e triplo. Passos da multiplicação.
Propriedades da multiplicação: comutativa e associativa.
Problemas de multiplicação.
Números pares e ímpares.
Números pares.
Números ímpares.
Números fracionários: meio - terço - quarto.
Problemas com número fracionários.
Medidas: Dúzia e meia dúzia. Hora e meia hora.Calendário. O real.
Medidas de comprimento.
Medidas de capacidade.
Medidas de massa
Problemas sobre medidas.
Geometria: Curvas abertas simples.Curvas fechadas simples. Região interior de uma curva. Região exterior de uma curva.
Seguimento de reta.
Polígonos.
Quadrado.
Triângulo.
Círculo.
Sólidos geométricos.  

 Objetivos:
O aluno deverá ser capaz de:
Identificar conjuntos aplicando os conhecimentos adquiridos na série anterior.  
Empregar adequadamente os termos conjunto e elemento.
Identificar conjuntos considerando uma propriedade comum a seus elementos.
Nomear conjunto com letras maiúsculas do nosso alfabeto.
Identificar e nomear conjunto unitário e conjunto vazio.
Estabelecer relações de pertinência e empregar os símbolos pertence e não pertence.
Comparar quantidade e empregar os símbolos de igual, diferente > maior que < menor que.
Reconhecer e identificar número e numeral.
Escrever e ler numerais.
Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades.
Identificar a centena como um conjunto de 100 unidades.
Identificar a unidade de milhar como conjunto de 1000 unidades.
Interpretar quantidade e escrevê-las no Quadro valor de lugar.
Compor e decompor numerais
Identificar, escrever e ler os numerais romanos.
Ler e escrever numerais ordinais.
Identificar a posição ordinal dos elementos de uma série e escrever o numeral adequado.
Conceituar adição como reunião de elementos.
Empregar terminologia relativa a adição.
Efetuar adições com dezenas, centenas e milhar.
Efetuar adições (sem reservas e com reservas) através de passos.
Interpreta e resolver problemas de adição.
Conceituar subtração com separação de elementos.
Empregar corretamente a terminologia relativa a subtração.
Efetuar subtrações com minuendos envolvendo dezenas, centenas e milhar.
Interpretar e resolver problemas com minuendo dezenas, centenas e milhar.
Efetuar subtrações com recursos e sem recursos através de passos.
Interpretar e resolver problemas de subtração.
Interpretar a adição e a subtração como operações inversas.
Resolver operações de adição e subtração e calcular a prova real.
Interpretar e resolver problemas de adição e subtração.
Relacionar a multiplicação à de parcelas iguais.
Empregar corretamente a terminologia referente à multiplicação.
Efetuar multiplicações com multiplicados envolvendo dezenas,centena e unidade de milhar.
Concluir que, na multiplicação, podemos trocar a ordem dos fatores que o produto não se altera ( propriedade da comutativa).
Concluir que, na multiplicação, podemos associar os fatores de modos diferentes que o produto não se altera (propriedade associativa).
Interpretação e resolver problemas da multiplicação.
Identificar quantidades pares e quantidades ímpares de elementos.
Escrever números pares e números ímpares.
Identificar metades de inteiros de diferentes tamanhos.
Concluir que todo inteiro divido ao meio pode ser representado pelo numeral 1/2.
Identificar o números de pares em que um inteiro foi dividido.
Identificar e representar corretamente as partes de um inteiro, empregando frações.
Relacionar metade à divisão por 2, terça parte á divisão por 3 e quarta parte a divisão por 4 (...).
Interpretar e resolver problemas com duas operações, aplicando conhecimentos sobre números fracionários.
Traduzir o vocábulo dúzia, relacionando-o a um conjunto formado por 12 elementos.
Traduzir o vocábulo dúzia, relacionando-o a um conjunto formado por 06 elementos.
Interpreta e resolver problemas envolvendo dúzia.
Localizar-se no tempo, lendo horas exatas e minutos. Concluir que uma hora tem 60 segundos e meia hora tem 30 minutos.
Utilizar adequadamente o calendário.
Reconhecer o Real como moeda oficial brasileira.
Efetuar adições e subtrações envolvendo Reais.
Interpretar e resolver situações problemas envolvendo o Real.
Reconhecer as diferentes unidades de medida: litro, metro, e quilograma.
Reconhecer o valor social das medidas padronizadas e utilizá-las adequadamente.
Interpretar e resolver problemas empregando as unidades de medidas padronizadas.
Identificar curvas abertas simples e curvas fechadas simples
Reconhecer a região interior e exterior de uma curva fechada simples.
Identificar e traçar seguimentos de reta.
Identificar e selecionar objetos com formas quadradas, circulares e triangulares.
Identificar e empregar corretamente a terminologia referentes à figuras planas.
Criar desenhos, empregando as formas geométricas estudadas.
Identificar sólidos geométricos: cubos, esfera e cilindro.

Observação: os objetivos acima devem ser reorganizados e adaptados de acordo com a série para que ser quer planejar.

Referência:
Maria Radespiel,  Diário do Professor passo a passo Ensino Fundamental 

Nenhum comentário:

Postar um comentário