sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Plano de aula criar e contar histórias com objetos e acessórios educação infantil

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Campo de Experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. 
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Objetivos da aula
Criar histórias oralmente dando vida aos personagens inventados!  
Contar histórias usando objetos do cotidiano.
Desenhar e traçar letras, e outros sinais gráficos a partir dos personagens inventados. 
Explorar diferentes materiais para desenhar, grafar letras e outros sinais gráficos! 

Faixas etárias 
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) (adaptar as atividades para cada faixa etária) 

Tema da aula: Contar história usando objetos do cotidiano.

Orientações
Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos. A proposta desse plano de trabalho é proporcionar  momentos de contato e exploração dos suportes para escrever e desenhar de forma atrativa e contextualizada.  

Organização 
Para essa atividade o professor poderá utilizar diferentes objetos como brinquedos, frutas, legumes etc. de acordo com os temas que foram trabalhados, por exemplo, em outro momento ou que já foram trabalhados com a turma como: alimentação, meios de transportes e outros! 

Atividade 1 
Dando vidas aos objetos na criação de histórias 
O professor poderá sugerir para a turma inventar pequenas histórias usando elementos fantásticos. Os alunos vão dar vida aos objetos. Exemplo: era uma vez uma batata falante! Era uma vez um abacaxi que era rei! O professor iniciará a história pegando um objeto e aquele objeto ganhará vida na historia dos alunos. Deixe que todos os alunos participem da criação da história. Poderá inserir novos objetos na narrativa tornando-a mais emocionante! O professor poderá gravar o áudio das histórias e depois reproduzi-las. 

Atividade 2 
Reproduzindo a história gravada na forma escrita 
Na roda de conversa será explicado para as crianças que as histórias criadas por elas podem ser registradas também na forma escrita e que mesmo depois de muito tempo poderá ser lembrada através do registro escrito. O professor reproduzirá a história na lousa ou em cartaz. Escreva os nomes dos objetos que foram usados como personagens em destaque. Se possível desenhe esses objetos. Depois da história escrita, o professor lerá a história e em seguida perguntará se o que foi escrito se parece com aquela que foi narrada por elas. Sempre mostrando a posição da leitura da esquerda para direita. Poderá ser usado uma régua para apontar as palavras em destaque (os nomes dos personagens). 

Atividade 3 
Ensaiar a escrita
Ainda usando os objetos escolhidos pelo professor, a turma irá desenhar e traçar letras e outros sinais gráficos que representem os personagens das histórias inventadas! Proponha a turma que desenhe os personagens dando a eles características humanas como olhos, bocas e etc. Quando todos os desenhos estiverem prontos, peça aos alunos que escrevam os nomes desses personagens. É lógico que as crianças dessa faixa etária, ainda, não conhecem o processo da escrita. Mas o professor irá proporcionar as crianças a oportunidade de ensaiarem uma forma de grafar letras conhecidas, rabiscos e outros sinais gráficos sem ter a obrigação de escrever de maneira correta! 

Recursos
Objetos diversos, lápis de cor, telefone para gravar o áudio. 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta:

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