Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
(EI02ET03)
Compartilhar, com outras
crianças, situações de cuidado
de plantas e animais nos
espaços da instituição e fora
dela.
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
Campos de experiências da BNCC
Corpo, gestos e movimentos
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Faixa etária:
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Tema da aula
Os animais domésticos
Objetivos da aula:
Identificar os animais domésticos relacionando-os aos espaços de convivência.
Adotar postura de cuidados com os animais, em geral, como forma de preservação do meio ambiente.
Reconhecer os sons dos animais apresentados.
Imitar os sons dos animais em situações de brincadeiras.
Tempo estimado: 4 aulas
Apresentando os animais domésticos
Apresente o vídeo abaixo às crianças e depois em roda faça perguntas sobre os animais domésticos que foram vistos no vídeo. Pergunte se já conheciam alguns deles e quais deles estão vendo pela primeira vez. Converse com as crianças sobre as características que tornam tais animais domésticos. Explique que os animais domésticos são aqueles que convivem com os seres humanos. Pergunte as crianças se eles conhecem outros animais domésticos além desses que viram no vídeo apresentado.
Assista ao vídeo clicando na imagem abaixo👇
Atividade 2
Os animais domésticos e seus lugares de vivências
Apresente às crianças os amimais abaixo fazendo correlação com os seus lugares de vivências. Discuta com as crianças sobre os lugares que esses animais vivem e suas necessidades. A criança deve fazer diferença entre uma animal que pode viver dentro de casa e aqueles que precisam de lugares específicos para viverem, mantendo assim o bem estar do animal. Use imagens de bichos de verdade para que a experiência se aproxime mais do real possível.
O cavalo é um animal domesticado pelo homem, mas pelo seu tamanho vivem em espaços amplos como pastos e fazendas, assim com as vacas e bois.
Ovelhas e cabras também vivem em espaços amplos como fazendas, pois necessitam de pastagens e lugares espaçosos para circularem.
Galinhas e porcos vivem em espaços apropriados como em sítio ou fazenda. Porcos gostam de rolar na lama e fuçam tudo. Galinhas gostam de comer bichinhos na terra e fazem ninhos para pôr seus ovos!
Os gatos e cachorros são bichos que mais convivem com os seres humanos por serem doces e gostarem de brincar. Eles podem viver em pequenos espaços como, por exemplos, quintais e dentro de casas.
Atividade 3
Animais de estimação
Converse com as crianças sobre os animais de estimação. Pergunte se elas tem animais em casa e como é a rotina desses animais. Pergunte o tipo de animal e seus nomes! Mesmo a criança que não tenha um animal em sua casa pode ter contato com animais nas casas de seus avós, tios, vizinhos e outros. Explique que para ter um animal de estimação em casa é preciso que todos da família ajudem de alguma forma para que o animal tenha um lugar apropriado e limpo para viver. Para termos animais de estimação como cães e gatos devemos adotar alguns cuidados essenciais são eles: higiene, alimentação, vacinas passeios periódicos para aqueles que vivem em apartamentos, além de carinho e atenção! Para saber mais! Proponha as crianças que desenhem seu animal de estimação ou desenhe o animal de estimação que mais gostou!
Atividade 4
Imitando os sons dos animais
Nesta atividade o professor exibirá o vídeo abaixo para que as crianças identifiquem e reconheçam os sons dos animais. Deixe que as crianças cantem e imitem os sons dos bichos. Após assistirem ao vídeo, desafie as crianças a imitarem os animais que aparecem no vídeo. Em roda, mas em pé para que as crianças tenham mais liberdade de movimentos para imitarem os sons e se expressarem com o corpo, também. Organize para que um de cada vez imite os sons que lembrarem dos animais que viram no vídeo. Em seguida, todos juntos farão as vozes dos bichos que o professor mandar. Por exemplo, agora todos imitando o cachorro. Agora todos imitando o gato. A última parte da brincadeira o professor pedirá para que cada uma imite um bicho diferente todos de uma vez formando uma orquestra da bicharada!
CANÇÃO INFANTIL IMITANDO OS ANIMAIS / QUE BICHO É ESSE?
Para assistir no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=7ljucGDPq2A
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiências vivenciadas.
Recursos:
Vídeos animais domésticos e Canção infantil imitando os animais imagens de animais domésticos.
Eu amo seus planos de aula
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva é muito importante para o nosso trabalho!
ExcluirSeus planos são perfeitos tiro muitas ideias 💡 💡 💡 💡 💡 💡 parabéns!
