Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais
Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica
(Alfabetização)
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita
alfabética como representação dos sons da
fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua
representação por letras.
Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.
Tema da aula
Letra S e seu som
Objetivos da aula
Reconhecer o som da letra S nas palavras apresentadas.
Identificar a letra S nas palavras apresentadas.
Apresentando a letra S.
Apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem som. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra S. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra S. Exemplo animais que começam com letra S. Música que tenha palavras com a letra S. Trava línguas. Mostre também palavras que tenham S no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho!
Clipe "As Letras Falam"
Atividade 1
Lista de animais que começam com a letra Ssabiá (ave)
sapo (anfíbio)
sagui ou saguim (mamífero)
saúva (formiga)
sardinha (peixe)
siri (crustáceo)
sucuri (réptil)
serpente (réptil)
suricato ou suricata (mamífero)
surucucu (réptil)
surucucurana (réptil)
salmão (peixe)
sanguessuga (verme)
salamandra (anfíbio)
Lista de objetos com a letra S
Saco
Sacola
Sai
Saleiro
Sandália
Sanduicheira
Sanfona
Sapatilha
Sapato
Saxofone
Secador
Secadora
Semáforo
Seringa
Sino
Skate
Atividade 2
Travas-línguas
Ante de propor a atividade converse sobre a letra S e seu som com turma. Circule as palavra que tem S no trava-línguas:
Ante de propor a atividade converse sobre a letra S e seu som com turma. Circule as palavra que tem S no trava-línguas:
Brincando de procurar palavras com a letra S em encartes de supermercados.
Atividade 4
Trabalhando o som da letra a partir da música.
Materiais:
Folhas contendo as atividades, as folhas de textos, jornais e revistas para recorte
Avaliação:
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fonte de consulta
Nenhum comentário:
Postar um comentário