GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE
ESTADO DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO ESTADUAL
ALCINDO GUANABARA
NORMAL/MÉDIO
PROJETO DE PESQUISA
TEMA DA PESQUISA
O
ALUNO DE INCLUSÃO E O DESPREPARO DA ESCOLA NA TAREFA DE ENSINAR
PROFESSORA RESPONSÁVEL: CLÁUDIA DE QUEIROZ CORRÊA
RJ MAIO /2015
SUMÁRIO
1-
INTRODUÇÃO.........................................................................3
2-
OBJETIVOS.............................................................................4
3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5
3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5
4- REVISÃO
TEÓRICA................................................................6
5- METODOLOGIA......................................................................8
6-
CRONOGRAMA.......................................................................9
7-
BIBLIOGRAFIA.......................................................................10
1-INTRODUÇÃO
Neste Projeto de Pesquisa abordaremos
o Tema "O aluno de inclusão e o despreparo da escola em sua tarefa de
ensinar." O foco da pesquisa será a buscar respostas paro o grande desafio
da escola em ensinar as crianças com deficiência na rede pública de ensino. E
terá como base o problema de pesquisa elaborado pela turma 3003 CN: Por que a
escola pública não está, ainda, preparada para ensinar o aluno da Educação
Especial?
A educação inclusiva é um direito que
deve ser respeitado por todos os sistemas educacionais, e isto significa que
todos, sem distinção têm o direito de estudar numa escola que seja realmente
inclusiva. Incluir não se restringe apenas em matricular o aluno com
necessidades especiais no ensino regular, mas sim dá oportunidades iguais para
todos aprenderem. O problema de pesquisa originou-se das observações feitas no
campo de estágio, onde vimos uma grande dificuldade dos professores em ensinar
os alunos de inclusão e nos fez refletir sobre o despreparo da escola pública
em relação ao aluno da educação especial. Em observações no estágio do segundo
ano de formação de professores em 2014 nos deparamos com professores que se
encontram despreparados e desmotivados para desempenhar sua função de ensinar.
2- OBJETIVOS
Este projeto de pesquisa tem por
objetivos gerais: analisar os problemas estruturais e pedagógicos da escola em
relação ao aluno de inclusão. Avaliar as condições de ensino/aprendizado dos
alunos da educação especial.
Os objetivos específicos são:
Identificar os problemas apresentados pela escola em relação ao ensino dos
alunos de inclusão. Levantar questões sobre o despreparo da escola apresentando
possíveis soluções.
3- JUSTIFICATIVA
A pesquisa do tema: O aluno de inclusão e o despreparo da
escola em sua tarefa e ensinar se justifica por se tratar de uma realidade
muito presente, hoje, o despreparo das escolas em receber os alunos de
inclusão. A maioria das escolas não
possuem recursos suficientes nem matérias didáticos/ pedagógicos para aprendizagem
desses alunos inclusos, além de professores sem preparo algum para lidar com
eles.
A pesquisa nos ajudará a buscar respostas para esse problema a fim de tentar solucioná-lo. A pesquisa desse tema proporcionará respostas mais amplas para que possamos refletir sobre o tema a luz da legislação que ampara o direito do aluno com necessidades educacionais especiais de serem incluídos e terem a oportunidade de aprender como qualquer pessoa.
A pesquisa nos ajudará a buscar respostas para esse problema a fim de tentar solucioná-lo. A pesquisa desse tema proporcionará respostas mais amplas para que possamos refletir sobre o tema a luz da legislação que ampara o direito do aluno com necessidades educacionais especiais de serem incluídos e terem a oportunidade de aprender como qualquer pessoa.
4- REVISÃO TEÓRICA
A inclusão de crianças com deficiência
tem sido um dos maiores problemas nas escolas hoje em dia. Isso acontece também
pela insegurança dos pais em matricular seus filhos e também a pela falta de
capacidade estrutural e pedagógica que a escola tem para receber esse aluno com
deficiência.
