"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sábado, 6 de maio de 2017

Projeto Semeando Valores: Direitos Humanos

DIGNIDADE E RESPONSABILIDADE

Definição:

RESPONSABILIDADE
1.
Obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros
2
Caráter ou estado do que é responsável.

DIGNIDADE
1.
Qualidade moral que infunde respeito; consciência do próprio valor; honra, autoridade, nobreza.
"sempre se mostrara homem de muita d."
2.
Qualidade do que é grande, nobre, elevado.

Os direitos humanos

Objetivos:

Conceituar as palavras dignidade e responsabilidade, relacionando-as aos Direitos Humanos e aos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.    
Estudar e apresentar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.  

Desenvolvimento:
1.    Formar 5 grupos.
Entregar a cada grupo a cópia da Declaração Universal dos Direitos Humano (versão popular Frei Beto) em anexo.
2.     Solicitando que leiam e discutam quatro artigos definidos previamente pelo facilitador.
3.    Cada grupo deve elaborar um painel, apresentando os princípios que lhe couberam, dando um título.
4.    Plenário – Discutir as questões:
·         Os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos são respeitados nos contextos dos quais você faz parte?
·         O que é possível fazer para esses princípios estejam garantidos?
·         Que ações podemos desempenhar, visando os direitos expressos na Declaração?

Fechamento: o facilitador deve enfatizar a importância do conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Esta dinâmica permite o conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos princípios contidos nela. Analisando esses princípios e discutir sobre o compromisso social do cidadão, associando à realidade que o cerca. Desta forma buscando desenvolver ações concretas que contribuam para a defesa dos direitos humanos. Relacionando-as interfaces da temática Cidadania com os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.  

     

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS
DIREITOS HUMANOS

Versão Popular de Frei Betto
Divididos em cinco partes:

Grupo 1 Todos nascemos livres e somos iguais em dignidade e direitos.
Todos temos direitos à vida, à liberdade e à segurança pessoal e social.
Todos temos direito de resguardar a casa, a família e a honra.
Todos temos direito ao trabalho digno e bem remunerado.

Grupo 2 Todos temos direito ao descanso, ao lazer e às férias.
Todos temos à saúde e assistência médica e hospitalar.
Todos temos direito à instrução, à escola, à arte e à cultura.
Todos temos direito ao amparo social na infância e na velhice.

Grupo 3 Todos temos direito à organização popular, sindical e política.
 Todos temos direito de eleger e ser eleito às funções de governo.
Todos temos direito à informação verdadeira e correta.
Todos temos direito de ir e vir, mudar de cidade, de Estado ou país.

Grupo 4 Todos temos direito de não sofrer nenhum tipo de discriminação.
Ninguém pode ser torturado ou linchado. Todos somos iguais perante a lei.
Ninguém pode ser arbitrariamente preso ou privado do direito de defesa.
Toda pessoa é inocente até que a justiça, baseada na lei, prove a contrário.

Grupo 5 Todos temos liberdade de pensar, de nos manifestar, de nos reunir e de crer.
Todos temos direito ao amor e aos frutos do amor.
Todos temos o dever de respeitar e proteger os direitos da comunidade.
Todos temos o dever de lutar pela conquista e ampliação destes direitos.

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