Conteúdo atualizado em 30 de abriu de 2019
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum:
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.Público alvo: Educação infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades a cada faixa etária)
Tempo estimado: 3 aulas
Objetivos de aprendizagens:
Identificar os animais selvagens e domésticos fazendo a diferença entre eles.
Classificar os animais em domésticos e selvagens.
Realizar movimentos que desenvolva percepção, a reação e a atenção através de brincadeiras relacionadas ao tema da aula. Aumentar o vocabulário e fazer associações de ideias.
Utilizar escrita espontânea para escrever os nomes dos animais.
Incentivo Inicial
O professor irá apresentar a turma os animais domésticos e selvagens através de vídeos ou fotos.
Sistematizando:
Após a exibição dos vídeos educativo abaixo, o professor conversará com os alunos perguntando sobre os animais que observaram, fazendo comparações entre eles. Os animais selvagens vivem livres e soltos na natureza, em seu habitat natural onde encontram formas de se alimentar e sobreviver sozinhos. Os animais domésticos são aqueles que vivem próximos do seres humanos, gostam de receber carinho, alguns nos fornecem algum tipo de benefícios como carne, leite e lã, ovos e outros.
Para assistir o vídeo dos animais domésticos e selvagens clicar na imagem abaixo👇
Atividade 1
Reforçando o aprendido.
Atividade 2
Brincadeiras dos animais
O gatinho que faz caretas
As crianças formarão uma roda. A criança que será o gatinho ficará no centro e iniciará o jogo. Ficará na frente de um colega e começará a "miar" e fazer caretas. A criança provocada não poderá rir e passará a mão na cabeça do "gatinho" dizendo "Coitadinho do gatinho" tentará três vezes fazer o colega e se conseguir trocará com ele de lugar. Se não conseguir provocará outro colega até que algum ria.
Os tatus que procuram suas tocas
As crianças formarão duas filas números irregulares de jogadores. As crianças de uma fila serão as tocas e as crianças da outra fila serão os tatus. O professor dará o sinal e os tatus correrão e passarão sob as pernas de seus companheiros (toca), colocando atrás dos mesmos. Os tatus que ficarem sem toca devem imitar um animal selvagem e doméstico que a professora indicar. Na segunda etapa que foi toca será tatu e vice -versa.
Atividade 3
Jogo de advinha
Os jogos de adivinhas ou adivinhação ajudam a
estimular a inteligência das crianças. Um dos jogos mais divertidos e
inteligentes para desfrutar em família e entre amiguinhos são as
adivinhações. Além de divertido que são, as adivinhações ajudam a criança a
aprender, associar idéias e palavras, a aumentar seu vocabulário, etc.
As adivinhas são ditos populares, jogos infantis geniais que
têm como meta entreter e divertir as crianças, contribuindo ao mesmo tempo com
aprendizagem e o ensino de novo vocabulário. Para saber mais sobre o jogo!
Brincadeira de adivinhar sobre os animais
CLIQUE NO LINK E CONFIRA!
Atividade 4
Reforçando o aprendido.
Faça um cartaz e divida ao meio com uma linha. Escreva de um lado animais domésticos e do outro animais selvagens. Leve para escola figuras de animais e diga aos alunos para colarem os animais de acordo com a classificação: selvagens e domésticos. Logo depois proponha aos alunos que escrevam os nomes dos animais que estão no cartaz utilizando a escrita espontânea. Chamamos de escrita espontânea o fato da criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido. Bom trabalho!
Vídeos animais domésticos e selvagens ,folhinhas com as atividades.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades.
Referências:
Fonte das brincadeiras: A Nova Pré Escola
Fonte das folhinhas de atividades
Gostei das brincadeiras mas acho que ficaram um pouco confusas para entender.
ResponderExcluirObrigada por sua visita!
ExcluirEstava a procura de conteudo assim para o colegio zona norte sp, voltaremos ao blog
ResponderExcluirObrigada por sua visita! Seja sempre bem vindos! Bom trabalho!
Excluirmuito bom. gostei deste plano, vou levar pra sala de aula.
ResponderExcluirObrigada! Que bom que pude ajudar! bom trabalho!
ResponderExcluirParabéns! Excelentes atividades...Deus te abençoe . estou precisando de atividades de português,história e religião para 5 ano ,se puder me ajudar te agradeço.
ResponderExcluirObrigada por sua interação e visita ao nosso blog! Dá uma explorada no nosso blog que voc~e encontrará planos também para o fundamental! Abraços!
Excluirgostei muito!
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Valeu muito! Abraços!
ExcluirAchei muito bacana as atividades,os vídeos e as atividades propostas.
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação é muito importante para mim!!! Valeu!!!!
ResponderExcluiramei.Vou utilizar na minha sala de aula
ResponderExcluirObrigada por sua visita! Seja sempre bem vindos! Bom trabalho!
Excluiramei.Vou utilizar na minha sala de aula
ResponderExcluirObrigada, sua interação é muito importante para o nosso blog! Valeu! Volte sempre! Sempre tem novidades!!!
ExcluirMuito bom esse conteúdo. Gratidão Prof.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirExcelente plano, vou aplicar com minha turma. Obrigada!
Obrigada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!
ExcluiraMEI ATIVIDADE SOBRE OS ANIMAIS..PARABÉNS PROFESSORA!!
ExcluirObrigada por seu retorno! Me sentido motivada! Valeu!!!! Abraços!!!
ExcluirGostei muito desse conteúdo!! Parabéns!
ResponderExcluirObrigadaaaaaa!!! Muito motivada com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!
ExcluirParabéns, seu blog tem me ajudado bastante.
ResponderExcluirObrigada!!!! Valeu seu feedback! Feliz com seu comentário!!! Abraços!!!
ExcluirMuitíssimo obrigada por compartilhar do seu trabalho. Tem me ajudado muitoooo.
ResponderExcluir