terça-feira, 24 de outubro de 2017

Plano de aula Reciclagem Ensino Fundamental



4º ano do Ensino Fundamental

1- Disciplina/área do conhecimento: Ciências da Natureza

2- Conteúdo:
Reciclagem do Lixo.

3- Objetivos:
Identificar os diferentes tipos de lixo e reconhecer a importância da Reciclagem para preservação do meio ambiente.

 4- Desenvolvimentos da aula:

1º Momento: Para iniciar serão feitas várias perguntas sobre o tema Reciclagem. Com base nas respostas faremos menção aos males causados pelo descarte incorreto do lixo. Em seguida será exposto a forma adequada de descartar o lixo para que seja feita a reciclagem.

2º Momento: Após conceituar os pontos principais do tema Reciclagem, será realizada uma atividade prática em que os alunos em grupos farão uma simulação de como fazer a coleta seletiva do lixo. As lixeiras de coleta seletivas serão representadas no cartaz  e os grupos terão que recortar de encartes e colar nas lixeiras a maior quantidade de produtos que puderem e que  depois de utilizados podem virar lixo. Esses produtos tem que corresponder a lixeira escolhida pelo grupo. 
Por exemplo, se o grupo representar a lixeira “Papel”, todos os produtos (embalagens) devem ser desse material.
 










4º Momento: Os grupos terão um determinado tempo para colarem esses recortes. O grupo que obtiver a maior quantidade de recortes ganha.

 5- Recursos:
 Cartaz, ilustrações, encartes 

6- Avaliação:
Será avaliado mediante observação o Interesse, a participação e o desempenho dos alunos na realização das atividades, assim como o registro do professor. 

7- Referências:

Disponível em:
http://biblioteconomiadigital.blogspot.com.br/
Acesso em: 24/10/2017 

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Plano de Aula Produção Textual: Poema 3º ano do Fundamental de acordo com a BNCC

Plano de aula atualizado em 10/4/2020
COMPONENTE CURRICULAR - LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO - FUNDAMENTAL 1 

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros

Práticas de Linguagem 
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
Oralidade

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular 
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido. Textos dramáticos.
(EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas. 

Objetos de conhecimento
Apreciação estética/Estilo
Escrita autônoma
Declamação                              

Tema da aula:
Produção textual: Poema.

Objetivos da aula
Identificar as características de um poema.
Construir um poema a partir de modelos.
Declamar o poema.


Incentivo Inicial:
Ler junto com a turma o poema: “ Convite – José Paulo Paes
 A partir da leitura do poema conversar com a turma e fazer as seguintes perguntas:
1. O que vocês já sabem sobre poemas?
2. Qual a diferença de um poema para outros textos?
3. Por que as pessoas que escrevem poemas?
Pedir para que os alunos recitem outros poemas que conheçam.

Convite – José Paulo Paes

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia. 

Atividade 1:
Características de um poema  
A palavra poema deriva do verbo grego poein, que significa “fazer, criar, compor”, geralmente escrito na forma vertical.
Um poema possui as seguintes elementos:
Versos: São as linhas que compõem o poema. Cada linha um verso. 

Estrofe: É a reunião dos versos, em blocos.
Rima: É a regularidade sonora que pode estar tanto no meio como no final do verso, quando não há rima, chama-se verso branco. Na maioria das vezes é usado para expressar emoções, sentimentos e visões diversas da realidade.                                                                                                                              

No Brasil, alguns dos poetas ou poetisas mais famosos são: Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, etc. Também com poemas em português, Fernando Pessoa é um dos poetas mais reconhecidos em todo o mundo.
Apresentar aos alunos alguns exemplos de poemas para servir de inspiração, para posterior produção desse gênero literário. 

         
Atividade 2: 
1- Como o poema, geralmente, é escrito?
Quais os elementos de um poema?
O que é verso?
O que é estrofe?
O que é rima
      Para que é usado a escrita do poema na maioria das vezes?
Cite o nome de pelo menos 2 poetas ou poetisas brasileiros:

Leitura e reflexão sobre o poema sugerido:
Perguntar aos alunos quais as brincadeiras que gostam ou gostavam quando criança? - Quais os brinquedos preferidos ou que preferiam?
Ler com a turma o poema convite, escrito por José Paulo Paes
Dizer que no poema a um tipo de brincadeira diferente.
Perguntar que tipo de brincadeira diferente eles pensam que seja.

Atividade 3 
Vamos brincar de poesia? 
Os alunos terão que produzir um poema a partir de modelos apresentados.
Obs: Lembrar aos alunos as características de um poema e pedir para que eles apliquem
 essas características nos poemas que irão produzir.

Atividade 4
Pedir para que cada aluno, oralmente, leia o poema que escreveu, compartilhando assim com os colegas de classe. 

Recursos:

Folha xerocada com os poemas que serão lidos
Folha xerocada com as características de um poema 
Folhas brancas para  a produção do poema

Avaliação:

A avaliação será feita mediante a observação do interesse, da participação e do desempenho da turma nas atividades propostas durante a aula.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Projeto de leitura: Arquivo de textos

Apresentamos  aqui a construção de um arquivo de textos de gêneros variados.


Os objetivos deste projeto de leitura são  desenvolver  hábitos de leitura  e apresentar  a classe  tipos variados de textos.

Desenvolvendo...
O professor pode fazer um projeto de leitura utilizando o arquivo de textos como facilitador das ações de trabalho dos alunos.
O aluno podem escolher o texto que desejar ler e levar para casa para compartilhar a leitura com a família. Do mesmo modo que poderá compartilhar o texto lido com os colegas de classe.
Essa atividade  deve ser permanente, ou seja, o professor poderá realizar com os alunos todos dias, dividindo os grupos que irão ler na semana.
É uma atividade que dar super certo, se o professor deixar uns minutos no final da aula para os alunos comentarem os textos que leram para os colegas de classe não como uma obrigação, mas espontaneamente.
Eu realizei esta  atividade e foi uma experiência fantástica, No início poucos alunos participavam, mas com o tempo eles mesmos pediam para irem a frente compartilhar seus textos, depois virou rotina até mesmo aqueles que tinham dificuldades na leitura participavam.  

Materiais para construção do arquivo:  

uma caixa de sapato, papel cartão, textos variados cortados de livros usados.

sábado, 6 de maio de 2017

Projeto Semeando Valores: Direitos Humanos

DIGNIDADE E RESPONSABILIDADE

Definição:

RESPONSABILIDADE
1.
Obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros
2
Caráter ou estado do que é responsável.

DIGNIDADE
1.
Qualidade moral que infunde respeito; consciência do próprio valor; honra, autoridade, nobreza.
"sempre se mostrara homem de muita d."
2.
Qualidade do que é grande, nobre, elevado.

Os direitos humanos

Objetivos:

Conceituar as palavras dignidade e responsabilidade, relacionando-as aos Direitos Humanos e aos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.    
Estudar e apresentar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.  

Desenvolvimento:
1.    Formar 5 grupos.
Entregar a cada grupo a cópia da Declaração Universal dos Direitos Humano (versão popular Frei Beto) em anexo.
2.     Solicitando que leiam e discutam quatro artigos definidos previamente pelo facilitador.
3.    Cada grupo deve elaborar um painel, apresentando os princípios que lhe couberam, dando um título.
4.    Plenária – Discutir as questões:
·         Os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos são respeitados nos contextos dos quais você faz parte?
·         O que é possível fazer para esses princípios estejam garantidos?
·         Que ações podemos desempenhar, visando os direitos expressos na Declaração?

Fechamento: o facilitador deve enfatizar a importância do conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Esta dinâmica permite o conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos princípios contidos nela. Analisando esses princípios e discutir sobre o compromisso social do cidadão, associando à realidade que o cerca. Desta forma buscando desenvolver ações concretas que contribuam para a defesa dos direitos humanos. Relacionando-as interfaces da temática Cidadania com os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.  

     

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS
DIREITOS HUMANOS

Versão Popular de Frei Betto
Divididos em cinco partes:

Grupo 1 Todos nascemos livres e somos iguais em dignidade e direitos.
Todos temos direitos à vida, à liberdade e à segurança pessoal e social.
Todos temos direito de resguardar a casa, a família e a honra.
Todos temos direito ao trabalho digno e bem remunerado.

Grupo 2 Todos temos direito ao descanso, ao lazer e às férias.
Todos temos à saúde e assistência médica e hospitalar.
Todos temos direito à instrução, à escola, à arte e à cultura.
Todos temos direito ao amparo social na infância e na velhice.

Grupo 3 Todos temos direito à organização popular, sindical e política.
 Todos temos direito de eleger e ser eleito às funções de governo.
Todos temos direito à informação verdadeira e correta.
Todos temos direito de ir e vir, mudar de cidade, de Estado ou país.

Grupo 4 Todos temos direito de não sofrer nenhum tipo de discriminação.
Ninguém pode ser torturado ou linchado. Todos somos iguais perante a lei.
Ninguém pode ser arbitrariamente preso ou privado do direito de defesa.
Toda pessoa é inocente até que a justiça, baseada na lei, prove a contrário.

Grupo 5 Todos temos liberdade de pensar, de nos manifestar, de nos reunir e de crer.
Todos temos direito ao amor e aos frutos do amor.
Todos temos o dever de respeitar e proteger os direitos da comunidade.
Todos temos o dever de lutar pela conquista e ampliação destes direitos.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Presente do dia das mães: Caixinha de Costura feita com caixa de leite





Descrição dos materiais utilizados na Caixinha de Costura:
Caixa de leite ninho 
Cola branca 
Tesoura
Pincel
Fita de cetim
Lápis para marcação
Cola quente
Espuma ou algodão 
Tecido para encapar a caixa
Fita métrica ou régua
Miçanga ou botão para o acabamento da tampa
Pedaço Velcro 1,5 cm
Depois de cortar as bordas de cima da caixa messa 15 centímetro e corte para a tampa.


Corte da Caixa
-Tampa 15 cm
-Frente 11 cm
-Laterais 8 cm

Tecido para encapar
-Tampa 24 cm comprimento por 12 cm Largura
-Frente 18 cm comprimento por 12 cm Largura
-2 Laterais 30 cm comprimento por 12 cm Largura


Tecido para o saquinho da tampa
-20 cm comprimento  por 7 cm Largura  

Confira  o passo a passo da confecção da Caixinha de Costura no vídeo abaixo:

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Plano de aula: produção textual a partir de imagens



Mais sugestões de planos de aula  para você! Confira abaixo! 

Plano de aula fenômenos da natureza:sol, vento e chuva                   

Plano de aula tipos de moradia  

Plano de aula: os órgãos dos sentidos   

Plano de aula estações do ano 

Plano de aula produção textual história em quadrinhos                          

                                      

  Planejamento atualizado em 03/08/23


Habilidades da BNCC
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. 

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Ano de escolaridade: 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

Área do conhecimento: 
Língua Portuguesa

Tema da aula:
Produção textual

Objetivos: 
Produzir textos a partir de imagens.
Interpretar as imagens e sentenciá-las para formar uma história.   

Objetos de conhecimento:
Estratégia de leitura.
Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica

Material didático: 
Folha de ofício, cartolina, folha com as imagens

Desenvolvimento:

Atividade 1: 
Será colocado no quadro uma cartolina com figuras variadas. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo produzirá uma estória usando as figuras. Após a elaboração dos textos, cada grupo compartilhará suas história com a turma. Duração da atividade: aproximadamente 30 minutos.

Atividade 2: 
Os alunos deverão recortar e colocar as imagens em uma folha branca na ordem em que acontece a história. Ao lado de cada imagem irão escrever o que acontece em cada parte da história. Duração da atividade: aproximadamente 30 minutos


Atividade 3: 
Após a produção do texto peça aos alunos para:
a) Dá um título para história. b) Dá nomes aos personagens da história. Duração da atividade: aproximadamente 10 minutos


Avaliação:
Será realizada através da observação quanto ao interesse, à participação e o desempenho nas atividades propostas, durante o período da aula.