"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Projeto Identidade Educação Infantil

1ª Etapa

Parti da individualidade até chegar ao modo de vida coletivo. Os alunos podem se descobrir e descobrir o outro, bem como entender as diferenças entre os seres humanos.
O que será abordado:
De onde vem os nossos nomes? E os nossos sobre nomes?
Quem é nossa família? Em quantos somos? O envolvimento da família é muito importante nesse estudo, até para um resgaste do passado.
Quais os lugares que frequentamos? Por quê?
Onde moramos? Desde de quando? Quem mora em nossas casas?
Somos todos iguais? Quais as diferenças que pode existir entre as pessoas?
Quais são os nossos direitos? Aproveite para trabalhar com os alunos o livro "Os direitos das crianças" segundo Ruth Rocha ( Companhia das Letras).

2ª Etapa

"Respeito à natureza"
Roteiro de trabalho:
a) Leitura da poesia para as crianças
O primeiro passo é a leitura. Em seguida, é feito um trabalho de interpretação do texto. Do que as crianças ouviram, o que mais chamaram atenção delas?

b) Converse com os alunos sobre os animais citados na poesia.
Eles sofrem risco de extinção? Aproveite os conhecimentos prévios dos alunos para saberem o que eles sabem sobre o assunto. Em seguida, Peça para os alunos pesquisarem em livros e revistas, Internet e em casa quais são as espécies ameaçadas.

c) O ar da cidade em que moramos é poluído?  E as ruas são cheias de lixos? Por que?
O que acontece quando o lixo é jogado nas ruas? Conte a eles o tempo o tempo que um lixo leva para se degradar.

d) O professor pedirá para os alunos fazerem um retrato (desenho) da poesia.
 Estes desenhos que poderão ser expostos num mostra cultural no final do ano. Os alunos construirão juntos, participando de todos os processos.

e) Proponha uma conversa sobre a reutilização de sucatas.
Explique as crianças que nem tudo pode ser jogado no lixo, que muitos materiais são recicláveis, como o papel.

f) Releitura de obra
O artista plástico Cândido Portinari pintou um quadro chamado Flora e Fauna Brasileira e Fauna Brasileiras. Para apresentá-lo aos alunos, acesse o site www.portinari.org.br. e procure essa imagem em Obras. Oriente os seus alunos a fazerem, individualmente, a sua própria releitura, usando guache e pincel ou canetinha hidrocor.
Depois de prontos, exponha os trabalhos em um mural para que todos da escola possam apreciar.

Fonte: Projetos Guia prático para professores    

Nenhum comentário:

Postar um comentário