"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sábado, 17 de agosto de 2019

Plano de aula reconhecendo as letras do próprio nome de acordo com a BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Tema da aula: 
Reconhecendo o Alfabeto - Trabalho com nomes próprios

Campo de experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Público Alvo: 
Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa) 

Tempo estimado: 5 aulas

Objetivos de Aprendizagem:
Identificar as letras do alfabeto, associando aos nomes de personagens de desenhos animados.
Reconhecer a letra inicial do nome e dos nomes dos colegas de classe. 

Reconhecer as letras do próprio nome.
Escrever o próprio nome por meio de modelo. 

Escrever os nomes dos familiares com auxílio do professor.

Orientações:
As atividades com os nomes próprios devem ser sequenciadas para possibilitar as aprendizagens da grafia do próprio nome e de nomes de pessoas próximas. A criança vai identificar as letras do alfabeto associando aos nomes de pessoas do seu convívio. Uma proposta significativa de alfabetização, é aquela que visa formar leitores e escritores pró ativos. 

MÚSICA DO ALFABETO COM PERSONAGENS DESENHOS INFANTIS 

Para assistir no youtube:  https://www.youtube.com/watch?v=VgUAWAX5dcI

Atividade 1 
Apos assistirem ao vídeo da música do alfabeto, o professor escreverá na lousa ou em um cartaz o nome da cada aluno da turma. E perguntará o nome da letra inicial de cada aluno e pedirá ao alunos que façam associações com os nomes dos personagens vistos no vídeo. O professor mostrará como fazer o traçado de cada letra inicial dos nomes dos alunos na lousa. Cada aluno escreverá a letra do seu nome usando modelos (nome na chamadinha ou crachá) associando ao personagem que aparece no vídeo. Explique para turma que as letras do alfabeto são usadas para escrever os nomes de tudo o que vemos, inclusive os nomes das pessoas. Em seguida peça aos alunos que mostrem as letras que escreveram e perguntem qual personagem que viram no vídeo que tem a mesma letra de seu nome. 
Resultado de imagem para frozen pngResultado de imagem para fiona png
Atividade 2
O professor escreverá os nomes dos alunos nos retângulos letra por letra, depois cortará os retângulos com as letras do nome de cada aluno. Peça aos alunos que montem seus nomes a partir de modelos (crachá, ou nome na chamadinha) para as turmas que estão aprendo o nome. Peça as crianças que mostrem a primeira letra do seu nome: pergunte o nome da letra. Pergunte também, a cada criança, quem mais na turma tem o nome que começa com esse letra? Essa letra se repete em seu nome? O professor poderá imprimir as cartelas para escrever os nomes dos alunos da turma e colar no papel cartão para ficar mais resistente, e poderá assim, utilizar esse recurso mais vezes. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Atividade 3 
Diga aos alunos que irão fazer uma brincadeira de faz de conta de que estão se conhecendo agora e que vão fazer perguntas sobre seus nomes um para o outro. O professor deverá direcionar as perguntas que serão feitas. Faça crachás para turma (se a turma não tiver), e peça aos alunos para representar um diálogo, cada um usando o seu crachá. Oi meu nome é... Qual o seu nome?  Meu nome começa com a letra... E o seu? Meu nome tem (números de letras). E o seu nome? O personagem de desenho que tem mesma letra do meu nome e... Qual o personagem de desenho tem a primeira letra do seu  nome?


Atividade 4

Peça aos alunos que escreveram os seus nomes a partir de modelos (crachá ou nome da chamadinha). Depois, os alunos recortarão de jornais e revistas as letras que formam seu nome. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/



Atividade 5

Para ampliar o conceito das letras aprendidas, peça aos alunos que desenhem sua família e escreva os nomes ou as letras iniciais de cada nome dos membros de sua família. 
  


Materiais:
Folha de atividade, jornais e revistas para recorte, crachás com os nomes dos alunos da turma, folha branca para desenhar, lápis de cor, lápis preto.

Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse realização das atividades durante a aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário