Orientações para redigir relatórios de desenvolvimento infantil.
Como usar bem as palavras para escrever relatórios educacionais.
Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios.
Termos que não devem ser usados
|
Termos apropriados para usar
|
O aluno não sabe
|
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado,
dominando apenas...
|
Não tem limites
|
Apresenta dificuldades de autocontrole pois...
|
Tem costume de furtar
|
Apresenta dificuldades de autocontrole pois quando...
|
É nervoso
|
Não desenvolveu habilidades para convivência escolar, pois...
|
É agressivo
|
Demonstra agressividade em situações de conflitos; usa de meios
físicos para alcançar o que deseja.
|
É bagunceiro, relaxado
|
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com
seus pertences.
|
É largado da família
|
Apresenta desassistido pela família, pois...
|
É desobediente
|
Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos. Tem
dificuldades em cumprir regras.
|
Não sabe nada
|
Aprendeu algumas noções, mas precisa desenvolver...
|
É apático e distraído
|
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas.
Muitas vezes para se desligar da realidade
|
É mentiroso
|
Costuma usar inverdades para justificar seus atos ou relatar as
atitudes dos colegas.
|
É fofoqueiro
|
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes do colega.
|
É chiclete
|
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho.
|
É sonso e dissimulado
|
Em situação de conflito se coloca como expectador, mesmo quando esta
clara a sua participação.
|
É mimado
|
Aparenta atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas
as suas vontades.
|
É preguiçoso
|
Não realiza as tarefas, apresentando desanimo e cansaço, porém, logo
parte para brincadeiras e outras atividades.
|
É deprimido, isolado, antissocial
|
Evita o diálogo e o contato com colegas e professores preferindo permanecer
sozinho
|
É tagarela
|
Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando o momento em que
o grupo de silêncio.
|
Tem a boca suja
|
Utiliza-se de palavras improprias para o ambiente escolar.
|
Possui distúrbio de comportamento
|
Apresenta comportamento fora do comum para a sua idade e para convívio
em grupo, tais como...
|
É egoísta
|
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
|
ATENÇÃO: Coloque sempre as intervenções feitas para as ações
apresentadas, isto ressalta o trabalho do educador em sala.
O educador eterniza em cada ser que educa (Paulo Freire)
Recebi de uma orientadora de uma escola onde trabalhava, foi muito útil para mim e hoje estou compartilhando com vocês!
Recebi de uma orientadora de uma escola onde trabalhava, foi muito útil para mim e hoje estou compartilhando com vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário