"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Modelo de relatório descritivo no Ensino Fundamental 3 ª série do Curso Normal

Modelo de relatório descritivo: introdução, desenvolvimento e conclusão 

Instrução de desenvolvimento do relatório
Relatar (dia a dia) todas as cinco observações e as cinco regências individuais em um único relatório descritivo. Além dos cinco planos de aulas assinados pelo professor (a) colaborador (a), com todas as datas as quais foram aplicados. Incluem, ainda, as cinco avaliações das aulas aplicadas com assinatura do professor (a) colaborador (a) com o carimbo da escola.

IDENTIFICAÇÃO: O relatório deve conter identificação: nome da instituição de estágio, disciplina, nome do professor supervisor de estágio, nome do professor colaborador, nome do aluno estagiário, tipo de estágio, modalidade de estágio.

INTRODUÇÃO: nome da instituição de estágio e localização (bairro, cidade, estado), modalidade estagiada, período em que foi realizado o estágio. Deve conter também os objetivos do estagio supervisionado: Realizar atividades de Observar, cooperar e exercer docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental coletando dados sobre este cotidiano, sob a forma de observador ativo, pesquisador e agente.

DESENVOLVIMENTO: relatar cada dia observado, as aulas aplicadas pelo estagiário (a) colocando as respectivas datas. Objetivos da aula observada e aplicada pelo estagiário (a), disciplinas trabalhadas no dia, conteúdos aplicados pelo professor (a) colaborador (a) e pelo estagiário (a), atividades feitas pelos alunos e também o tipo de avaliação utilizada na aula. Além de outras situações que você acha importante relatar.

CONCLUSÃO: Faça uma avaliação de suas observações e atividades que participou durante a prática de ensino no campo de estágio, procurando refletir sobre a práxis (o fazer do professor), colocando suas expectativas, dificuldades encontradas, aprendizagens, apresentando uma síntese conclusiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário