sexta-feira, 13 de abril de 2018

Projeto de Leitura, gênero textual com arquivo de textos


Conteudo atualizado em 18/07/2023
Introdução
O que se espera do leitor? Espera-se que ele compreenda e interaja com o texto escrito. A aquisição do código escrito e compreensão do mesmo pelos alunos são grandes desafios enfrentados pelos professores das classes de alfabetização. Buscar formas atrativas e eficazes de desenvolver habilidades de leitura e a compreensão do texto lido. O presente Projeto apresenta uma metodologia simples, mas que dar resultado ser for aplicada como atividade permanente.

Habilidades da BNCC para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental 

CAMPO DA VIDA COTIDIANA – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional. Alguns gêneros textuais deste campo: agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras.

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição. 

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Objetivos gerais:
Desenvolver hábitos de leitura e a expressão oral.
Conhecer gêneros variados de textos.

Objetivos específicos:
Ler e interpretar oralmente variados textos.
Identificar os tipos de gêneros textuais e suas peculiaridades.
Recontar textos lidos, desenvolvendo a expressão oral.

Público alvo: 
Alunos de 1º e 2º  anos do Ensino Fundamental   

Local  a ser desenvolvido:
Sala de aula

Componente curricular:
Língua Portuguesa

Objetos de conhecimento: 
Formação do leitor literário
Apreciação estética/Estilo
Compreensão em leitura
Leitura, interpretação e expressão oral 

Tempo de duração do Projeto de Leitura:
Permanente

Recursos para fazer o arquivo de leitura:
Uma caixa de sapato, papel cartão, textos variados cortados de livros usados. O arquivo deverá ter vários tipos de gêneros textuais. Poderá guiar-se pela organização das habilidades da BNCC.

Como fazer:
Recortar variados tipos gêneros textuais de livros usados.
Colar em papel cartão. poderá passar contacte para ficar mais resistente.
Fazer fichas do arquivo também com papel cartão. Escrever neles os tipos de gêneros textual.
Em seguida arrumar o arquivo de texto de acordo com os gêneros textuais.


Alguns exemplos que podem ser usados:
Lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros.
Listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras.

Desenvolvimento Metodológico:
O professor utilizará o arquivo de textos como facilitador das ações do trabalho dos alunos. O aluno poderá escolher o texto que desejar ler e levar para casa para compartilhar a leitura com a família. Do mesmo modo que poderá compartilhar o texto lido com os colegas de classe.

Essa atividade deve ser permanente, ou seja, o professor poderá realizar com os alunos todos dias, dividindo os grupos que irão ler na semana.O professor poderá deixar uns minutos no final da aula para os alunos lerem, recontarem e comentarem os textos que leram para os colegas de classe não como uma obrigação, mas espontaneamente.

Avaliação:
Registrar a evolução das leituras dos alunos, assim como, a desenvoltura dos mesmos ao se expressarem oralmente. Observar se o aluno ao comentar ou recontar o texto lido obedece uma sequência lógica dos fatos.

Bom trabalho a todos! 

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Muito feliz com seu comentário!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, Muito bom ter você por aqui! Muito feliz com seu comentário!!!

      Excluir
  3. Obrigada por compartilhar ideias maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Sua avaliação é muito importante para mim! Me sentido motivada!!! Abraços!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada, muito animada com seu comentário!!! Feliz em poder compartilhar!!!

      Excluir