"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

terça-feira, 9 de maio de 2017

Projeto de leitura: Arquivo de textos

Apresentamos  aqui a construção de um arquivo de textos de gêneros variados.

Os objetivos deste projeto de leitura são  desenvolver  hábitos de leitura  e apresentar  a classe  tipos variados de textos.

Desenvolvendo...
O professor pode fazer um projeto de leitura utilizando o arquivo de textos como facilitador das ações de trabalho dos alunos.
O aluno podem escolher o texto que desejar ler e levar para casa para compartilhar a leitura com a família. Do mesmo modo que poderá compartilhar o texto lido com os colegas de classe.
Essa atividade  deve ser permanente, ou seja, o professor poderá realizar com os alunos todos dias, dividindo os grupos que irão ler na semana.
É uma atividade que dar super certo, se o professor deixar uns minutos no final da aula para os alunos comentarem os textos que lerão para os colegas de classe não como uma obrigação, mas espontaneamente.
Eu realizei esta  atividade e foi uma experiência fantástica, No início poucos alunos participavam, mas com o tempo eles mesmos pediam para irem a frente compartilhar seus textos, depois virou rotina até mesmo aqueles que tinham dificuldades na leitura participavam.  

Materiais para construção do arquivo:  uma caixa de sapato, papel cartão, textos variados cortados de livros usados.

O passo a passa da construção do arquivo de leitura está no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário