sábado, 11 de fevereiro de 2017

Atividade para Curso Normal Médio: avaliação diagnóstica, formativa, e somativa


Avaliação escolar tem as seguintes funções:

DIAGNÓSTICA: detectar a capacidade e os conhecimentos prévios.

FORMATIVA: comprovar os avanços e dificuldades no processo.

SOMATIVA: saber se tem alcançada a aprendizagem pretendida.  


A partir da charge abaixo discuta com seus colegas e escreva porque a forma de avaliação apresentada na imagem não reflete um processo de avaliação contínuo e sistemático das modalidades descritas acima?

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domingo, 5 de fevereiro de 2017

Texto para trabalhar no primeiro dia de aula

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Este texto é perfeito para trabalhar no primeiro dia de aula porque é um texto motivacional e reflexivo. Nos faz pensar sobre a importância da amizade e o querer bem ao outro, sabendo que é impossível alcançar o sucesso sozinho.
No final do texto tem uma sugestão de atividade.     
Este ano será um sucesso se...
Este ano será um sucesso se...
houver um sorriso de otimismo,
um sonho de beleza em seu coração e
poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,
na inocência das crianças, no silêncio interior,
na amizade, no momento presente,
na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;
sensível ao sofrimento alheio,
grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.
Este ano será um sucesso se...
você for franco sem ferir,
tiver fé em si, no próximo e em Deus e,
acima de tudo, expressar o que pensa do outro
com uma palavra de carinho, de apoio,
de reconhecimento, de bondade e encorajamento.
Este ano será um sucesso se...
você souber vencer a preguiça, o orgulho,
a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,
da intolerância ao ignorante, ao que tem ideias diferentes das suas,
ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.
Este ano será um sucesso se...
você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,
estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,
economizando bens materiais,
esbanjando amor e solidariedade,
entendendo a criança e o idoso,
o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.
Este ano será um sucesso se...
você der um “bom dia” de coração e
enfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,
vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,
com a gota de orvalho na flor.
Este ano será um sucesso se...
você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades
que se abrirem diante de você e,
começar cada dia com Deus!
Se você for sensível a tudo isso,
então este ano será um sucesso para você e
para os que viverem ao seu redor!
(autor desconhecido)
Atividade sobre o texto:
Pense no texto, no ano que começa e responda:
1)   O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam na escola, na família e amigos seja um sucesso?
2)   Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer do seu ano um sucesso?
3)   Explique a segunda estrofe do texto com suas palavras. No texto diz que “este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras...” O que será que o autor quis dizer com esta expressão?
4)   Na sua opinião, é possível vivenciar todas as atitudes descritas no texto, no dia a dia? Justifique.
5)   Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:
intriga -   intolerância - mesquinhez – solidariedade
Agora escreva frases com cada uma delas.
6)   Escolha um verso do texto e faça uma ilustração.

OBS: O professor poderá adaptar a atividade de acordo com a série desejada. Bom trabalho!


Vi esta atividade, gostei e postei aqui! Sempre gosto de colocar a referência da atividade, mas não encontrei. Bom trabalho! 

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Dinâmica de início de ano letivo para Curso Normal Médio

Objetivos: fazer um exercício de autoconhecimento, associando à futura profissão. 

OBS: Proporcionará ao professor o conhecimento individual de cada um da turma e o diagnóstico  do aluno em relação ao Curso Normal. Bom trabalho professores!  

Como aplicar a dinâmica para a turma? 
O professor irá distribuir uma cópia da dinâmica  para cada aluno. Após responderem, os alunos vão trocar entre si e cada aluno apresentará as respostas do seu colega. Para finalizar o professor pode fazer uma reflexão motivacional em relação ao curso e ao futuro profissional do aluno.

Exercício de autoconhecimento
Meu nome completo e/ou como me chamam (meu apelido) :

Idade:

Turma:

Que coisas mais gosto de fazer?

Que coisas menos gosto de fazer?

Quais são os meus maiores talentos?
1.
2.
3.
O que melhor caracteriza a minha força de vontade?

O que me motivou a fazer formação de professores?

Ao completar o Ensino Médio, gostaria de fazer...

Minhas aspirações profissionais para o futuro? 

Se eu pudesse ser qualquer coisa que quisesse, o que eu seria?

