"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

domingo, 13 de setembro de 2015

Plano de Aula para 5º ano do Fundamental Tema: Achado não é roubado?

Por Isabella Queiroz



Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa, Artes, Ética e Cidadania.

Duração: 1 hora

Objetivos: Participar de uma discussão.  Defender uma opinião. Descrever um objeto.

Conteúdos: Debate sobre o tema “Achado não é roubado?”

Desenvolvimento:

1º momento: Iniciaremos a aula pedindo que os alunos desenhem um objeto muito importante para eles e descrevam porque são importantes. Colocaremos os desenhos em uma caixa e pediremos que os alunos imaginem que perderam os objetos desenhados. Perguntaremos como eles se sentem ao imaginarem que perderam os objetos e se já perderam algo importante.
2º momento: Pediremos que os alunos um a um peguem um desenho aleatoriamente na caixa e imaginem que acharam o objeto do desenho. Perguntaremos qual a descrição no desenho e se eles devolveriam o objeto.
3º momento: Perguntaremos se os alunos conhecem o ditado “achado não é roubado, quem perdeu foi relaxado”, se eles concordam ou não e deixaremos que eles discutam sobre o assunto. Em seguida, pediremos que alguns alunos leiam reportagens de pessoas que acharam objetos e devolveram para os donos. A cada reportagem abriremos uma discussão sobre a situação apresentada no texto e também sobre as características desse texto.
4ª momento: Pediremos que os alunos repensem sua escolha inicial (se devolveriam o objeto ou não) e se acham que devem devolver que devolvam os desenhos aos colegas.

Recursos: Reportagens, Folhas A4, Lápis de cor, Caixa

Avaliação: Serão avaliados mediante observação, durante a aula, a participação, colaboração e interesse nas atividades realizadas.

Referencias: Catraca Livre, G1 e JusBrasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário