Geografia/ 1º Ano/ Pontos de referência
Unidade Temática
Formas de representação e pensamento
espacial
Habilidades da BNCC
(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência,
considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo,
dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Objeto de conhecimento
Pontos de referência
Objetivos da aula
Identificar relações espaciais dentro e fora, frente e atrás, direita e esquerda, em cima e embaixo.
Elaborar mapas simples tendo o corpo como referência.
Observar as posições de objetos e localizar elementos a partir das relações espaciais dentro do local de vivência escola ou casa.
Tempo estimado: 6 aulas
A leitura do livro é uma atividade opcional caso o professor não tenha o livro poderá aplicar as atividades sem nenhum problema.
Atividade inicial
Leia o livro com os alunos e faça a ligação do conteúdo a ser aplicado com história perguntando sobre o que eles identificaram na história. quais as palavras que mais apareceram na história e qual são os sentidos delas.
Veja alguns dos trechos do livro
LEITURA: Livro - "O lugar das coisas" de Silvana Tavano.
Atividade 1
Brincadeira dentro e fora, atrás e frente.
Esta brincadeira pode ser feita com materiais que existem na sala de aula ou em casa. Você vai precisar de uma caixa de sapatos e objetos variados. Organização: alunos em fila. O professor colocará alguns objetos dentro da caixa e outros fora e dará o seguinte comando. Quem esta na frente na fila coloca o objeto tal dentro da caixa, o que estiver atrás na fila coloca objeto tal fora da caixa. E assim que já participou fica esperando até todos participarem e se quiser brincar novamente é só mudar as posições dos alunos na fila e também as posições dos objetos o que estava fora vai para dentro e o que estava dentro vai para fora da caixa.
Atividade 2
Praticando
Atividade 3
Esquerda e Direita
Vídeos para criança Direções | Direita esquerda
Após assistir ao vídeo brinque com os alunos de direita e esquerda. Coloque objetos em cima da mesa e peça aos alunos que peguem com a mão esquerda e depois com a mão direita. Tenha um um objeto grande como referência: uma mesa ou uma lixeira coloque dois alunos um de um lado e um do outro e peça aos demais que ,um de cada vez indiquem, quem está a direita do objeto e quem está a esquerda.
Atividade 4
Brincando com o contorno das mãos
Proponha aos alunos que façam o contorno de suas mãos. Peça as crianças que escrevam nas mãos indicando qual é a direita e qual é a esquerda. Quando todos terminarem o desenho das mãos o professor dará o comando para que os alunos desenhem uma pulseira no pulso esquerdo e um anel no pulso direito.
Atividade 5
Em cima e embaixo
Faça essa atividade utilizando objetos da própria sala de aula ou de casa. Toda sala de aula tem uma prateleira ou estante de livros. Coloque objetos nestas prateleiras e peça aos alunos que observem e ao comando do professor digam quais objetos estão na prateleira de cima e quais estão na prateleira de baixo.
Atividade 6
Praticando
Atividade 7
Elaborando mapas da sala de aula.
Converse com a turma sobre o espaço da sala de aula, perguntando sobre a disposição das mesas e cadeiras? A posição de sentar de cada um. Quem senta na sua frente? quem senta atrás de você? Quem senta a sua esquerda. Quem senta a sua direita? Logo após a conversa, peça para que cada criança desenhe um mapa de sua sala de aula, usando o próprio corpo como referência a partir dos conceitos estudados. Depois dos desenhos prontos peça aos alunos para contarem suas experiências a partir dos seus desenhos.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Recursos:
Objetos diversos, caixa de sapatos, lápis preto, moveis e utensílios da própria sala de aula.
Fontes de consulta
Muito bom, obrigada
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação é muito importante para mim!!!!
ExcluirShow de bola. Sou prof de educação física e posso trabalhar estas atividades com os meus alunos ;D
ExcluirMATERIAL PRECIOSO!! AMEI, PORQUE SOU PROFESSORA DE APOIO E O MEU ALUNO ESTÁ NA FASE PRE ACADÊMICA NO 8º ANO.
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Valeu! Abraços!
ExcluirSimplesmente amei as atividades!!!
ResponderExcluirQue atividade mais fofa! Parabéns!
ResponderExcluirParabéns Claudia!! suas atividades são maravilhosa.
ResponderExcluirParabéns! Obrigada por nos prestar excelente ajuda.
ResponderExcluirObrigada por seu comentário, me sentindo motivada!!! Valeu! Abraços!
ExcluirParabéns professora Cláudia pelo seu excelente trabalho. Sempre acompanho seu blog para ver dicas de atividades. Muito obrigada.
ResponderExcluirObrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!
ExcluirAdorei suas atividades, Parabéns!
ResponderExcluirObrigada por sua visita! Seu feedback é muito importante!!! Abraços!!!
ExcluirAdorei suas atividades!
ResponderExcluirParabéns!
Obrigada, muito animada com seu comentário!!! Feliz em poder compartilhar!!!
ExcluirParabéns, seu material está maravilhoso, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirAmeiiii muitíssimo OBRIGADA por compartilhar Deus abençoe muito vc!!!
ResponderExcluirObrigada por seu comentário, me sentindo motivada!!! Valeu! Abraços!
ExcluirProfessora, muitíssimo obrigado pela sua ajuda! Estou começando agora e seu blog está me auxiliando maravilhosamente. Deus abençoe sua vida! Gratidão
ResponderExcluirObrigada, feliz com seu comentário!!! Volte sempre!!!
ExcluirUsei em minha turma do 1ºano. Obrigada !
ResponderExcluirObrigada, por compartilhar sua experiências! Volte sempre!!!
ExcluirObgd mim ajudou muito
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Seu comentário me enche de motivação!
ExcluirPosso iniciar essa atividade no 1° bimestre do ano ?
ResponderExcluirSim, pode!
ExcluirAmei, vou usar no primeiro ano. Obrigada por compartilhar. Gratidão.
ResponderExcluirObrigada!!! Amei seu comentário!!!
Excluir