Para finalizar:

“Se tudo o que uma árvore pode dar está dentro da semente, o mesmo ocorre com as pessoas”

Fonte de consulta: Coleção Educativa   

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Atividade: produção textual em grupo

Objetivos: Construir uma história coletivamente desenvolvendo a criatividade e a expressão verbal.

Desenvolvimento:

Forme um grande círculo com os alunos.
Escolha, sozinho ou junto com a turminha, um tema para se iniciar a história.
Explique que a historia deve ter início, meio e fim.
Em seguida inicie a atividade com apenas algumas palavras ( Certa vez havia... Era uma vez : Naquele lugar)), mas antes, diga a criança que está do seu lado que, assim que você parar de falar, ela deve dar continuidade à história.
Prossiga coma história até que todos do círculo tenham colaborado com erredo.

Para desenvolver a atividade com as crianças maiores o professor pode aproveitar o conteúdo de uma disciplina já apresentada em sala de aula e proponha uma história específica sobre o tema, inclusive coma invenção de personagem afim ( se você já falou de meio ambiente com a criançada, proponha a criação de um história sobre ecologia e a invenção de um personagem que interaja com a natureza. Dessa forma além de verificar assimilação do conteúdo já apresentado, por meio de interferências espontâneas, você ainda pode acrescentar novas informações ao aprendizado infantil.

Fonte: Revista Educativa - Jogos cooperativos

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Projeto Identidade Educação Infantil de acordo com a BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular 

  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • (EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
  • (EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

Campos de experiência:
  • O eu, o outro e o nós
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações  

Público Alvo: Educação Infantil (Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tempo estimado: 10 aulas

Objetivos de aprendizagem:

  • Pesquisar com ajuda da família sobre a origem do seu nome, seus antepassados e seus hábitos.
  • Elaborar uma árvore genealógica da  família com objetivo de conhecer sua história familiar.
  • Valorizar suas características físicas associando-as à dos seus antepassados. 
  • Respeitar e valorizar as características físicas e culturais existentes entre colegas de classe e adultos de sua convivência. 
  • Reconhecer seus direitos e de seus colegas através de leitura e de vídeos. 
  • Identificar através de pesquisa e leitura sobre os animais em extinção.
  • Conscientizar-se que a má destinação do lixo pode provocar poluição do ar, da água e do solo. 
  • Refletir sobre a importância da preservação da natureza, associando à qualidade de vida.    


Projeto atualizado em 02 de fevereiro de 2020

Este projeto parti da individualidade até chegar ao modo de vida coletivo. Os alunos podem se descobrir e descobrir o outro, bem como entender as diferenças entre os seres humanos.

1ª Etapa
O que será abordado:
Com o apoio da família faça uma pesquisa sobre cada criança. O envolvimento da família é muito importante nesse estudo, até para um resgaste do passado. Usando como norte as seguintes perguntas:
De onde vem os nossos nomes? E os nossos sobre nomes?
Quem é nossa família? Em quantos somos? 
Quais os lugares que frequentamos? Por quê?
Onde moramos? Desde de quando? Quem mora em nossas casas?

Faça uma árvore genealógica de cada criança com ajuda da família 
Resultado de imagem para arvore genealogica para imprimir


Diferenças e direitos 

Explique para as crianças que cada um tem características físicas parecidas com de seus pais biológicos, ou seja, o fator genético determina como vamos ser ao nascer. A cor de nossa pele, dos cabelos, dos olhos são herança genética adquiridas de nosso pais. Mas que existem, também, as características culturais como modo de vida, modo de nos vestir e acessórios que usamos (óculos, brincos, sem eles) que usamos, jeito de agir e falar, ainda assim somos iguais em direitos e deveres. Faça alguns questionamentos às crianças usando as seguintes perguntas: Somos todos iguais? Quais as diferenças que pode existir entre as pessoas? Quais são os nossos direitos? Aproveite para trabalhar com os alunos o livro "Os direitos das crianças" segundo Ruth Rocha ( Companhia das Letras). Poema escrito aqui!


IBAB - O direito das crianças, Ruth Rocha em vídeo
2ª Etapa
Respeito à natureza
O respeito à natureza está intimamente ligado a nossa sobrevivência e também as relações sociais que se estabelecem. Faz se necessário a conscientização sobre a preservação do meio ambiente que nos cerca afim de manter a qualidade de vida da comunidade onde se vive.  

Roteiro de trabalho:
a) Leitura da poesia para as crianças: Animais em Extinção e seu habitat
O primeiro passo é a leitura. Em seguida, é feito um trabalho de interpretação do texto. Do que as crianças ouviram, o que mais chamaram atenção delas?

Animais em Extinção e seu habitat

PENSE LÁ NA FRENTE,
UM FUTURO NÃO DISTANTE.
SE AINDA HAVERÁ
ANIMAIS COMO O ELEFANTE...

PARE E PENSE EM UMA PLANTA OU NUM BICHO BEM BONITO,
QUE AINDA HOJE EXISTE
E AMANHÃ PODE ESTAR EXTINTO...

PENSE LÁ NA FRENTE,
NUM FUTURO MUITO PERTO
NÃO TER VERDE, FLORES, FRUTOS
E VIVER EM UM DESERTO.

MAS NEM TUDO ESTÁ PERDIDO,
ISSO EU SEI TENHO CERTEZA,
SE CUIDARMOS COM CARINHO
DESTA NOSSA NATUREZA.

E POR ISSO É MUITO IMPORTANTE
RENOVAR O SENTIMENTO
DE CUIDAR DOS ANIMAIS
E DO REFLORESTAMENTO.



b) O professor pedirá para os alunos fazerem um retrato (desenho) da poesia. Estes desenhos que poderão ser expostos numa amostra cultural no final do ano. Os alunos construirão juntos, participando de todos os processos.



c) Converse com os alunos sobre os animais citados na poesia.
Eles sofrem risco de extinção? Aproveite os conhecimentos prévios dos alunos para saberem o que eles sabem sobre o assunto. Em seguida, Peça para os alunos pesquisarem em livros e revistas, Internet e em casa quais são as espécies ameaçadas no Brasil.Mais informações sobre o assunto aqui!

Imagem relacionada
Fonte da imagem: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/meio-ambiente-animais-em-extincao-no-brasil/

d) Na roda de conversa leve a turma a refletirem sobre a poluição em sua cidade e como a poluição pode afetar a qualidade de vida em sua cidade. O ar da cidade em que moramos é poluído?  E as ruas são cheias de lixos? Por que?O que acontece quando o lixo é jogado nas ruas? Conte a eles o tempo que um lixo leva para se degradar. Faça uma pesquisa e construa um painel para ilustrar a conversa. Mais informações aqui

Resultado de imagem para atividade sobre o tempo que leva para degradação do lixo


e) Proponha uma conversa sobre a reutilização de sucatas

Explique as crianças que nem tudo pode ser jogado no lixo, que muitos materiais são recicláveis, como o papel. Brinquedos feitos com materiais reciclados 48 modelos com passo a passo  Faça junto com as crianças alguns brinquedos para brincarem e também expor seus trabalhos!



f) Releitura de obra

O artista plástico Cândido Portinari pintou um quadro chamado Flora e Fauna Brasileira, apresente  aos alunos, Oriente os seus alunos a fazerem, individualmente, a sua própria releitura, usando guache e pincel ou canetinha.
Depois de prontos, exponha os trabalhos em um mural para que todos da escola possam apreciar. Momento culminância: exponha todos os trabalhos feitos durante o projeto buscando nomear as participações individuais e coletivas dos alunos. Obras de Cândido Portinari Cândido Portinari  Flora e Fauna Brasileira


Materiais:
Vídeo O direito das crianças, Ruth Rocha, imagens da pintura de Cândido Portinari  Flora e Fauna Brasileira, lápis de cor e  papel, poema Animais em Extinção e seu habitat,   

Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante o desenvolvimento do projeto.

Fontes de consulta
https://brasileirinhos.wordpress.com/2013/10/17/lendo-os-direitos-das-criancas-segundo-ruth-rocha/
http://poemasepoetas-isabella.blogspot.com/2012/04/animais-em-extincao-poema.html
https://www.revistaartesanato.com.br/brinquedos-com-material-reciclado/
https://www.educolorir.com/imagem-arvore-genealogica-i26872.html
https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/meio-ambiente-animais-em-extincao-no-brasil/
https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/tempo-decomposicao-lixo.htm
Projetos Guia prático para professores    

sábado, 5 de novembro de 2016

Roteiro para Projetos Pedagógicos


Os 7 passos essenciais

Para se conceber um Projeto completo e eficaz, é preciso seguir alguns passos básicos. Veja quais são eles:

Passo 1
Diagnósticos 
O primeiro passo é diagnosticar dificuldades cognitivas e comportamentos das áreas com as quais pretende trabalhar. O projeto deve ter como objetivo prevenir ou minimizar essas dificuldades.
a) Diagnóstico Cognitivo 
O diagnóstico cognitivo  aponta dificuldades de aprendizagem dos alunos. Exemplo: dificuldade com leitura e interpretação de textos, dificuldade com raciocínio, etc. Os diagnósticos orientarão quanto as estratégias e técnicas motivacionais, para que se possa trabalhar as dificuldades levantadas.
b) Diagnóstico Comportamental 
O diagnóstico comportamental aponta as dificuldades nos relacionamentos, consigo mesmo e com os outros, dificuldades em lidar com regras e limites e assim, orienta o professor na escolha dos livros paradidáticos a serem adotados por que esses problemas comportamentais possam ser minimizados, orienta nas escolhas do textos complementares, bem como dos  temas a serem trabalhados com os professores, familiares demais envolvidos no processo.

Passo 2
Ideia do projeto nasce dos diagnósticos, do levantamento de questões-problemas da escola, do educador, do educando, da família e da comunidade. Ele surge como sendo um caminho seguro e viável para trabalhar os problemas existentes na escola, escolhidas pela equipe docente.
a) Tema
Qual o nome do Projeto? O nome é escolhido de acordo com os temas a serem desenvolvidos.
b) Justificativa
Com a junção do diagnóstico cognitivo com o comportamental, o que é o projeto e sua razão de ser?
Exemplo: Um trabalho que visa a minimizar os problemas de leitura, compreensão e interpretação de textos, bem como remeter os nossos educando a reecontrar as virtudes e valores  que muitas vezes perderam no seu dia a dia em função da rotina incansável, que rouba a sua sensibilidade. Distraídos, os alunos vivem sem darem conta da falta que faz o respeito, a solidariedade, a fraternidade, a verdade, a confiança, amizade sincera e o amor para a construção de uma vida de qualidade.
c) objetivos
O que se pretende realizar?
Exemplo: Despertar na criança a importância da vida e de tudo que envolve.
Promover atividades que permitam a valorização do respeito, da solidariedade, da fraternidade, do amor, da confiança e da amizade, entre outros.
Incentivar o sonho de uma sociedade mais humana, comprometida com o "ser" não com o "ter", deixando de lado o egoísmo e a violência.

Passo 3 
Levantamento de conteúdos 
a) Áreas do conhecimento envolvido nesse Projeto
Disciplinas que serão desenvolvidas e áreas que podem se agrupar.
Língua Portuguesa;
Matemática;
História;
Geografia;
Ciências ( Física, Química, Biologia);
Arte;
Educação Física;
Música.

Passo 4
Levantamento de bibliografia e material de apoio 
a) Bibliografia
b) Vídeo
c) Outros

Passo 5
Levantamento de estratégias
A estratégia é  uma combinação dos fins (metas) que a escola busca e dos meios (políticas) pelos quais está buscando chegar lá. Exemplo: Para minimizar os problemas com a leitura e interpretação de textos e desenvolver a competência da comunicação, quais as estratégias adequadas para atingir esses objetivos? Seriam talvez os seminários com apresentação em power point, cartazes, panfletos, dramatizações, sarais, paródicas musicais etc. Qual a melhor estratégia, segundo o corpo docente, que facilitará o caminho junto aos objetivos traçados?


Passo 6
a) Levantar os conceitos, procedimentos e atitudes trabalhadas nos projetos

  • Exemplo de conceitos abordados em um projeto sobre o meio ambiente:
  • Perceber o ambiente em que vive, os hábitos, maneira de pensar e de sentir;
  • Reconhecer mudanças aceleradas e permanências nos hábitos humanos, presentes na sua realidade e nas de outros, face a tecnologia;
  • Ler e interpretar textos e imagens;
  • Reconhecer a existência de diferentes ambientes em vários contextos.
  • Procedimentos:
  • Participar de dinâmicas de sensibilização;
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
  • Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir boa qualidade de vida;
  • Levantar hipóteses e discuti-las;
  • Produzir diversos tipos de textos; 
  • Construir maquetes e montar painéis;
  • Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sócio-cultural; 
  • Utilizar a mímica, teatro como forma de expressão, comunicação e produção coletiva;
  • Elaborar textos  a partir de autoconhecimento;
  • Opinar a partir de dados coletados e pesquisa;
  • Compreender a produção artística como meio de reflexão;
  • Apreciar a própria produção e dos colegas.

