Modelo de plano de aula de acordo com a BNCC para as seguintes faixas etárias: (Bebês – 0 a 1 a 6 meses), (Crianças bem pequenas – 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), ( Crianças pequenas – 4 anos a 5 anos e 11 meses) com explicação sobre os principais itens do planejamento no final da página!
Acesse o documento da BNCC aqui e planeje agora!
Acesse o documento da BNCC aqui e planeje agora!
O planejamento da educação infantil deve contemplar os direitos de aprendizagem que são: conviver, brincar, participar,
explorar, expressar e conhece-se. Esses
direitos conversam diretamente com os eixos estruturantes da EI –
interagir e brincar.
Observação: este é apenas um modelo de plano diário que poderá ser modificado de acordo com o planejamento de cada unidade escolar. Bom trabalho a todos!
Escola_______________________________________________________________
Professor (a):__________________________________________________________
Faixa etária: ____________
Turma___________
Data:_______/_______/______
Tempo estimado:_______
1- Modalidade: Educação infantil
Faixas
etárias (BNCC): Crianças pequenas – 4 anos a 5 anos e 11 meses)
2- Campo de Experiências:
Eu, o outro e o nós.
3- Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(BNCC):
Exemplo: (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Exemplo: (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Objetivos da aula:
Exemplo: Identificar ações que prejudicam a convivência entre
colegas de classe, funcionários da escola e professores.Reconhecer e aplicar
estratégias pautadas no respeito para uma boa convivência em grupo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Desenvolvimento da aula (início, meio e fechamento):
Atividade 1
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 4
Atividade 2
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 4
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OBS: Anexar ao plano de aula todas as atividades e textos que serão trabalhados durante a aula
6- Recursos:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Referências:
É a lista dos livros, jornais, CDs, DVDs, e outros tipos de materiais
utilizados na aula
EXPLICAÇÃO DOS PRINCIPAIS ITENS DO PLANO DE AULA
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da
Educação Infantil se divide em faixas etárias as quais são: (Bebês – 0 a 1
a 6 meses), (Crianças bem pequenas – 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses),
( Crianças pequenas – 4 anos a 5 anos e
11 meses).
Campos de
Experiências
As crianças deverão desenvolver as diversas habilidades (competências)
dentro destes campos de experiências. Os campos de experiências que são os seguintes: (Eu, o
outro e o nós), (Corpo,
gestos e movimentos), (Traços, sons, cores e formas), (Escuta, fala, pensamento
e imaginação), (Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações).
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Em
cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e
desenvolvimento organizados em três grupos, por faixas etárias. "As habilidades estão
associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade
adquirida.”
O objetivo de aprendizagem é o norte central da aula, ou seja, o que o aluno será capaz de fazer ao final de uma aula ou conjunto de aulas e são formulados com verbos de ação indicando um comportamento final observável, associando-o as práticas que serão desenvolvidas em durante a aula.
O objetivo de aprendizagem é o norte central da aula, ou seja, o que o aluno será capaz de fazer ao final de uma aula ou conjunto de aulas e são formulados com verbos de ação indicando um comportamento final observável,
Metodologia: são os meios que serão utilizados para trabalhar os conteúdos
atingindo assim os objetivos propostos no plano.
No desenvolvimento se faz a descrição dos passos de
sua aula do início ao fim, propondo atividades brincadeiras jogos, diálogo e
orientando seus alunos a usarem os recursos escolhidos e adequando a
metodologia ao tema proposto. A quantidade de atividades serão propostas de
acordo com as habilidades que pretende se desenvolver naquele campo de
experiências. De acordo com a proposta podem ser trabalhados mais de um campo de
experiências em mesmo planejamento.
Avaliação:
Nesta fase do planejamento o professor indicará o que será avaliado no
decorrer da aula (interesse, participação e realização das atividades).
O professor indicará o grau e a quantidade de resultados que serão
alcançados em relação aos objetivos, considerando o contexto e as condições em
que o trabalho será desenvolvido.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
obrigada por compartilhar o BNCC
ResponderExcluirValeu! Obrigada por sua contribuição!!! Abraços!!!
ExcluirMuito bom vai me ajudar muito
ResponderExcluirObrigada, amei seu comentário!!!
ExcluirGOSTARIA DE SABER SE EM UM PLANO DE AULA QUINZENAL,DEVE_ SE CRIAR UM PLANO PARA CADA CAMPO DE EXPERIÊNCIA OU TRABALHAMOS UM CAMPO DE CADA VEZ.
ResponderExcluirOlá, os campos de experiências podem ser trabalhados de forma integrados no planejamento!
ExcluirMuito obrigada por compartilhar .
ResponderExcluirValeu a sua contribuição! Abraços!!!!
ExcluirComo isso é registrado em diário?
ResponderExcluirDa mesma forma que você já está acostumada a fazer! As habilidades desenvolvidas no dia!
ExcluirMuito bom você me ajudou muito tava meio que confusa você me ensinou passo a passo muito obrigada
ResponderExcluirObriga por seu retorno!!! Abraços!!!!
ExcluirAdorei suas informações e colaborações!
ResponderExcluirAmo seu Blog♥ Tem me ajudado muito!!! Obrigada♥
ResponderExcluirObrigada, amei seu comentário!!! Feliz com sua presença!!! Abraços!!!
ExcluirMuito obrigada, professora ,Abra Abraço!!!
ExcluirOLÁ CLÁUDIA CORREA. Muito obrigada pela sua grande contribuição em relação ao plano de aula para a educação infantil. Clareou mais as minhas ideias. Prazer em conhecê-la. Sou de Fortaleza-Ce. Espero que muito breve nos falemos novamente Um grande abraço. JESUS LHE ABENÇÕE.
ResponderExcluirValeu! Obrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
Excluir