A
deficiência é um fato que está presente no cotidiano das pessoas, cada dia que
passa o número de pessoas com deficiência que estão ingressando nas escolas,
ensino superior e mercado de trabalho, está aumentando. Mas para que isso
ocorra de forma mais acessível para estes, é necessário que se tenha um ensino
que supra as necessidades individuais de cada ser, levando em conta a sua
dificuldade.
Segundo
a Declaração de Salamanca ”o princípio
fundamental das escolas inclusivas consiste em que todos os alunos devam
aprender juntos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das
diferenças que apresentem (UNESCO, apud Oliveira, 2005)”.
A
escola ainda não está oferecendo totalmente um ensino de qualidade para este
tipo de aluno, é necessário professores experientes que saibam atender a esse
público da melhor forma possível.
Na
Lei de Diretrizes e Bases Brasileira
9394/96 art. 58 § 1º diz que “haverá
quando necessário serviço de apoio especializado, na escola regular, para
atender às peculiaridades da clientela de educação especial”.
São necessários mais recursos para
tratar de forma adequada esses alunos, pois cada um tem o seu tempo para
aprender e quanto mais estímulos eles receberem, melhores rendimentos terão
dentro das salas de aula.
O Estatuto
da Criança e do Adolescente (ECA) também garante o direito à igualdade
de condições para o acesso e a permanência na escola, sendo o Ensino
Fundamental obrigatório e gratuito (também aos que não tiveram acesso na idade
própria); o respeito dos educadores; e atendimento educacional especializado,
preferencialmente na rede regular.
Inclusão vai muito além de estar em
uma sala de aula, para que a ela ocorra é preciso que haja modificações
profundas e importantes no sistema de ensino. Essas mudanças devem ser
planejadas para garantir uma educação de ótima qualidade, deve haver os
esforços de todos, possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente
de construção de conhecimento, isso exige a mudança da postura do professor
favorecendo o processo de inclusão da forma mais natural possível.
A inclusão ainda é um desafio para
lidar na sociedade, principalmente dentro da escola, onde existem barreiras que
segregam os alunos especiais das escolas regulares. A estrutura da escola não
está totalmente preparada, o governo não age de acordo com a lei, o preconceito
ainda é predominante e a falta de conhecimento dos seus familiares, que não
podem lutar por direitos que nem mesmo eles conhecem, os prejudicam. É
necessária uma divulgação desses direitos. O currículo das escolas,
definitivamente, não atendem as especificidades e necessidades dos alunos
públicos alvo da educação especial. A divulgação de informação em massa é
necessária para uma conscientização geral. Profissionais da educação são
preparados na teoria e não na prática e ainda falta recursos e na maioria das
vezes, por exemplo, a ausência de profissionais especializados como interpretes
para lidar com surdos ou de um recurso como o braile para cegos. A inclusão
apenas acontece no papel, dentro das leis, a realidade é o inverso, o
despreparo dos profissionais da educação segue o descaso do poder público.
5-
METODOLOGIA
As metodologias a serem utilizadas
nesta pesquisa serão a revisão bibliográfica que abordam o tema da pesquisa: O
aluno de inclusão e o despreparo da escola em sua tarefa de ensinar. Serão
utilizados como fontes de pesquisa: livros, sites e revistas onde buscaremos
fundamentar a pesquisa através de
leituras analíticas sobre o tema. Na pesquisa descritiva serão coletados dados
através dos seguintes instrumentos:
entrevistas e roteiros de observação no campo de estágio.
6- CRONOGRAMA
A pesquisa relacionada a este projeto está em: Pesquisa Científica em Ensino Médio Curso de Formação de Professores
7-BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Lei
nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília:
Sub-secretaria de Edições Técnicas, 1997. 48 p.
Cavalcante,
M. As leis sobre diversidade. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/leis-diversidade-424523.shtml Acesso em 28 de
abril de 2015.
Estatuto
da Criança e do Adolescente (ECA ) Lei Federal
Nº 8069/1990 Disponível em:
http://www.consec.rn.gov.br/conteudo.asp?tran=item&targ=28789&act=null&page=null&parm=null&lbl=mat%c3%89ria Acesso em: 20 de abril de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário