Campo de Experiências da BNCC:
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Público alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)
Tempo estimado: 6 aulas
Objetivos de aprendizagem:
- Valorizar a figura da mãe, identificando suas características físicas.
- Interpretar a pintura Catavento, de Luciana Teruz.
- Fazer releitura da obra Catavento trocando os personagens do quadro por sua própria imagem quando era bebê e de sua mãe.
- Valorizar as produções dos colegas e as produções artísticas em geral.
- Confeccionar uma flor catavento para mamãe.
- Escrever palavras que expressem sentimentos pela mamãe.
Objetivos de aprendizagem BNCC
(EI03TS02)
Expressar-se livremente
por meio de desenho,
pintura, colagem, dobradura
e escultura, criando
produções bidimensionais e
tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Apreciando obra de arte
Apresentar aos alunos o quadro Catavento, de Luciana Teruz. Pedir aos alunos que façam a interpretação do quadro, fazendo algumas perguntas: O que vocês veem na imagem? O que a pessoa do quadro segura nas mãos? Que cores vocês estão vendo na pintura? O que a imagem representa? E outras perguntas que o professor julgar pertinente para o momento.
Atividade 2
Releitura de obra de arte
Observação: Como trabalhar o dia das mães para aluno que perdeu sua mãe
Aproveitando a comemoração dos dias das mães, proponha aos alunos que façam uma releitura da obra trocando as pessoas que aparecem no quadro para representar o (a) aluno (a) quando bebê e sua mãe, através de desenho e pintura com lápis de cor. Depois dos desenhos prontos os alunos apresentaram aos colegas falando dos traços físicos de suas mães. Essa atividade ressalta a diversidade e valoriza a diferença como um ponto positivo na coletividade.
Observação: Como trabalhar o dia das mães para aluno que perdeu sua mãe
O que é releitura?
Releitura e fazer uma nova interpretação baseada em uma obra de arte que já existe ( escultura, pintura, conto, peça, etc), é transformar, recriar. Fazer uma releitura consiste na criação de uma nova obra a a partir de outra já existente acrescentado seu estilo próprio e visão sobre a original, e claro sem fugir da ideia/tema central..Para saber mais sobre releitura Exemplo sobre releitura 👇
Releitura do quadro Monalisa
Atividade 3
Carta para mamãe (usando a escrita espontânea)
Atividade 4
Vídeo de como fazer cata-vento de flor em papel
Materiais:
Para fazer o desenho da releitura:
Lápis de cor e folha branca
Escrita espontânea: incentive seus alunos a falarem palavras que expressem sentimentos de ternura em relação as suas mães. E, em seguida diga as eles que escrevam na folha abaixo as palavras que disseram. Chamamos de escrita espontânea o fato da criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido.
Atividade 4
Confecção de uma flor cata-vento
Fazer junto com os alunos uma flor cata-vento para presentear a mamãe. Dependo das idades dos alunos, o professor pode trazer a flor semi-pronta e os alunos finalizarão o presente da mamãe.
Para fazer o desenho da releitura:
Lápis de cor e folha branca
Para flor:
Sulfite colorido;
Color 7; Cola Branca; Cola Instantânea; Tesoura; Arame; Palito de Churrasco; Glitter
Avaliação: Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Sulfite colorido;
Color 7; Cola Branca; Cola Instantânea; Tesoura; Arame; Palito de Churrasco; Glitter
Avaliação: Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Amei!
ResponderExcluirObrigada por seu retorno! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Amém!!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirAmei
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirObrigada por seu retorno! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!!
ExcluirAdorei!
ResponderExcluirObrigada por seu retorno! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirMuito bem estruturado teu plano de trabalho. Parabéns.
ResponderExcluirObrigada, feliz com seu retorno! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirExcelente atividades professora. Muito obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirObrigada por seu retorno é muito importante para mim!!!! Muito bom ter você aqui!!!
ExcluirMuito obrigada por compartilhar os seus conhecimentos conosco
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirEu queria do Berçário ll com BNCC
Sobre o assunto órgãos sentido.
Tds os assuntos q vc tem interessante. É ótimo seu plano de aula. Como posso ter seu planejamento.
Obg pela sugestão de ideias, ótimas atividades.
ResponderExcluir