"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Atividades para o primeiro dia de aula na educação infantil de acordo com a BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Campo de experiências da BNCC
Eu, o outro e o nós


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a importância das regras de convivência no ambiente escolar 
Compartilhar preferências e gostos com seus colegas de classe.  
Identificar seu próprio nome e os nomes dos colegas.
Identificar os objetos de usos do cotidiano em sala de aula.  

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tempo estimado: 4 aulas de 50 minutos

Tema da aula: Primeiro dia de aula

Atividade 1 
Acolhida dos alunos 
Música ambiente é uma boa pedida para este dia. Selecione músicas suaves que tranquilizem as crianças, pois para muitas delas é a primeira vez que estão no ambiente de uma sala de aula. A sala deve estar bem enfeitada e convidativa. Deve ter brinquedos, livros e outros objetos que atraiam as crianças. Faça um círculo e converse com os alunos propondo que eles mesmos façam suas apresentações, dizendo seus nomes, preferências de alimentos, brincadeiras, musicas, etc. Após as apresentações cante com eles algumas músicas de boas vindas. 
Volta as aulas com os Amiguinhos - musica infantil educativa
Para assistir no YOUTUBE  https://www.youtube.com/watch?v=vT9AptdBZ-c

Atividade 2
Trabalhando com crachá  
Após a conversa, ainda em círculo,  apresente os crachás aos alunos, previamente feitos pelo professor, perguntando sobre a primeira letra do nome que aparece e se alguém sabe a quem pertence. O professor apresentará os crachás um de cada vez e deixará que os alunos descubram seus nomes. Mais modelos de crachás
Trabalhando os objetos de uso cotidiano da sala de aula
Proponha uma brincadeira para a turma que apresente cada objeto da sala para as crianças. Esta brincadeira vai trabalhar o espaço da sala de aula, onde os alunos identificarão objetos e suas  funções. Será trabalho a autonomia pessoal no uso de objetos no espaço da sala de aula. Para iniciar  a brincadeira o professor mostrará objetos que tem na sala de aula e perguntará as crianças para que servem e como usar. O professor fará intervenções se houver necessidade. O professor poderá usar o calendário da sala, a janela do tempo, a chamadinha da sala, o mural da sala, entre outros. até que todos os objetos de uso cotiano da sala seja apresentado. 
Ideias de calendários para sala de aula
Ideias de chamadinhas para sala de aula
Painéis e Murais de Chamadinhas em EVA – Menino e Menina
Atividade 4 
Apresentado as regras da sala 
A construção, reavaliação e manutenção das regras deve ser uma constante na tarefa do professor. O respeito as regras são a base do convívio em sociedade. As crianças não enxergam a utilidade das regras que não se sustentam. Elas não sentem a necessidade de respeita-las e isso acaba por criar um ambiente de desorganização. O professor precisa cobrar as regras que são estabelecidas juntos com os alunos. As regras devem ser ensinadas e cobradas pelo professor. No início vai dar um pouco de trabalho, mas com o tempo as crianças vão obedece-las automaticamente. Não desanime. Esta decisão vai trazer grandes benefícios. 

Nesta atividade o professor irá falar das regras da sala de aula e como elas são importantes para o convívio de todos em sala. O professor fará uma lista das regras e explicará cada uma delas, certificando-se que os alunos entenderam o exposto. Coloque estas regras expostas em um cartaz para que todos vejam. Coloque em formato de imagens para que os pequenos observem e consultem quando tiverem dúvidas.. Imagens de regras para sala de aula  
Ideias de cartazes de regras de convivências

Exemplo de algumas regras de convivência para sala de aula

Regras para Sala de Aula Para saber mais!

1. Entrar e sair da sala de aula em ordem

2. Cumprimentar os coleguinhas na chegada e na saída

3. Colocar as mochilas no lugar

4. Organizar os brinquedos

5. Compartilhar os brinquedos

6. Lavar as mãos depois de brincar

7. Manter a sala de aula organizada

8. Lavar as mãos antes do lanche

9. Comportar-se bem na hora do lanche

10. Fazer a higiene pessoal

11. Ter bons modos

12. Sentar-se corretamente

13. Escutar os coleguinhas

14. Ouvir a professora
Lembrancinhas  para o primeiro dia de aula 
Mais lembrancinhas para o primeiro dia de aula

Fontes de Consulta

Nenhum comentário:

Postar um comentário