Atitudes:

  • Valorizar e respeitar o meio ambiente;
  • Valorizar a troca de ideias e opiniões;
  • Desenvolver posicionamento s pessoais em relação aos vários tipos de comportamento;
  • Desenvolver autoconfiança;
  • Expressar ideias e sentimentos e respeitar os dos colegas.

b) Habilidades
Ler, escrever, analisar, comparar, descrever, relacionar, interpretar, tirar conclusões, confeccionar, aplicar, observar, experimentar, testar, elaborar, simular, demonstrar, sintetizar, e pesquisar, respeitar, tolerar, ponderar, apreciar, praticar, sensibilizar, cooperar, assumir posturas, sentir perceber, etc.
c) Competências 
Exemplos:

  • Competência na Absorção de Informação; 
  • Competência na Transmissão da Informação e na Comunicação; 
  • Competência na Compreensão; 
  • Competência no Plano pessoal;
  • Competência Ética.

Passo 7 
Produto Final ( ações concretas para a comunidade) 
Os projetos devem ser finalizados com atividades concretas, como: teatro, produção de CD, produção de um vídeo, seminários, festivais, debate, danças, painéis, oficinas, paródias, rádio informativo, jogral, sarau, performance, vernissagem, expressão verbal, apresentações com músicas, campanhas com cartazes murais e panfletos, etc.

Fonte: Especial Guia Prático para Professores Projetos

sábado, 29 de outubro de 2016

Experiência para sala de aula: germinação do alpiste para o ensino fundamental de acordo com a BNCC



Observação  da germinação da semente de alpiste

Confecção da cabeça ecológica  (ver vídeo abaixo do texto)

Trabalhando as etapas do método científico no Ensino Fundamental

Atualizado em 22 de agosto de 2019

Ciências 2º ano - Vida e evolução/Seres vivos no ambiente/plantas  

Base Nacional Comum Curricular 
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

Exemplo:
Objeto de observação: cabeça ecológica  

Confeccionamos a cabeça ecológica e mergulhamos a cabeça na água e colocamos encima da pia perto da lateral da janela. A cabeça foi molhada uma vez por dia com pequenas gotas bem de leve. A semente levou aproximadamente 5 dias para começar a germinar.

Anotações sobre a observação da cabeça ecológica:
Apos 5 dias da confecção da cabeça ecológica já se nota as sementes se eclodindo.
No 6º dia começamos observa o surgimento de alguns filamentos avermelhados.
No 7º dia já se vê as raízes na parte de baixo da cabeça, na parte de cima já bem visível saindo das hastes avermelhadas e delas os filamentos verdes. Nota-se que na parte esquerda da cabeça as sementes estão germinando mais rápido o lado direito talvez seja o fator luz. Ao observar esse fato viramos a cabeça para o lado contrário para ver o que acontece.
No 8º dia observamos que deu certo! Ao virar o lado que não germinou para luz já se notou que as hastes avermelhadas surgiram.
No 9ª dia  as hastes já estão bem crescidas o filamento maior apresenta 8cm. O lado que foi virado pra luz, apesar  de está menor desenvolveu bem.
No 10º dia se nota as folhinhas bem desenvolvidas.

O professor pode montar um roteiro de observação do desenvolvimento da semente do alpiste com a turma: Exemplo:
1º dia

2ºdia

3º dia

4ºdia

5ºdia

6ºdia

7ºdia

8ºdia

9ºdia

10ºdia


Questionamentos sobre objeto de pesquisa:
Estimule seus alunos a questionar sobre o experimento.

Alguns exemplos: Quais são as condições para que a germinação aconteça? Quais fatores podem comprometer a germinação? Porque as sementes geminaram no pó de serra?

Formulação de hipóteses sobre o objeto o observado:
Estimule seus alunos a criarem hipóteses sobre o experimento.

Alguns exemplos: A germinação acontecerá devido às condições que serão favoráveis. Se faltar pelo menos um fator não fará diferença para que a germinação aconteça. A germinação acontecerá no pó de serra por se assemelhar a terra.

Experimentação: A cabeça ecológica 
Alguns exemplos: Conclusão do Experimento: Podemos comprovar que os fatores umidade, calor e luz são essenciais para que a germinação aconteça. Observamos que a falta de pelo menos um desses condicionantes, pode comprometer a germinação.

Vídeo de como fazer a cabeça ecológica no link abaixo👇