"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

terça-feira, 23 de julho de 2019

Modelo de planejamento semanal de acordo com a BNCC para o Fundamental I


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Este é um modelo que poderá ser mudado de acordo com o planejamento de cada unidade escolar. O professor adaptará este modelo de acordo com a ralidade e as necessidades de aprendizagens de sua turma, tendo o cuidado de trabalhar as competências gerais da BNCC.

Em dia um poderá será trabalhado até dois ou mais componentes curriculares de acordo com a série. 

Esse modelo não substitui o plano de aula, mas pode ser usado com forma de organizar o trabalho semanal do professor.

Modelo de Planejamento semanal para o Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano de acordo com a BNCC

Segundo ano do Ensino Fundamental 
Dias
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Componentes Curriculares
L P - Língua Portuguesa

GE - Geografia e MA Matemática



Objeto de conhecimento
L P - Leitura de imagens em narrativas visuais
GE - Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

MA Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características.



Habilidades da Base Nacional Comum Curricular  
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos



Tempo estimado
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
Objetivos de aprendizagem
L P - Construir conceitos sobre a estrutura de histórias em quadrinhos.  
Ler histórias em quadrinhos analisando sua estrutura.
Produzir texto sobre o gênero apresentado.  

GE - Identificar e diferenciar os meios de transportes e de comunicação e suas peculiaridades. 
Comparar diferentes meios de transportes e de comunicação indicando seu papel na conexão entre os lugares.

MA- Identificar, comparar e nomear figuras planas por meio de observação de objetos encontrados no dia dia e apresentação de modelos.  

Discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável


Procedimentos metodológicos
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Atividade 1
L P - Na rodada de conversa, apresentar aos alunos diversas histórias em quadrinhos deixando que eles explorarem seus conteúdos. 
Em seguida explicar as características desse gênero textual, apresentado suas peculiaridades.
O diálogo entre os personagens aparece através de balões.
 Os sinais de pontuação são variados.
A presença das onomatopeias.
Linguagem verbal e uma não verbal que
são utilizadas neste gênero.

GE - Proponha aos alunos que descrevam as características de cada tipo  de meio de transporte relacionando  as necessidades de seus usos. Por exemplo, os trens são utilizados para transportar pessoas e mercadorias a médias distâncias. 




Atividade 2
L P - Apresentar (através de imagem) a estrutura e a característica linguística desse gênero textual (balões, diálogos, onomatopeias).
Apresentar os diversos tipos de balões, (fala, pensamento, amor, grito, ideia, cochicho) o professor irá pedir aos alunos que identifiquem esses balões nas histórias em quadrinhos apresentadas no início da aula. 

GE - Após assistirem ao vídeo converse com os alunos perguntando  sobre  os meios de transporte utilizados por seus familiares para ir ao trabalho, igrejas, passeio, mercado etc. fazendo referência as distâncias percorridas, as necessidades e os  benefícios de utiliza-los no dia a dia. Faça uma pesquisa com a turma sobre meios de transporte utilizado pela família do aluno para locomoção em diversas situações do cotidiano



Atividade 3
L P - Apresentar as onomatopeias na forma de imagem.
Trata-se de figura de palavra que especifica a reprodução de sons ou ruídos. Portanto, quando escrevemos um som, seja ele de que tipo for, estamos utilizando esta alternativa linguística.
Explore junto com os alunos as palavras das imagens para descobrir os sons a que representam.
MA- Apresentar às crianças as formas geométricas através de figuras cortadas na cartolina. fazendo  relação com objetos encontramos no dia a dia. 
Propor aos alunos que façam um passeio pela escola observando e fazendo comparações 
entre objetos e as formas geométricas estudadas, buscando diferenças e semelhanças.



Atividade 4
L P - Praticando a escrita: escreva a história para os personagens abaixo:
Folha com os personagens para completar o diálogo.

MA - Após os exercícios sobre classificação e o reconhecimento das formas geométricas, o professor poderá oferecer aos alunos várias formas geométricas cortadas em cartolina e incentiva-los a construírem objetos e paisagens. 



Avaliação
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula
Recursos
Revistas em quadrinhos, folhas com as imagens dos exercícios.
Cola e figuras geométricas cortadas em cartolina colorida.



Referências
Blog Profissão professor
No link abaixo
Blog Profissão professor
No link abaixo




Link das atividades apresentadas acima:

Este é um modelo de atividades semanais que poderá ser mudado de acordo com o planejamento de cada unidade escolar.
Em dia um poderá será trabalhado até dois ou mais componentes curriculares de acordo com a série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário