"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

domingo, 25 de agosto de 2019

Plano de aula partes da planta e suas funções de acordo com a BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Plano de aula/Ciências 2º Ano/ Vida e Evolução

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

Objeto(s) do conhecimento
Seres vivos no ambiente
Plantas

Objetivos de aprendizagem:
Identificar as partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) associando suas funções. 

Tempo estimado: 6 aulas 

Orientações: Apresente as partes da planta de forma geral e posteriormente trabalhe cada parte de forma a apresentar os detalhes de cada uma e suas funções na planta.


Atividade 1
Apresentar as partes de uma planta a partir de modelos, associando com plantas que os alunos veem em seu dia dia. Se proximidades da escola tiver plantas ou árvores leve os alunos para observarem e converse sobre suas partes,  perguntando sobre suas funções. Se não houver possibilidade, leve para sala fotos de plantas de verdade para que as crianças tenham uma experiência mais natural.  Pergunte as crianças sobre as partes que compõem as plantas em geral. Se já observaram essas partes nas plantas e se sabem as funções de cada uma delas. É importante, entretanto, lembrar, que nem todas as plantas apresentam essa mesma  estrutura. 


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Partes das plantas e suas funções:

Folhas, responsáveis pela alimentação, respiração e transpiração das plantas;

Atividade 2
Experimento: A Transpiração das Plantas
Esse é um experimento que pode ser feito a qualquer momento. O objetivo é demonstrar o processo de transpiração em uma planta.
Para realizá-lo, você vai precisar de:
Vaso, uma planta viva, cheia de galhos e folhas.Saco plástico grande, incolor e sem furos. barbante, fita adesiva.
Para começar, coloque alguns galhos da planta dentro do saco plástico e amarre com um barbante. Em seguida, coloque o vaso em um local onde possa receber luz do sol, como próximo a uma janela. Após alguns minutos, observe o interior do saco.
Depois de cerca de 15 minutos, será possível notar a presença de gotículas de água na superfície interna do saco plástico. Isso ocorre por conta do fenômeno da transpiração foliar, em que a planta elimina vapor d’água através de estruturas chamadas estômatos, responsáveis pelas trocas gasosas.
Nas plantas, a quantidade de folha e a dimensão da superfície foliar é que vão determinar uma maior ou menor taxa de transpiração. Isso é essencial para a sobrevivência e nutrição das plantas, uma vez que é pela transpiração que substâncias importantes, como sais minerais e aminoácidos, serão transportados da raiz até a folha, em uma espécie de força de sucção. Fonte da atividade aqui!


Atividade 3
Frutos, responsáveis por proteger as sementes;
Leve para sala de aula frutos diversos para explicar sobre como eles protegem as sementes e maioria deles servem com alimentação. Parta os frutos ao meio para revelar as sementes. Explicando que as sementes são responsáveis pelo nascimento de novas plantas. Mostre para a turma que é, na semente  que acontece a germinação. A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar. Dentre os principais fatores que afetam a germinação, podemos citar a temperatura, a disponibilidade de água, oxigênio e luz.  Com ajuda do vídeo abaixo, o professor poderá mostrar para os alunos como acontece o nascimento de uma nova planta. 


Vídeo: Germinação e desenvolvimento das plantas 


                                                                                                                                   


Atividade 4
Leve para sala flores de diversas espécies para mostrar suas partes internas. Explique que as flores são responsáveis pela formação do fruto e da semente. Contribui para a produção de sementes do vegetal. Desta maneira, novas plantas são capazes de surgirem e crescerem. As flores são consideradas o órgão reprodutor da planta. A polinização é o ato de reprodução das plantas que consiste na transferência do pólen da parte masculina da flor para a parte feminina. 


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 5
Caule, responsável por sustentar a planta, além de levar sais minerais e água, por meio da raiz, para as outras partes da planta. Raiz: responsável pela retirada de água e sais minerais do solo para a planta, e pela sustentação dela. 
Faça a experiencia abaixo para mostrar como funciona o transporte da água e sais minerais pelo resto planta.                                                                                                    Experimento:
Esse é uma experiência simples de fazer e que faz sucesso entre os alunos. A ideia é demonstrar a condução de água nos vasos das plantas. Esse processo vai desde a absorção de água pelas raízes até sua distribuição por toda a planta, chegando até flores e folhas. 
Colorindo Flores
Esse é uma experiência simples de fazer e que faz sucesso entre os alunos. A ideia é demonstrar a condução de água nos vasos das plantas. Esse processo vai desde a absorção de água pelas raízes até sua distribuição por toda a planta, chegando até flores e folhas.
Você vai precisar de:
Flores brancas, água,2 copos, tesoura, estilete, 2 colheres, corante de alimentos de duas diferentes cores; azul e vermelho.
Para começar, coloque água até a metade dos copos. Adicione cerca de 30 gotas do corante azul em um copo e do vermelho em outro. Misture. Em seguida, escolha uma flor e corte o caule em um ponto que permita que ela seja colocada no copo sem que derrube a água. Depois, com o estilete, divida a parte final do caule em duas partes iguais. Coloque a flor na água com corante, de modo que metade do caule fique dentro do copo vermelho e a outra metade fique fora dele. É só aguardar. Para resultados ainda mais impressionantes, coloque cada parte do caule em copos com corantes diferentes.
Dependendo do dia, os resultados começam a aparecer em cerca de 10 minutos. Você vai perceber que as pétalas da flor branca vão começar a se colorir de acordo com a cor da água pela qual são irrigadas. O resultado é muito bonito e, depois de algumas horas, as folhas também ficam coloridas.  Fonte da atividade aqui!

Vale lembrar que nem todas as plantas possuem sistema condutor. As que são dotadas de vasos pertencem ao grupo das traqueófitas. Ao longo da sua evolução, essas plantas desenvolveram tecidos especializados na condução de água e seiva, que transportam os nutrientes necessários para todas as partes da planta.


Nesse experimento, folhas e flores ficam coloridos por conta de dois fenômenos relacionados a esses vasos: a capilaridade e transpiração. O primeiro permite que os líquidos subam naturalmente através dos vasos das plantas. Porém, isso não é o suficiente para que água chegue até as partes mais altas das árvores, por exemplo. É aí que entra a transpiração, que cria uma espécie de sucção, que leva os nutrientes até as folhas e flores.

Atividade 6 
Seminário
Proponha  aos alunos que façam um desenho de uma planta completa com caule, raiz, folhas, flores e frutos, escrevendo suas partes. O desenho será compartilhado com os amigos numa apresentação em que os alunos explicarão as funções de cada parte desenhada. O professor deverá instruir os alunos que estudem sobre o tema para apresentar com maior propriedade o assunto.  
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Materiais:   
Para fazer o experimento:flores brancas, água,2 copos, tesoura, estilete, 2 colheres, corante de alimentos de duas diferentes cores; azul e vermelho.Vaso, uma planta viva, cheia de galhos e folhas.Saco plástico grande, incolor e sem furos. barbante, fita adesiva.   
Avaliação:
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário