"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Alfabetização Digital

alfabetização digital é a iniciação ao uso e à compreensão dos recursos da informática, sendo imprescindível
 aos programas de inclusão digital.
Através da alfabetização digital a criança ou o adulto toma conhecimento das possibilidades fornecidas pelo mundo cibernético. A alfabetização visa capacitar o indivíduo ao uso de editores de textoplanilhas, navegação e pesquisa na Internet, aprender a encontrar e aplicar o que deseja ou precisa.
Ser alfabetizado, saber ler, escrever e as quatro operações matemáticas, já se sabe há muito tempo, é requisito para a plena inserção do cidadão na sociedade. Mas, na medida em que a sociedade se organiza cada vez mais em torno da internet, criando a "Sociedade da Informação", outra alfabetização além desta é necessária: a alfabetização digital. Assim como não aprendemos automaticamente a escrever quando ganhamos uma caneta ou um lápis, também não aprendemos a usar todas as potencialidades do computador e da internet sem um treinamento adequado. 

Quais são as habilidades chaves desta nova alfabetização? A aprendizagem de ferramentas de comunicação digital e a existência de redes para acessar, manipular, criar e avaliar informação, segundo a Comissão Européia para a promoção da alfabetização digital. Ou, como define o educador Celso Niskier: "aprender a colaborar, aprender a usar a informação, aprender a resolver problemas e aprender a aprender".

como utilizar as tecnologias a favor da alfabetização?
Produzir histórias coletivas utilizando o Word, usar o Power point como ferramenta de apresentação de seminários e trabalhos em grupo,  utilizar software de jogos para alfabetização como: cruzadinha, caça-palavras, escrita de palavras, etc.     

Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o_digital
http://educarparacrescer.abril.com.br/zigzigzaa/index.shtml  Acesso em 15 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário