Campos de experiências:
Eu, o outro e o nós
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Público Alvo: Educação Infantil (Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Tempo estimado: 12 aulas
Objetivos de aprendizagem:
- Identificar os membros de uma família, associando a sua própria família.
- Reconhecer e valorizar as diferentes características dos membros de sua família, fazendo a correlação com os membros das famílias dos colegas de turma, observando as diferenças entre elas.
- Identificar os diferentes tipos de moradias e descrever as características e semelhanças existente entre elas, associando as moradias de seu bairro.
- Fazer listas usando a escrita espontânea.
- Ouvir atentamente as histórias apresentadas no projeto.
- Fazer interpretação oral da estória contada:Cachinhos Dourados.
- Dramatizar a estória de Cachinhos Dourados.
Minha Família
O professor contará a estória de Cachinhos Dourados e os Três Ursos para os alunos e logo após fará a interpretação oral da mesma perguntando sobre a família que aparece na estória, nomeando seus membros. O professor irá enfatizar as diferenças que existem entre os membros da família de ursos. Procurando analisar as características físicas e as qualidades descritas de cada um. A história completa aqui!
Vídeo: Cachinhos Dourados e os Três Ursos
Para assistir no youtube https://www.youtube.com/watch?v=wk1bSv2GYpw
Atividade 1
O professor exibirá o Vídeo para reforçar o aprendizado sobre o conceito apresentado. Após assistirem ao filme, o professor irá propor aos alunos que recontem a história usando os recursos de dedoches ou palitoches onde os alunos irão pintar os principais personagens e colar nos palitos para fazerem a dramatização.
Dedoches e sua importância no desenvolvimento da criança
Os dedoches e palitoches são um meio de aproximar a criança do mundo das estórias. Desenvolvendo desse o modo o gosto não só por ouvir a estória, mas representa-la através de personagens, onde a criança irá participar ativamente deste processo. A criança nesta brincadeira aprende a expressar seus sentimentos de maneira criativa, desenvolvendo a expressão oral e a interação com o grupo. Para brincar, basta colocá-lo dedo e soltar a imaginação!
Moldes dos dedoches dos personagens da estória de Cachinhos Dourados
Imagens dos personagens para fazer os palitoches!
Atividade 2
Na história de Cachinhos Dourados, a família de ursos apresentam características diferentes uns dos outros. Dentro de cada família vamos encontrar diferentes características e jeitos de ser de cada um. Em círculo converse com seus alunos sobre as características físicas e emocionais de cada membro da família a que pertencem, fazendo a correlação com as famílias dos colegas de classe e como essas características podem ser passadas para eles por meio da genética ou pela convivência.
Após a conversa com a turma o professor irá propor aos alunos que desenhem sua família ou façam colagem de figuras de pessoas que possam representar os membros de sua família. Em seguida os alunos apresentarão aos colegas seus desenhos, nomeando cada membro de suas famílias e explorando as características de cada um.
Etapa 2
Minha casa
Apresentar o que é moradia, sua importância, suas características e diferenças, como são feitas. E também apresentar os tipos de moradias usando o vídeo abaixo Tipos de moradias
Atividade 1
Após assistirem ao filme, o professor conversará com a turma sobre as moradias vistas no vídeo, procurando falar sobre os materiais utilizados nas suas construções, associando o tipo de lugar e clima dessas regões. Faça também correlação com as casas próximas á escola e também com a dos alunos da turma. Na sequência, comece a construção de maquetes dos tipos de moradias estudadas pela turma usando materiais recicláveis. Mas maquetes de tipo de moradias aqui!
Origem da foto: https://instituto.cancaonova.com/tipos-de-moradias/
Na roda de conversa pergunte aos alunos sobre a sua moradia: Como é sua casa por fora? Você sabe o tipo de material do que foi construída sua casa? Como é sua casa por dentro? faça referência ao conteúdo anteriormente estudado. Quantos quartos de dormir? Quantas pessoas moram com você? Quem são? (pai, mãe, irmãos, avó, avô, primo, tio, etc). Como são usados os cômodos da casa? Desenhe sua casa por dentro dando os nomes de cada parte da casa, usando a escrita espontânea.Chamamos de escrita espontânea o fato de a criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido
Atividade 3
O professor contará a história dos Três Porquinhos apresentando as casinhas dos porquinhos! O professor fará as três casinhas que aparecem na historia a de tijolos, a de palha e a de madeira. O professor falará dos materiais que são construídas as casas e quem são os trabalhadores que constroem as casas: pedreiro, marceneiro, pintor, eletricista, etc. Os materiais que são construídas as casas: tijolos, areia, pedra etc. A turma fará listas dos materiais e também dos trabalhadores, usando a escrita espontânea. Chamamos de escrita espontânea o fato de a criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido. A história escrita aqui!
Materiais: Vídeos: Cachinhos Dourados e os Três Ursos, como fazer dedoches, tipos de moradias, Livros cachinhos Cachinhos Dourados e os Três Ursos, livro os três porquinhos, lápis de cor, folhas com exercícios, revistas ou livros usados para recorte, materiais recicláveis diversos para fazer as maquetes.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades.durante o desenvolvimento do projeto.
Fonte de consulta
Excelente.
ResponderExcluirObrigada!!! Seu retorno positivo é muito importante para nosso trabalho!
ExcluirQue plano de aula maravilhoso!!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigada! Valeu a apreciação!!! abraços!
ExcluirParabéns muito criativo seu projeto
ExcluirMuito bom esse plano de aula, parabéns!
ResponderExcluirObrigada por visitar o nosso blog! Fico feliz que gostou! Abraços!!!
ExcluirQue plano de aula maravilhoso,parabéns!
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação é muito importante para o nosso trabalho! Abraços!!!
ExcluirÓtimo! foi muito útil na sala para trabalhar com as crianças.
ResponderExcluirObrigada por seu feedback! É muito importante para mim! Me sentido motivada!!!!
ExcluirAdorei! Me auxiliou muito com o Pré II.. Parabéns!!
ResponderExcluirParabéns, novas ideias...
ResponderExcluirObrigada por seu retorno é muito importante para mim!!!! Muito bom ter você aqui!!! Abraços!!!
ExcluirE tudo que precisava para realizar as atividades
ResponderExcluirObrigadaaa!!! Valeu demais seu comentário!!!
ExcluirAmei! Obrigada
ResponderExcluir