"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sábado, 20 de julho de 2019

Plano de aula medida de tempo de acordo com BNCC para Educação Infantil

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Campo de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Educação Infantil: 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Tempo estimado: 3 aulas 

Objetivos de Aprendizagem:
Identificar e diferenciar o dia da noite associando os períodos de claro e escuro.
Associar rotinas do dia a dia com a período diurno e noturno.
Construir a noção de tempo divida em horas, minutos e segundos.

Desenvolvendo a noção de tempo
Desenvolver a noção de tempo não é tarefa fácil para os pequenos, pois o tempo é abstrato para as crianças. A princípio, a noção pode ser desenvolvida por meio da percepção do dia e da noite – claro e escuro. Procure conversar com as crianças sobre o que elas sabem sobre o dia e a noite. Deixe que as crianças façam suas indagações e proposições sobre o assunto.  

Atividade 1
Assistir ao vídeo: De Onde Vem o Dia e a Noite? E em seguida fazer perguntas sobre a personagem e sua rotina no vídeo. Pergunte sobre o que a Kika estava fazendo no inicio do vídeo e porque? E no final do vídeo? Pergunte sobre o que podemos fazer durante o dia e a noite? 

De Onde Vem o Dia e a Noite?



Atividade 2
Percepção de hábitos do cotidiano
A criança pode começar a associar o tempo com a rotina, hábitos cotidianos. Por exemplo: café da manhã, almoço e jantar são acontecimentos regulares, marcados pelo tempo, fazendo com que essa noção torne-se mais concreta. Usar o antes e o depois também são formas de a perceber a passagem do tempo. Tomo o café da manhã antes do almoço. O lanche da tarde é antes do jantar.
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 3 
Uma atividade bem simples que vai trabalhar a noção de tempo é utilizar os cumprimentos ( bom dia, boa tarde, boa noite, até logo, até amanhã). O professor proporá e auxiliará a elaboração de estórias onde o importante seja o uso dos cumprimentos. Exemplo:

Dona coelha tem muitos filhinhos e todos dormem em um grande e bonito quarto. Muito cedinho, ela abre a janela para entrar os raios de sol e diz: (as crianças devem responder): Bom dia! 
O senhor urso  dorme muito, principalmente no inverno. Não tem filhos, mas  leva seus vizinhos à depois do almoço. Chega a casa deles todos o cumprimentam alegremente dizendo: Boa tarde, tio!
Corujas gostam de dormir de dia e passear à noite. Quando os morcegos passam por suas janelas: Boa noite!
O papagaio de Narinha sabe que ela vai comprar pão para o café da manhã e volta já. Então ela diz: Até logo!  E ela para deixar o papagaio preocupado, diz: Até amanhã

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

 Atividade 4
Como o tempo pode ser medido
Conversar com as crianças sobre o tempo e como ele é importante para organizar a rotina do dia a dia. Como a hora de entrada na escola, a hora do almoço, a hora do jantar, etc. Explique que para medir o tempo usamos os relógios que são uma das mais antigas invenções humanas. A noite e o dia juntos tem 24 horas e é assim que dividimos o nosso tempo para fazer as tarefas diárias.

Apresentar os diversos tipos de relógios dos mais antigos ao mais modernos, a partir de imagens ou relógios reais numa exposição. Suscitando a perceberem, também a passagem do tempo de longa duração como do mais antigo ao mais moderno.



Atividade 5 
Construindo a noção de tempo
Construir a noção de tempo divida em horas, minutos e segundos é uma tarefa complexa para quem ainda não sabe ler e escrever, mas brincadeiras simples com usar um cronômetro para realizar certas tarefas vai ajudar a mensurar o tempo de forma mais concreta para as crianças. Para trabalhar a noção de hora o professor pode utilizar as tarefas de sala de aula. O professor diz: Vou marcar no relógio uma hora para terminarmos a tarefa e irmos para a recreação, sala de informatica, etc. O professor marca por exemplo o tempo de um minuto para a turma ficar sem piscar o olho, sem se mexer por um minuto, sem falar por um minuto. E  também, o professor pode marcar no cronômetro os segundos  para o aluno discriminar numa cena objetos diferentes, por exemplo. Dessa forma o professor já iniciará o processo de noção de horas, minutos e segundos de forma prática, lúdica e criativa.
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Materiais: 
Folhas de atividades, imagens do relógios, ou relógios reais para exposição e cronômetro.  

Fontes de Consulta:

Livro a Nova Pré escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário