quarta-feira, 10 de julho de 2019

Plano de aula reconto de histórias de acordo com a BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Campo de experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
Educação Infantil: l 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Observação:

Este plano também pode ser trabalhado com o Ensino Fundamental (séries iniciais). Componente curricular: Língua Portuguesa - Práticas de linguagem - Oralidade - Contagem de histórias. 


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.



Ensino Fundamental: 1ª e 2ª anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)


Tempo estimado: 8 aulas


Objetivos de Aprendizagem:
Ouvir a história contada atentamente.
Interpretar a história contada oralmente.
Discutir e planejar o reconto da história de forma coletiva a partir de modelos.
Observar e construir cenário com ajuda do professor. 

Atividade 1
Sabemos que as crianças já tem um repertório de histórias conhecidas por elas. Para essa atividade use uma historia que a turma tenha familiaridade. E antes de contar a história mais uma vez, o professor, explicará para as crianças que elas precisam ouvir com a máxima atenção a história contada, pois farão um reconto da mesma. O professor dirá às crianças que recontarão a história usando a técnica de dramatização e para isso devem criar um roteiro e organizar coletivamente.  
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
  
Observação 
A história (fábula) apresentada neste plano é apenas uma sugestão, o professor poderá propor aos alunos que escolham uma outra história para ser recontada por eles.  

O que é fábula?
A fábula é uma narrativa em prosa ou poema épico breve de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados. Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano, sugerindo uma verdade ou reflexão de ordem moral. Para saber mais sobre o assunto!

O coelho e a cabra
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Um belo dia, o coelhinho saiu para colher cenouras, e acabou deixando a porta de sua casa aberta. Ao voltar, ele percebeu que a casa estava fechada, então pensou:
-Quem está aí dentro?

O coelho bateu à porta e, apareceu uma cabra dizendo:

- Saia da minha casa! Eu sou a cabra Cabrez, te dou um salto e te parto em três.

O coelhinho saiu correndo, viu um boi, pediu:

- Seu boi uma cabra invadiu minha casa, ainda disse que me dá um salto e me parte em três. Ajude-me, seu boi.

O boi teve medo, e disse para o coelho que estava muito ocupado.

O coelho viu o cachorro dormindo, e disse:

- Acorda pra latir.

Respondeu o cachorro:

- Au, au!!!

O coelho pediu:

- Seu cachorro, pode me ajudar? A cabra Cabrez invadiu minha casa e ela disse que me dava um salto e me partia em três.
O cachorro estava com muito sono e preferiu voltar a dormir.
Cada vez mais triste e sem saber a quem pedir ajuda, lá continuou o Coelhinho Branco pela estrada fora. Mas, de repente! Lembrou-se do Amigo Galo e correu a toda a velocidade para lhe falar. Ao vê-lo o Galo perguntou-lhe:
- Porque vens com tanta pressa, Coelhinho?
E o nosso Amigo Coelhinho teve que repetir a sua história…
- Já pedi ajuda ao Cão e à Vaca que julgava tão valentes, mas ambos, tiveram medo.
Podes ajudar-me, Amigo Galo? Respondeu o Galo:
- Cocoró, cocorócoco... Também eu tenho medo! Desculpa, coelhinho, mas estou com muita pressa! Cocoró, cocorócoco
Assim, o animalzinho se desesperou e começou a chorar, quando veio uma abelhinha bem pequena e disse:
_ Por que está chorando, coelhinho?

Ele respondeu:

_ Por que a cabra Cabrez invadiu minha casa, e ela disse que me dá um salto e me parte em três.

A abelhinha foi até a casa do coelho e bateu à porta. A cabra já queria saltar em cima da abelha, mas a abelha deu uma ferroada tão forte na cabra, que ela correu e nunca mais se ouviu falar na cabra Cabrez.



MORAL: Tamanho não é documento.


Atividade 2
O professor irá complementar a ação anterior exibindo o vídeo abaixo chamando a atenção das crianças para a história que está sendo encenada. Pergunte às crianças quem são os personagens e as características deles. Pergunte, também, sobre as ações de cada um dentro da história, os comportamentos de cada um diante do problema do coelho. Convide aos alunos a  imitar os personagens da história já preparando para o próximo passo do trabalho.   

Era Uma Vez - O Coelhinho Branco (Xuxa No Mundo da Imaginação)

Atividade 3 
Planejando o roteiro
O professor pedirá as crianças que narrem a história que foi exibida no vídeo e escreverá na lousa fazendo o papel de escriba. Em seguida separe as falas dos personagens de acordo com preferências dos alunos. Explique para crianças que uma história tem começo, meio e fim, e que para representa-la é preciso fazer arranjo das falas e a presença de um narrador, também, é importante para apoiar as falas dos personagens e também da sentido a história. Para os alunos que não sabem ler ainda, o ensaio das falas deve ser feito com ajuda do professor, também, poderão  levar  o texto  do seu personagem para ser ensaiado em casa com ajuda da família. Faça fichas em papel cartão para facilitar o manuseio dos textos pelos alunos. Inclua todos os alunos na encenação, se a turma for grande faça duas apresentações ou mais para incluir todos.  


Atividade 4  
Criando o cenário 
Pergunte às crianças sobre o cenário que viram no vídeo, sobre a casinha do cachorro, sobre a toca do coelho,  sobre as arvores, sobre as pedras, enfim, tudo compõe o cenário. Deixem que eles discutam a importância do cenário na composição das cenas. Para construir o cenário o professor pode usar materiais disponíveis na própria escola como TNT, cartolina, EVA e também materiais recicláveis como caixa de papelão, etc. As crianças devem fazer parte da construção de todo o cenário ou parte dele. 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
  
Atividade 5 
Separando as fantasias  e adereços
As fantasias ou máscaras dos personagens são partes importantes para dar vida a história e também atrair as crianças para atividade que será proposta. Com apenas recursos simples, como uma máscara ou pintura de rosto pode-se tornar a atividade muito estimulante e atraente  para os pequenos. 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 6
Hora da apresentação
A apresentação do teatrinho é o ápice de todo o trabalho e deve ser um dia especial marcado por expectativas. As crianças devem ser estimuladas a fazerem a apresentação para as outras turmas da escola e também para as suas famílias. O professor pode filmar os alunos dramatizando a história para que eles se vejam atuando. Logo depois, o professor usará o registro na roda de conversa para que os alunos compartilhem suas experiencias e aprendizado com os colegas de classe.     

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Avaliação: 

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnósticas no início das aulas. Posteriormente, a atenção dos alunos na escuta da história contada, interesse pela confecção e apresentação do reconto teatral. Reflexão sobre os trabalhos realizados e o aprendizado da turma com a experiencia vivenciada. 

Materiais: 
TNT, cartolina, EVA e também materiais recicláveis como caixa de papelão,etc., Video, livro com a história ou material impresso com história, fichas com as falas dos personagens. 

Fontes de Consulta:

6 comentários:

  1. Excelente a ajuda da construçao das histórias.Gostaria muito deum planejamento com Pinóquio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua avaliação!!! Seu feedback Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!

      Excluir
  2. Ótimas atividades. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!! Seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!

      Excluir