Campo de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
DAD: Explorar
Objetivos de Aprendizagem:
Distinguir elementos do meio físico, estabelecendo relações entre eles e observando suas propriedades.
Discriminar estímulos visuais e táteis a partir de exploração do meio físico e seus elementos.
Educação Infantil - Pré escolar idade 4 e 5 anos
Tempo estimado: 4 aulas
Tempo estimado: 4 aulas
Atividade 1
Coleta de materiais para estudos e análises
A coleta de materiais pode ser feita pelos alunos junto com o professor se tiver um local adequado e que não ofereça risco para as crianças: como um parque, uma praça, ou mesmo no entorno da escola. Outra opção e pedir aos pais para que cada aluno possa trazer objetos como: areia, pedras pequenas, argila, pó de madeira, gravetos, flores, folhas etc. A coleta dos objetos devem ser organizada em recipientes de acordo com suas características.
Catalogando e separando em grupos
Fazer uma exposição dos materiais na sala, o professor solicitará o auxílio das crianças para catalogar esses materiais. Poderá ser divido em grupos dos seres vivos ( folhas, plantas, gravetos, flores, sementes, etc.) e não vivos (areia, pedra, argila, etc.). O professor deve oferecer o contato e manuseio deste material para que a criança tenha a oportunidade de explorar de forma tátil, observando as texturas, formatos e diferenças entre os materiais.
Atividade 3
Construindo com o material coletado
O professor incentivará seus alunos a usarem os recursos coletados por eles na natureza para criar belos trabalhos. As crianças vão adorar compor desenhos com vegetação e também com outros materiais coletados.
Fonte da imagem https://alunoon.com.br/infantil/atividades.php?c=172
Atividade 4
Carimbo de folhas
O carimbo com folhas que encontramos na natureza podem se transformar em uma atividade divertida e lúdica. A criança vai exercitar sua criatividade a partir da pintura da folha que será carimbada no papel e que podem virar fantásticas pinturas para ser compartilhadas e expostas no mural sala.
Vídeo Como Fazer um Carimbo de Folhas | Atividades Manuais para Crianças | SuperHands: Ep 06
Materiais:
Materiais coletados na natureza: areia, pedras pequenas, argila, pó de madeira, gravetos, flores, folhas, sementes, tinta guache, folha branca.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse
e realização das atividades durante a aula.
Fonte de consulta
Livro a Nova Pré - Escola
Observação: Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento (DAD) Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Excelente atividade. usei de exemplo com minha turma do infantil V. Obrigada pela dica
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva é muito importante para mim! Gratidão por compartilhar sua experiência!
ResponderExcluirMuito bom esse plano de aula. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Amém!!! Volte sempre!
Excluir