"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Plano de curso e plano de aula



Desdobrando o plano de ensino para plano de aula






O plano de ensino (ou plano de curso) é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado, dividido por unidades sequenciais no qual aparecem objetivos gerais e específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.






Exemplo de plano de curso


Escola_________________________________________________


Disciplina: Ciências Naturais Professor____________________________________


Série: quarto ano do Ensino Fundamental Primeiro bimestre Ano letivo____






Objetivos gerais:


Saber utilizar conceitos científicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida. Caracterizar espaços do planeta possíveis de serem ocupados pelo homem, considerando as condições de qualidade de vida








Objetivos específicos


Conteúdos


Número de aulas


Desenvolvimento metodológico

Reconhecer os astros, identificando-os como corpo que se movimentam no espaço.
Diferenciar os tipos de astros e compreender que o sol é indispensável á vida na Terra.
Reconhecer diferentes camadas da Terra e suas funções.
Identificar os movimentos da Terra.




Os astros
Camada da Terra
Movimento da Terra




Utilizar leituras, experimentos, registro para coletas de dados, organização, comunicação, discussão de fatos e organização.
Realizar registros diversificados dos estudos e das observações: painéis, cartazes, desenhos, relatórios, maquetes e exposições.











O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem caráter específico. O plano de aula é o detalhamento do plano de ensino.










Exemplo de plano de aula


Escola:________________________ Disciplina: Ciências Naturais Data:__________


Série:______________ professor(a):______________________






Plano de aula


Conteúdos/assunto:


Movimento da Terra: translação e rotação






Objetivo específico:


Identificar os movimentos da Terra






Incentivo: mostrar uma maquete para classe, contendo um globo que represente o sol, um globo menor que represente a terra e outro que represente a lua, e explicar aos alunos os movimentos produzidos pela terra incentivando uma discussão entre a professora e os alunos da classe.






Desenvolvimento metodológico:
Conversar com os alunos sobre o formato da terra e os movimentos que a terra executa para produzir dia e noite, os anos e as estações do ano.
Fazer uma brincadeira com os alunos imitando os movimentos da Terra. Escolher três alunos e entregá-los fichas contendo as palavras: SOL, LUA E TERRA.
Colocá-los em disposição de acordo com a ilustração (em anexo).
O aluno que representa o Sol deverá fazer um movimento, girando em volta de si mesmo, sem sair do lugar.
O aluno que representa a Lua deverá girar em volta de si mesmo, devagar, em volta da Terra, sem lhe dá as costas e ao mesmo tempo em volta do Sol acompanhando a Terra. O aluno que representa a Terra fará os dois movimentos: rotação e translação envolta do sol.






Materiais: Globo de isopor ou outro material para a representação do sol, terra e a lua, fichas com as palavras sol, lua e terra






Avaliação: Pela participação, interesse e realização das atividades pelos alunos.






Referência: livro A maneira lúdica de ensinar de Graça Batituce e Clélia Márcia de A. Melo


Mais informações:http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/03/movimentos-e-fases-da-lua.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário