"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Plano de aula Formas Geométricas para Educação Infantil de acordo com a BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Campo de Experiência da BNCC: 
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.


Público alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Tempo estimado: 2 aulas 

Objetivos de aprendizagem:
Identificar as formas geométricas, classificando-as em circulo, triângulo, retângulo, quadrado.   
Reconhecer as formas geométricas, comparando com objetos vistos no dia a dia. 

História das figuras geométricas

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
O círculo amarelo estava passeando quando de repente viu um quadrado azul, o círculo amarelo o cumprimentou dizendo: olá meu amigo, queres brincar comigo?
Eles estavam brincando quando de repente encontram o triângulo vermelho, então foram os três passear, quando… reparam nos quatro irmãos retângulos, eram todos verdes, estavam os sete a falar quando o círculo teve uma ideia! Vamos brincar?
Todos concordaram. Então, o triângulo subiu para cima do círculo e o quadrado pôs-se em baixo do círculo e os dois dos retângulos ficaram debaixo do quadrado e os outros dois de lado e assim fizeram um boneco!
Ahhhhhhh também construíram uma casa, um trenzinho e ainda uma árvore!
Esses amigos nunca mais se separaram e sempre que suas mães deixam eles adoram brincar formando objetos.


 Atividade 1
O professor poderá contar a história utilizando os recursos de figuras (formas geométricas) que aparecem na história e a medida que for contando a história vai colocando as figuras na lousa até  formar o boneco da história.  

Atividade 2




Atividade 3
Essa atividade é bem interessante, pois estimula os alunos a olharem o entorno e fazerem comparações entre objetos e as formas geométricas estudadas, buscando diferenças e semelhanças entre eles. 

Atividade 4
Após os exercícios sobre classificação e o reconhecimento das formas geométricas, o professor poderá oferecer aos alunos várias formas geométricas cortadas em cartolina e incentiva-los a construírem objetos e paisagens.  
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 5
Amarelinha das formas geométricas 
Desenhar a amarelinha no chão usando as formas geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
Objetivos:Identificar e diferenciar as formas geométricas estudas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
Regras: as mesmas da amarelinha convencional, porém é preciso reconhecer as formas geométricas no percurso da brincadeira. 

Materiais: 
Para fazer a paisagem de figuras geométricas:
Lápis de cor, folha branca, cola e figuras geométricas cortadas em cartolina colorida.
Folhas de atividades, lápis de cor. 

Avaliação:
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário