"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Plano de aula leitura - explorando ilustrações do livro - Educação Infantil

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Tema da aula
Leitura e exploração de ilustrações do livro  

Campo de Experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos de aprendizagem BNCC
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

Faixa etária: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)


Contação de histórias - A felicidade das borboletas 


Orientações: 
Reservar espaços para maior liberdade de movimentos. Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévias dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos.

Observações:poderá ser utilizado neste trabalho outras histórias do interesse do professor. Bom trabalho! 

Atividade 1 
Antes de contar
Para essa atividade use uma história que as crianças ainda não conheçam seu enredo. Se for usar o livro deixe que as crianças manipulem e formulem ideias sobre o livro através das ilustrações. Se for usar o vídeo deixe sem som para que as crianças façam suas considerares sobre a história só olhando suas imagens. Depois da exploração pergunte sobre o que eles acharam das ilustrações sobre o que  essas imagens contam. Deixe que as crianças exponham suas ideias sobre a história.   

Atividade 2
Comparando a história contada
Conte a história (leia a historia na integra, lembre- se que é uma atividade de leitura) deixe  que as crianças acompanhem vendo as ilustrações da mesma.  Ao terminar de contar, chame a atenção das crianças para história comparando com as suposições que foram feitas por elas antes da história ser contada. As crianças devem perceber que o texto conta a história que as ilustrações são composições que ajudam na narração, mas que não são os elementos principais. 
Atividade 3
Jogo das perguntas e respostas 
Explique as crianças que serão feitas perguntas sobre a história e que elas deverão responder sem falar uma única palavra, usando apenas gestos ou imitações. O professor poderá usar perguntas como: Qual o nome da história? Qual a idade de marcela? Qual é a fantasia de marcela? Qual a dança que marcela aprendeu? Por que macela é uma criança especial? 
Recursos
História "A felicidade das borboletas" 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário