"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Oficina de matemática com sucata


Objetivos Gerais:
·        Conhecer a história do Ábaco e do material dourado relacionando-o ao ensino da matemática.
·        Aprender utilizar o ábaco e material dourado no ensino da matemática.

Objetivos específicos:
·        Construir ábaco e material dourado com materiais alternativos (materiais recicláveis).
·        Resolver situações problemas envolvendo o ábaco e o material dourado.


Conhecendo a História do Ábaco e suas funções no aprendizado

História
O ábaco é a antiga maquina  de calcular construída pelo ser humano, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, pinos, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. conhecido desde a antiguidade pelos povos egípcios, chineses o ábaco emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.


Ábaco Escolar


 1- Função:
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados no âmbito escolar como auxílio ao ensino do sistema numérico e da aritmética. Os alunos podem aprender a usar o ábaco para contar e registrar quantidades. Baseado no nosso sistema de numeração com base 10, cada bola e cada fio têm exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser utilizado para representar números acima de 100. A vantagem educacional mais significante em utilizar um ábaco é poder  levar o aluno a refletir sobre o valor posicional e as regras de matemática com um ábaco irá preparar crianças pequenas para escrever números em etapas posteriores de sua educação. Um ábaco permite que as crianças conceituem fórmulas matemáticas ao trabalhar com objetos tangíveis. Eles também podem ser divertidos para que as crianças concluam cálculos para iniciantes antes de passar para fórmulas mais complicadas. Um ábaco é particularmente valioso para ensinar às crianças os conceitos de dezenas, centenas, milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares e assim por diante.

Os objetivos que podem ser trabalhados com ábaco: 

identificar o valor posicional  dos números. 
Representar o número no ábaco.
Comparar números.
resolver operações de adição e subtração. 


COMO CONSTRUIR UM ÁBACO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

Construção de Ábaco Escolar com o uso de material reciclável

Material:
  • Caixa de Leite
  • Palitos de churrasco
  • Tampinhas de garrafas
Utilize a tampinhas de garrafas para construir as peças do seu ábaco, furando-as no meio. Fixe os palitos de churrasco na caixa de leite, ou de outro material, de modo que eles fiquem de pé e possam posteriormente sustentar os pedaços das tampinhas. Feito isso o seu ábaco aberto está pronto.




FOTOS DA OFICINA 



































Nenhum comentário:

Postar um comentário