ExcluirObrigada, muito bom ter você por aqui!!! Valeu! Abraços!
ExcluirParabéns seu plano de aula é ótimo e obrigado por compartilhar...
ResponderExcluirObrigada sua interação é muito importante para o nosso trabalho! Valeu mesmo!
ExcluirQuando estou em dúvida nos meus planos tiro as dúvidas pelo os seus. Obrigada por compartilhar.
ExcluirObrigada, sua interação é muito importante para o nosso blog! Valeu!
ResponderExcluirExcelente trabalho gostaria muito de receber estes planos de aulas como faço obg bjs.
ResponderExcluirEste plano foi feito no próprio site! Não tenho no computador! Mas você pode deixar seu e-mail que enviarei o link do planejamento para você!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAprecio muito um trabalho de gênero. Estou me formando e tenho problemas na elaboração de planos para o 4• ano. Se tiver alguns de disciplinas diferentes agradecia bastante.
ResponderExcluirTenho sim, só navegar pelo blog que você~e encontrará muitos planos! Abraços!!!
ExcluirAdorei
ResponderExcluirObrigada! Sua avaliação positiva é muito importante para mim me incentiva a produzir mais conteúdos como este!
Excluiramei seu plano, mas como eu poderia fazer a referencia, no meu trabalho?
ResponderExcluirBom dia! Você vai colocar o link do site: https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2020/05/plano-de-aula-animais-domesticos-para.html
ExcluirBoa tarde Claudia. Muito bom teu plano.
ResponderExcluirNotei que vc utilizou um código para crianças bem pequenas EI02 - Tenho uma pergunta. Acredito que ele possa ser usado também para crianças de 4anos. Nesse caso o campo de experiência EI02ET03 está super propicio. Mas se mudo pra faixa etária de préescola, não é tão especifico assim. VC sabe me dizer se é possível mencionar esse mesmo código, mas num plano de aula para crianças de 4 anos?
Pessoalmente eu não vejo problema, mas a base permite isso?
Desde ja agradeço a atenção.
Bom final de semana
Olá, obrigada por sua interação! Sim pode usar o plano para a faixa etária 4 e 5 e colocar o código da BNCC para essa idade que esse plano dar para adaptar para 4 e 5 com certeza!
ResponderExcluirMuito eficaz
ResponderExcluirAmei! Me ajudou muito
ResponderExcluirAmei o plano vc poderia mandar pra mim, iria me ajudar muito.
ResponderExcluircacildap510@gmail.com
Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirAmei o plano, você poderia me enviar no meu email?
ResponderExcluirelianefranchi699@gmail.com
Obrigada, Eliane
Oii parabéns excelente plano de aula, consegue me enviar no e-mail charlenebrum@hotmail.com
ResponderExcluirDesde já agradeço grande abraço 😘
Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!! Não enviamos materiais por e-mail. Agradeço a compreensão!!!
ExcluirLindo tem como enviar no meu email naisepellegrini12@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!
ExcluirQual é a referência bibliográfica desse plano ?
ResponderExcluirEsse plano foi produzido pelo blog Profissão Professor, portanto não tem referências de outras fontes!!!
ExcluirBoa noite! Sou Maria da Silva Rodrigues, professora da Educação Infantil. Estava pesquisando o tema animais domésticos para trabalhar com meus alunos, por sorte, encontrei o teu belíssimo plano. Parabéns! Amei e gostaria de trabalhar com minhas crianças pequenas. Você tem em PDF ou o link para compartilhar comigo? e-mail: sovitoria2@gmail.com Obrigada!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog Claudia Correa! continue usando os seus dons e compartilhando com o próximo. Imensamente agradecida! Você é excelente! material brilhante! Que receba a recompensa em bençãos!!!!
ResponderExcluirObrigada, muito bom ter você por aqui!!! Amém! Abraços!
ExcluirSou Conceição. Amei seu planejamento. Pode compartilhar comigo? Conceiosoaresdefreitas@gmail.com
ResponderExcluirSó copiar e colar no seu computador! Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirMaravilhosa. Adoro!
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirMuito obrigada pelo conteúdo !
ResponderExcluirmuito bom o seu planejamento!
Obrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirOlá professora...quero receber um plano de aula tema os animais domésticos para o pré escolar
ResponderExcluirTemos sim! Dá uma pesquisada pelo blog que você vai encontrar!!!
ExcluirExcelente! Parabéns professora!
ResponderExcluirGostei do plano!Muito bom!
ResponderExcluir