"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Produção textual: textos narrativo, descritivo e dissertativo para 4º e 5º anos do fundamental de acordo com a BNCC



Língua Portuguesa/ 4º e 5º anos

Práticas de linguagem 
Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)

Base Nacional Comum Curricular 
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Objeto de conhecimento:
Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação

Objetivos de conhecimento:
Identificar os tipos de textos: narrativos, descritivos e dissertativos. 
Escrever textos sobre os gêneros apresentados acima.
Elaborar textos de acordo com as normas gráficas. 

Tempo estimado: 6 aulas 


O vestido Azul 
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita.
Acontece que essa menina frequentava as aulas da escolinha local no mais lamentável estado: suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo.
Assim raciocinou o mestre: "é uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada desse jeito. Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul."
Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, com aquele traje tão bonito, a filha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes das aulas.
Ao fim de uma semana, disse o pai:
"Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar um pouco a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?"
E assim fez o humilde casal.
Até que sua casa ficou muito mais bonita que todas as casas da rua e os vizinhos se envergonharam e se puseram também a reformar suas residências.
Desse modo, todo o bairro melhorava a olhos vistos, quando por isso passou um político que, bem impressionado, disse:
"É lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo".
E dali saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro.
Dessa primeira comissão surgiram muitas outras e hoje, por todo o país, elas ajudaram os bairros pobres a se reconstruírem.
E pensar que tudo começou com um vestido azul.
Não era intenção daquele simples professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo o país.
Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento, do qual se desencadeou toda aquela transformação. É difícil reconstruir um bairro, mas é possível dar um vestido azul. 

Incentivo Inicial Comece  aula fazendo a leitura da história acima. Depois da leitura, converse com a turma sobre a história lida. Pergunte sobre a estrutura do texto, analisando como é contada a história. Se o narrado é apenas o observador (aquele que observa e conta os fatos) ou é um narrador personagem ( aquele que conta e participa da história).   

Explique sobre os tipos de textos abaixo, fazendo comparações com a história lida.

Texto narrativo
O texto acima é um exemplo de um texto narrativo. Narrar é contar uma história real ou fictícia. Você pode contar um fato que aconteceu na sua vida ou na vida de outras pessoas. Para criar uma história é só escolher o assunto, selecionar as palavras e usar a imaginação. 

Texto descritivo 
O texto descritivo é a descrição em detalhes de um personagem, lugar, objeto, etc. O texto deve ser recheado de detalhes como cores, formato, características, etc. Use exemplos para demonstrar esse tipo de texto.

Texto dissertativo
O objetivo do texto dissertativo é expor um assunto de forma explicativa. Sua estrutura é composta de introdução, desenvolvimento e conclusão.  

Atividade 1 
Descrevendo...
Aproveite a história do Vestido Azul que conta as melhorias que aconteceram na vida da menina e que se estenderam para todo o bairro. Proponha aos alunos que escreva um texto descritivo sobre seu bairro. Peça aos alunos para descrever com riqueza de detalhes o seu bairro. Os alunos farão, também, um desenho ilustrando seu texto. Depois os colegas poderão comparar os desenhos feitos com os textos escritos.

Atividade 2 
Produção independente 
Na história do Vestido Azul aparece um fato interessante sobre como um bairro inteiro se transformou com uma simples atitude de um professor.
Escreva um texto dissertativo explicando o que falta no seu bairro e como você gostaria que ele fosse. Proponha aos alunos que exponha seus textos analisando o ponto de vista da cada um em relação ao seu bairro. 


Atividade 3
Reescrita de texto
A história da menina do vestido azul é um texto narrativo. Faça você também um texto narrativo! Escolha uma história bem interessante que você já leu e reescreva a história, trocando os nomes dos personagens e também o local em que ela acontece.  Lembre-se que um texto narrativo precisa ter  início, meio e fim. Fique atento à estrutura do texto narrativo, que é a seguinte:
▪ Apresentação/Introdução;
▪ Conflitos/Desenvolvimento;
▪ Clímax/Ápice da história;
▪ Conclusão/Desfecho.


Materiais: 
História do Vestido Azul.

Avaliação:
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.



Fonte de consulta: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário