Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Público alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)
Tempo estimado: 4 aulas
Objetivos específicos
Identificar as formas geométricas, classificando-as em circulo, triângulo, retângulo, quadrado.
Reconhecer as formas geométricas, comparando com objetos vistos no dia a dia.
História das formas geométricas (Autora Cláudia Corrêa)
Certo dia, no país das formas geométricas estavam o círculo, o quadrado, o triângulo e o retângulo a brincar, quando de repente o quadrado olhando a sua volta viu vários objetos parecidos com eles.
---Olha triângulo, você se parece com o telhado daquela casa! E você retângulo, se parece com a porta da casa também! O círculo perguntou:
---E eu? Com que me pareço?
---Olha! Você se parece com a roda daquela bicicleta! Veja como ela é circular parecida com você!
---É mesmo quadrado! Disse o círculo.
---E você quadrado? Se parece com o quê?
O quadrado sorriu!
---Ah é fácil descobrir! Tudo que tiver com quatro lados iguais se parece comigo! Meus amigos já que descobrimos que temos as formas de várias coisas. Vamos brincar de formar objetos? Disse o quadrado.
Primeiro eles se juntaram e formaram uma casinha, depois formaram um prédio, um trenzinho, um boneco e tudo o que as suas imaginações permitiram! E os quatro amigos nunca se cansaram de formar novos objetos!
Créditos da história: Blog Profissão Professor
Atividade 1
O professor poderá contar a história utilizando os recursos de figuras (formas geométricas) que aparecem na história e a medida que for contando a história vai colocando as figuras e fazendo comparações com os objetos a sua volta.
Após os exercícios sobre classificação e o reconhecimento das formas geométricas, o professor poderá oferecer aos alunos várias formas geométricas cortadas em cartolina e incentiva-los a construírem objetos e paisagens como na história das Formas Geométricas.
Atividade 5
Amarelinha das formas geométricas
Desenhar a amarelinha no chão usando as formas geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
Objetivos:Identificar e diferenciar as formas geométricas estudas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
Regras: as mesmas da amarelinha convencional, porém é preciso reconhecer as formas geométricas no percurso da brincadeira.
---Olha triângulo, você se parece com o telhado daquela casa! E você retângulo, se parece com a porta da casa também! O círculo perguntou:
---E eu? Com que me pareço?
---Olha! Você se parece com a roda daquela bicicleta! Veja como ela é circular parecida com você!
---É mesmo quadrado! Disse o círculo.
---E você quadrado? Se parece com o quê?
O quadrado sorriu!
---Ah é fácil descobrir! Tudo que tiver com quatro lados iguais se parece comigo! Meus amigos já que descobrimos que temos as formas de várias coisas. Vamos brincar de formar objetos? Disse o quadrado.
Primeiro eles se juntaram e formaram uma casinha, depois formaram um prédio, um trenzinho, um boneco e tudo o que as suas imaginações permitiram! E os quatro amigos nunca se cansaram de formar novos objetos!
Créditos da história: Blog Profissão Professor
Veja a História das Formas Geométricas em vídeo CLICANDO NA IMAGEM👇
O professor poderá contar a história utilizando os recursos de figuras (formas geométricas) que aparecem na história e a medida que for contando a história vai colocando as figuras e fazendo comparações com os objetos a sua volta.
Atividade 2
Atividade 3
Essa atividade é bem interessante, pois estimula os alunos a olharem o entorno e fazerem comparações entre objetos e as formas geométricas estudadas, buscando diferenças e semelhanças entre eles.
Atividade 4
Atividade 5
Amarelinha das formas geométricas
Desenhar a amarelinha no chão usando as formas geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
Objetivos:Identificar e diferenciar as formas geométricas estudas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
Regras: as mesmas da amarelinha convencional, porém é preciso reconhecer as formas geométricas no percurso da brincadeira.
Materiais:
Para fazer a paisagem de figuras geométricas:
Lápis de cor, folha branca, cola e figuras geométricas cortadas
em cartolina colorida.
Folhas de atividades, lápis de cor.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse
e realização das atividades durante a aula.
Fonte:
https://atividadespedagogicas.net/2017/10/atividades-sobre-formas-geometricas.ht
http://domalexandre.blogspot.com/2012/04/projeto-brincando-e-aprendendo.html
http://tiajacque.blogspot.com/2012/02/historia-das-figuras-geometricas.html
http://domalexandre.blogspot.com/2012/04/projeto-brincando-e-aprendendo.html
http://tiajacque.blogspot.com/2012/02/historia-das-figuras-geometricas.html
obrigada por esse post, vou usar essas dicas no colegio objetivo zona norte sp
ResponderExcluirObrigada por sua visita!
ExcluirMuito boas as atividades
ResponderExcluirObrigada! Seu retorno positivo é muito importante para o nosso trabalho!
ExcluirGostei muito dessas atividades.
ResponderExcluirObrigada! Seu retorno positivo é muito importante para o nosso trabalho!
ExcluirÓtimas atividades amei!
ExcluirAmei seu canal estou no meu último ano do curso de pedagogia seus vídeos estão me ajudando bastante
ResponderExcluirObrigada! Fico muito feliz em poder ajudar!
Excluiradorei, estou trabalhando as formas com meus bbs
ResponderExcluirObrigada! Muito feliz com sua presença!
ExcluirAdorei
ExcluirAmei o plano de aula e as atividades criativas e lúdicas, irei usar com minha turma da Educação infantil
ExcluirAmei,muito dez.
ResponderExcluirObrigada por sua interação!
ExcluirAdorei as ideias!
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este. Valeu!!!
ExcluirGostei bastante do plano de aula
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição no nosso blog! Valeu!!!
ExcluirObrigada Claudia! Eu amei de mais! Deus abençoe!
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Amém o seu comentário!!! Abraços!!!
ExcluirPrimeira vez aqui. Amei as atividades!
ResponderExcluirObrigada por seu retorno é muito importante para mim!!!! Muito bom ter você aqui!!!
ResponderExcluirAdorei as atividades, parabéns 👏👏
ResponderExcluirGostei muito da história! Interessantíssimo!! 👏👏
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Valeu! Abraços!
ExcluirMuito bom todo esse material serve de estímulo para a nossa prática pedagógica!
ResponderExcluirObrigada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Um grande abraço!!!
ExcluirParabéns adorei as atividades
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Volte sempre!!! Abraços!!!
Excluir