"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Plano de aula consciência negra para Educação Infantil de acordo com a BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Campo de experiências da BNCC:
Eu, o outro e o nós

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EO6) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida .
.
Objetivos de aprendizagem:
Identificar diferentes traços físicos em pessoas a sua volta.
Valorizar  as  características  afrodescendentes.
Identificar e reconhecer a cultura afrodescendentes. 
Ouvir atentamente a história contada.
Interpretar a história contada.

Faixa etária: 
Educação Infantil (crianças pequenas 4 e 5 anos) 

Tempo estimado: 4 aulas

A história o cabelo de Lelê em vídeo 


Atividade1
Contação de histórias usando recursos (peruca e roupas) 


O cabelo de Lelê
Lelê não gosta do que vê. _ De onde vem tantos cachos ?, pergunta, sem saber o que fazer . Joga pra lá, puxa pra cá. Jeito não dá, jeito não tem. “Toda pergunta exige resposta. Em um livro vou procurar! “ Pensa Lelê, no canto, a cismar. Fuça aqui, fuça lá. Mexe e remexe até encontrar o tal livro, muito sabido!, que tudo aquilo pode explicar. Depois do Atlântico, a África chama E conta uma trama de sonhos e medos De guerra e vidas e mortes no enredo Também de amor no enrolado do cabelo Puxado, armado, crescido, enfeitado Torcido, virado, batido, rodado São tantos cabelos, tão lindos, tão belos. Lelê gosta do que vê! Vai a vida, vai ao vento Brinca e solta o sentimento Descobre a beleza de ser como é Herança trocada no ventre da raça Do pai, do avô, de além-mar até O negro cabelo é pura magia Encanta o menino e a quem se avizinha Lelê já sabe que em cada cachinho Existe um pedaço de sua história Que gira e roda no fuso da Terra De tantos cabelos que são a memória. Lelê ama o que vê! E você?

Fotos da aula:  Priscila Zago e Maria da Penha Travassos


 Interpretação da história oral
Quem é a personagem principal?
Como é o cabelo da Lelê ?
Quais são as características principais da Lelê ?
Por que Lelê apresenta tais características? 
Como ela descobriu porque tinha tantos cachinhos ?
Como vocês acham que é o pai e a mãe da Lelê? 
E o seu cabelo é igual ao da sua mãe ou do seu pai ? 
Você gosta do seu cabelo do jeito que ele é ?

Explique para as crianças que todos temos características físicas parecidas com nossos pais. Que assim como Lelê, todos nós somos parecidos e diferentes ao mesmo tempo. Alguns tem cabelos enrolados como os da Lelê, outros tem cabelos lisos, mas todos tem sua beleza! E que devemos ter orgulho de ser do jeito que somos. 

Atividade 2
Retratando os traços físicos da personagem da história 
As crianças irão desenhar e pintar as características físicas da Lelê como cabelos, olhos e cor da pele. 

Atividade 3 
Aprendendo sobre a cultura afrodescendente
O professor irá explicar que o livro que Lelê leu na história contava da sua origem e de seus familiares. No livro dizia que eles vieram de um lugar muito lindo chamado áfrica. E trouxeram com eles muitos conhecimentos de suas culturas como: brincadeiras (pular corda, bata quente) Cantigas ( escravo de jó e pirulito que bate bate) Culinária de origem africana (cocada e pamonha) e muitos outros elementos que compõem nossa cultura.
Proponha aos alunos que brinquem de batata quente, e aquele que for queimado irá dizer uma característica do amigo que passou a batata quente para ele. (Variação do jogo)
   
Batata quente
Faixa etária a partir de 4 anos
Sala de aula ou pátio
Objetivos: Trabalhar a coordenação motora, atenção, agilidade e socialização.
Material: Um objeto que possa ser passado de mão e mão com rapidez.
Como brincar 
Os jogadores formam um círculo, com um deles sentado ao centro da roda com os olhos vendados. No círculo, cada jogador deve passar a bola – ou a batata – para o que está a sua direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam: ‘Batata quente, quente, quente, quente... ’. A qualquer momento o jogador que está vendado pode gritar: ‘Queimou!’
Quem estiver com a bola nas mãos nesse instante será o próximo a ir para o centro da roda.   



Atividade 4
Desenhe suas características:
Nesta atividade, o professor irá propor que cada criança desenhe suas características físicas na figura abaixo. Imprima o boneco na folha e deixe que a criança desenhe suas características físicas. Quando todos terminarem, deverão compartilhar seus desenhos explicando suas características. Cole em uma cartolina os desenhos feitos pelos alunos. As crianças irão comparará suas suas características com as dos colegas, observando as diferenças entres eles.
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Créditos da imagem: Professorandas sthefany e Ysabelle

Molde do boneco 
Resultado de imagem para boneco corpo humano

Recursos:
Vídeo da história o cabelo de Lelê, folha com a imagem do boneco, folha branca, lápis preto e lápis de cor. 

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Fontes de consulta:
https://demonstre.com/brincadeiras-africanas-dia-da-consciencia-negra/
http://escjpedroosorio.blogspot.com/2012/07/brincadeiras-e-cantigas-de-origem.html

2 comentários:

  1. Muito interessante, já tinha trabalhado com essa literatura e as crianças amaram.

    ResponderExcluir