"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Filme: O primeiro da classe

O filme é estrelado pelo ator James Joseph Wolk  que dá vida ao professor   Brad Cohen, personagem com a  Síndrome de  Tourette  . Trata-se de uma história verídica.

O personagem Brad, no início do filme, não tem um bom relacionamento com o pai, mas conta com um irmão protetor e uma mãe que o apóia. Desde a infância, ele sofre preconceitos devido a Síndrome de Tourette, Cansado dos tratamentos sem solução, Brad resolve abandonar o acompanhamento médico.

Já adulto e formado, Brad começa a correr atrás do seu sonho, ser professor, mas o preconceito com a Síndrome é a sua maior barreira. Apesar de um bom currículo as manifestações da Síndrome o reprovam nas entrevistas. Depois de muita procura, uma escola o contrata. Pela primeira vez Brad foi observado com o profissional e não por sua Síndrome.

A principio a aceitação de Brad parecia ser total até que o pai de uma aluna solicitou a mudança da sua filha para outra classe, devido ao preconceito contra a Síndrome do professor Brad. O pai da aluna achava que um professore com a Síndrome de Tourette não teria capacidade de ensinar sua filha. Por outro lado a estudante não quereria perder o contato com o professor Brad. Esse fato não abalou a confiança da escola em Brad.

Brad conheceu uma moça pelo portal de relacionamento, a Nancy Lazarus e iniciou uma interação virtual. Mas ela ficou medo de conhecê-la  pessoalmente, pois receava ser rejeitado por causa da Síndrome  Tourette. Esse receio não se confirmou, pois Nancy o aceita e apóia  em tudo.

Os alunos também aceitavam o professor Brad sem manifestar preconceitos e em sua turma haviam dois alunos que apresentavam necessidades especiais. Brad aos pouco foi mostrando todo seu potencial chegando a ganhar o prêmio de Professor do Ano. Esse reconhecimento surpreendeu e ele e a todos que se mostraram preconceituosos. Durante a entrega do premio os alunos relataram que o premio veio porque Brad não se deixou vencer pela Síndrome  Tourette, vencendo-a. 
http://especialeinclusiva.blogspot.com.br/2012/04/resenha-do-filme-primeiro-da-classe.html   Postado por Iolanda da Costa 


Atividade sobre o filme O primeiro da classe para formação de professores:
Disciplinas trabalhadas: Práticas Pedagógicas e Iniciação á Pesquisa e Conhecimentos Pedagógicos na Educação Especial no Contexto da Educação Inclusiva

Objetivos:
Refletir sobre a história da vida do professor Bred  Cohen que luta para superar  as dificuldades da Síndrome de tourette.
Registrar as impressões sobre o filme e suas contribuições para a profissão de professor.       

1- Discussão oral sobre o filme.

2- Registro escrito sobre o filme.

a) Qual a cena do filme que mais chamou a sua atenção? Justificar.

b)- Ideia ou mensagem central do filme.

c)- Enredo do filme:

d)- Contribuição do filme para as disciplinas: Práticas Pedagógicas e Educação Especial

e)- Relacione as contribuições do filme para a sua formação pessoal e profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário