"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Plano de aula: ciclo de vida de um vegetal para Educação Infantil

Escola: ______________________________________________________________________

Professor (a)__________________________________________________________________

Disciplinas/ áreas do conhecimento: Ciências Naturais

Série/ano de escolaridade: Educação Infantil de 4 a 5 anos 

Conteúdo/assunto: o meio ambiente e seus elementos.

Objetivos: relatar um ciclo de vida de um vegetal plantio, cultivo e colheita.

Tempo estimado: dez aulas 

Procedimentos:
O professor fará palestra ilustrada sobre o ciclo das plantas usando o álbum seriado. Para acompanhar o ciclo de vida de um feijãozinho, o professor pedirá para que cada criança traga copinhos, algodão e feijão para fazer  a experiência da germinação, assim os alunos poderão observar as fases da germinação. 
Para que as crianças percebam a importância da água e da luz do sol, um feijão será colocado no recipiente sem água e afastado da claridade para as crianças verem o que acontece.  
Depois da germinação e do crescimento do feijão as crianças poderão plantar o feijão em terra e acompanhar o seu desenvolvimento até a colheita.
Após a experiência concreta as crianças montarão um relatório oral, a partir das perguntas do professor: De que forma plantamos o feijãozinho? Como preparemos o local do plantio? O que usamos para que ele ficasse mais forte, crescendo mais depressa? Qual foi seu alimento? De que mais precisa para crescer? A água é importante para o feijãozinho?  E o sol, a luz qual a sua importância?
Fixando o aprendizado: o professor oferecerá cartelas para as crianças que contenham cenas do ciclo de vida de um vegetal. As crianças colocaram em ordem relatando oralmente as etapas da germinação.

Matérias: álbum seriado com ilustrações, recipientes, algodão, feijões, latinhas, terra e cartelas ilustradas com ciclo de vida de um vegetal.

Avaliação: será avaliado o interesse, a participação e realização das atividades.

Cartelas ilustradas: o professor poderá confeccionar as cartelas com imagens de cada fase da germinação usando ilustrações de livros velhos de ciências e papel cartão para deixa-las mais firmes para melhor manuseio.

 Referência:  Natalice de Jesus Rodrigues. Viviane Crespo Gebram. Marilize Araújo Dall’igna.  A nova pré-escola  


8 comentários:

  1. obrigada, me ajudou muito. Achei perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por visitar o nosso blog, volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. ADOREI,TUDO Q PRECISAVA,SÓ COLOQUEI UM TOQUE MEU.PARABÉNS ,NOTA 10.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por visitar o nosso Blog, foi um prazer ajudar!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por visitar nosso Blog, a sua visita é uma satisfação!

    ResponderExcluir
  6. É um plano de aula ou um projeto pedagógico?
    Acredito que o feijãozinho não irá germinar durante as poucas horas de uma aula.
    Mas de qualquer forma parabéns!
    Acrescentei o conto de fadas "João e o pé de feijão",para ficar mais lúdico.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por visitar o nosso blog! Realmente pode se dizer que é um projeto. Bom trabalho pra você e seus alunos! Poderá gostar também de: http://escoladossonhosclaudia.blogspot.com.br/2016/10/trabalhando-as-etapas-do-metodo.html

    ResponderExcluir