segunda-feira, 29 de junho de 2020

Plano de aula gênero textual receita - BNCC - na educação infantil


Plano de aula gênero textual receita - BNCC - na educação infantil

Tema da aula: Receita 

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC 
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. 

Campo de experiencias da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação. 

Observação:
Chamamos de escrita espontânea o fato da criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido. 

Objetivos da aula:
Identificar o gênero textual que está sendo abordado na aula.
Reconhecer as características desse gênero e suas finalidades. 
Escrever listas de palavras dentro contexto apresentado usando a escrita espontânea

1- Descobrindo o gênero textual
O professor escreverá a receita na lousa ou em cartaz. E apresentará a receita para  a turma. O professor fará perguntas para as crianças a cerca do trabalho a ser realizado por exemplo: Primeiro professor perguntará sobre o que é receita. Deixe que as crianças comentem sobre o assunto. Em seguida o professor falará sobre o gênero textual apresentado, ou seja, a características desse gênero. Qual a finalidade desse gênero textual. A onde usamos e parar que usamos.     

A receita apresentada é fácil de fazer e leva poucos ingredientes, além ser saborosa e saudável. O professor poderá realizar este trabalho usando outras receitas. 

Plano de aula gênero textual receita - BNCC - na educação infantil

2-Descobrindo de que é a receita 
Deixe que as crianças descubram sobre o que  é esta receita. Professor dará pista como: está receita vai ao forno, leva fermento para crescer e outros elementos para que as crianças possam descobrir do que se trata essa receita, sempre se reportando ao texto. Aponte também os utensílios que podem ser usados para realizar a receita como: tigela, colher, copos (para medir os ingredientes) etc sempre reportando ao texto. Assim que as crianças descobrirem sobre o que é a receita proponha a turma que escreva (usando a escrita espontânea) uma lista dos utensílios que vão precisar para realizar a receita. A lista pode ser individual ou coletiva.  
Plano de aula gênero textual receita - BNCC - na educação infantil
3- Explorando os ingredientes e suas propriedades  
O professor poderá explorar os ingredientes da receita. Perguntando sobre os ingredientes apresentados na receita a banana, o coco, os ovos, aveia, o fermento. Colocando suas propriedades nutricionais, por exemplo. O professor falará dos ingredientes, lendo e circulando no texto a palavra. Converse com os alunos mostrando as características de cada elemento e a mistura desses elementos resultará em uma receita doce ou salgada? Peça as crianças que escrevam os nomes dos ingredientes (usando a escrita espontânea)  uma lista dos ingredientes que serão utilizados nesta receita. A lista pode ser individual ou coletiva. 
Plano de aula gênero textual receita - BNCC - na educação infantil
 4- Realizando a receita 
Antes de realizar esta receita com as crianças, certifique de que tenha os utensílios necessários  como o forno. Ao preparar a receita junto com os alunos, verifique os materiais necessários e reserve. O professor pode disponibilizar  uma mesa grande (como a do refeitório) que dê para os alunos acompanharem o passo a passo da receita. De posse da duas listas de utensílios e dos ingredientes os alunos vão ajudar o professor a separar os ingredientes dentro dos utensílios sempre reportando a receita escrita para então começar a misturar os ingredientes e em seguida levar ao forno.


Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Recursos:
Utensílios domésticos: tigela, colher, copos (para medir os ingredientes) e fogão. Os ingredientes: bananas, o coco, os ovos, aveia, o fermento. Lousa o cartaz para escrever a receita. 

Fontes de consulta

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Muito feliz com seu comentário!!!

      Excluir
    2. Amei seu planejamento, vou fazer esta receita também, obrigada por compartilhar.

      Excluir
  2. Obrigada pelas sugestões. Vou seguir essas dicas com a receita de pão.

    ResponderExcluir
  3. Adoro sua página tem me ajudado bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário!!! Muito bom ter você aqui!!!

      Excluir
  4. Esse planejamento me ajudou muito, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Seu feedback é extremamente importante para mim! Muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir