"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Plano de aula tema natal para educação infantil de acordo com a BNCC


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Campo de experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

Educação Infantil: 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Número de aulas:

Objetivos de Aprendizagem:
Ouvir a história contada atentamente.
Interpretar a história contada oralmente.
Discutir e planejar o reconto da história de forma coletiva a partir de modelos.
Representar a história contada em forma de peça teatral. 

Atividade 1 
Contando histórias 
O professor contará a história do nascimento de Jesus utilizando o recurso presépio. O professor confeccionará o presépio (a partir das imagens abaixo) de forma que possa montar e desmontar. O professor poderá colar os personagens em papel cartão para ficar mais firme.  O professor  deixará para colocar os personagens no presépio a medida que for contando a história e no final o presépio ficará  montado. 

 


O nascimento de Jesus Cristo 

Muito tempo atrás.... uma moça chamada Maria que morava na cidade de Nazaré e foi escolhida por Deus, o nosso criador, para ser a mãe de seu filho Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

Então Deus enviou um anjo até a casa de Maria, o anjo disse:
- Maria, não temas! O Senhor é contigo! Traga novas de grandes alegrias. Tu achaste graças diante de Deus, eis que você dará a luz a um filho e dará o nome de Jesus, este será chamado de filho do Altíssimo, e será o príncipe da paz.
Maria ficou muito feliz e orou agradecendo a Deus.
- Obrigada, Senhor! Porque escolheste a tua humilde serva para ser a mãe do seu filho amado.
Logo que o anjo falou com Maria, ela foi visitar sua prima Isabel para contar as boas novas, no entanto Isabel ao ver Maria ficou possuída do Espírito Santo. E disse:
- Bendita és tu entre as mulheres, bendito é o fruto do teu ventre.
Passaram-se nove meses a barriga de Maria já havia crescido e ela teve que viajar com seu esposo José para Belém para se recensear. Quando chegaram a Belém a cidade estava cheia de gente, muitas pessoas de todas as partes estavam ali para o recenseamento, por isso José não achou nenhuma vaga nos hotéis da cidade, todos estavam super lotados.
José falou para o atendente de um dos hotéis.
- Amigo, minha esposa está prestes a dar a luz será que você não tem um lugarzinho que ela possa ao menos passar esta noite?
- Só tem o estábulo, onde ficam os animaizinhos se você quiser podem passar a noite lá.
E lá se foram José e Maria para o estábulo. Era um lugar simples e humilde e ali mesmo Maria deu a luz ao menino Jesus, O Salvador do Mundo, O Príncipe da Paz e o envolveu com faixas e colocou-lhe em um bercinho de palha chamado de manjedoura.
E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de suas ovelhinhas, quando um anjo do Senhor apareceu e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus.
- Jesus, nasceu lá em Belém em um estábulo.
De repente apareceram muitos anjos cantando:
- Glória a Deus nas alturas e paz na Terra entre os homens de boa vontade.
Os pastores imediatamente foram a Belém ao encontro de Jesus e ficaram felizes em vê-lo.
Os magos que moravam viram a estrela no Oriente e a seguiram e ela os levou onde estavam o menino com a sua mãe. Então os magos prostraram-se e adoraram Jesus e presentearam o menino com ouro, incenso e mira. 

Atividade 2
Reconto de histórias 
Após contar a história, estimule seus alunos a recontarem a história ouvida , deixe que explorem os recursos, apresentando assim para os colegas o aprendido.  


Atividade 3 
Montando o presépio
O professor proporá aos alunos que montem o seu  próprio presépio. Os alunos poderão colorir os personagens de acordo com suas preferências.



Atividade 4
Representando a história ouvida 
Faça a exibição do vídeo abaixo e proponha a turma que faça a representação da história do nascimento de Jesus. O professor poderá colocar a peça como apresentação de natal para fim de ano. O vídeo traz a história do nascimento de Jesus encenada por crianças e vai inspirar seus alunos a também conta -la! Bom trabalho!
O nascimento de Jesus em vídeo


Fontes de consulta:
http://wwwmarcelacristina.blogspot.com/2014/11/natal-atividades-presepios-para-colorir.html?spref=pi

Nenhum comentário:

Postar um comentário